Mega Fuga de Corrente - 2 baterias.

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Mega Fuga de Corrente - 2 baterias.

Mensagempor haylorkyle » Sáb Jan 21, 2012 7:54 pm

Boa noite galerë,
Há aprox. 6 meses venho enfrentado problemas referente a parte elétrica do meu MX3.
6 Meses atrás meu carro não tinha absolutamente nada, porem a bateria 60A (Zetta) descarregou completamente, fui em uma auto elétrica e o cara disse que era pra trocar, pois a mesma não segurava carga. No inicio não acreditei muito, porem deu uma carga e fui pra casa, no outro dia o carro sequer ligou. Tirei a bateria dei outra carga e o cara disse que precisava trocar mesmo, que a bateria estava "zoada". Neste periodo eu tinha apenas o alarme de acessório, então para acabar com esse problema, comprei uma bateria Ajax 70A (Não comprem AJAX). Para minha surpresa o carro ficou "zero" por 3 meses. Entretanto passado esse período, um belo dia meu carro ficou completamente sem carga, dai fui na mecanica e me disseram que era a tal bateria Ajax, que a mesma estava com problemas de fabricação, contatei a autorizada e me disseram que a tal bateria Não tinha Nada! Que era apenas um mero caso de descarregamento (obvio), de imediato tudo funcionou perfeitamente, porem na outra semana o carro perdeu a carga novamente ¬¬. Fui e uma outra auto eletrica e o cara disse que era a bateria mesmo, testou tudo no meu MX3, disse que o alternador estava Ok (13,8 em funcionamento). Voltei à autorizada, com a esperança de troca da bateria, e o tecnico disse novamente no laudo : "- Bateria em perfeitas condições, apenas Carregada ". Dai beleza, grilei... Vi que não ia chegar em lugar algum, novamente eu utilizava o carro por uma semana, e na outra já tinha que dar uma carga.
Fiz minha melhor compra do ano, comprei o cabo de Xupeta, e sempre quando precisava dava uma "xupetada".
Há uns 2 meses resolvi colocar SOM, porém o instalador disse que a bateria tava zoada, e que as parte eletrica do MX3 estava ok, me aconselhou a colocar 2 baterias. De imediato estava sem grana e achei exagero, não tenho tanto SOM assim pra precisar de 2 baterias. E como uso o carro em media 2~3 vezes por semana, não me importava em dar uma carga na batera (noob).
Porem passado um tempo comecei a ficar "puto" com isso, estava carregando demais a bateria e ficando muito aborrecido com isso.
Fui em uma auto eletrica de conceito, na esperança de resolver esse problema, o tecnico checou tudo novamente, disse que o carro estava ZERO, e que a fuga de corrente era minima, ate me mostrou tudo e nem me cobrou nada. Porem uma coisa eu achei estranho, por mais que a fuga fosse minima, a corrente oscilava no medidor. Mas o tecnico disse que não dava pra zerar a bateria, que isso era apenas o alarme (Positron). Pois bem, fiquei incucado com isso, e resolvi colocar uma segunda bateria pra acabar de vez com esse problema, coloquei 2 baterias e essa nova e uma Moura de 75A .
Apos isso o carro ficou "sussa" por 2 semana.
Entretanto hoje ao ligar o mesmo, ele esteva sem carga ¬¬.
As duas baterias ( Ajax 70A e Moura 75A) estavam descarregadas.
Fiz uma xupeta de aprox 30min e elas carregaram de boa.

Em suma, peço o auxilio dos amigos da comunidade.
Li os topicos referentes à parte eletrica e notei que 90% dos problemas era referente a bateria e alternador.
Gostaria de saber o que poderia ser, e onde poderia ser essa enorme fuga de corrente, capaz de zerar 2 baterias.
haylor@live.jp
haylorkyle
Amigo
Amigo

Registro: 18/03/2011
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Mega Fuga de Corrente - 2 baterias.

Mensagempor ralf » Sáb Jan 21, 2012 9:16 pm

Amigo tive um caso parecido com o seu, tinha uma Zetta tudo bem, ja deu que tinha q dar, agora comprei outra zerada e depois de dois dias descarregava denovo, eu tinha um modulo que a descarregava toda, faz o seguinte retire a força ou fusivel do modulo e deixe passar tres dias, se não for o modulo, teste com o seu aparelho de som ou seja no caso dos dois foi o remoto que estava com problema, mesmo com tudo desligado ele arriava a bateria em dois dias, resolvido quando o carro ficava parado uma semana eu tirava o fuzivel do modulo, quando eu saia eu colocava denovo. :fiu: Ou seja, não era o alternador e nem a bateria que e zera!!!
ralf
Amigo
Amigo

Registro: 27/08/2008

Mensagempor adilson de souza » Dom Jan 22, 2012 8:47 am

O carro do meu filho passou por algo parecido e o problema também era no sistema de som que mesmo desligado roubava carga.
Adilson de Souza

Imagem
adilson de souza
Amigo
Amigo

Registro: 24/06/2011
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Mensagempor NiKoN » Dom Jan 22, 2012 8:53 pm

Mais problema dele foi antes de botar o som pelo o que entendi...

Olha é muito estranho isso, uma coisa que digo que o mx3 é bem "beberao" em relação a bateria eu tenho duas baterias de 90ah uma nitro na frente e outra atrás max power, ando com o carro todos os dias e tem dias que ligo o farol (xenon) não tem corrente o suficiente para ligar os 2 reatores ae dou uma acelerada, desligo e liga o farol ele acende, ae sei que ta na hora de por o carro pra carregar!

Mas tive um problema semelhante com meu gol, possuía também duas baterias de 90 amper cada e descarregava, fui algumas vezes na auto eletrica e checava tudo estava ok até o dia que resolvir ir atrás descobri que era um relé que "não desligava" e dava o problema todo, então é bom procurar, até pois afeta a injeção do carro!

Abraço
O Tuning Começa nos Olhos de Quem Pode Ver...
Imagem
NiKoN
Membro
Membro

Registro: 30/08/2007
Cor do MX-3: Laranja

Mensagempor haylorkyle » Ter Jan 24, 2012 12:27 pm

- Pois galera...
O problema vem antes da instalação do SOM.
O mais engraçado e que de um dia pro outro a bateria descarrega completamente...
A mesma não deveria ficar carregada uma vez que andei no dia anterior ?

Valeu pela ajuda, porem espero mais respostas. rs :D
haylor@live.jp
haylorkyle
Amigo
Amigo

Mensagempor haylorkyle » Ter Jan 24, 2012 12:33 pm

- PS: Não sei vc's, mas eu costumo mediar a carga de bateria pela Luz Interna do carro.
Quando esta na cor mais "branca", quer dizer que a bateria esta boa de carga.
Quando esta no tom mais amarelado, eu ja sei que terei que dar uma "xupetada" . rs
haylor@live.jp
haylorkyle
Amigo
Amigo

Mensagempor NiKoN » Ter Jan 24, 2012 2:05 pm

Cara como falei vais ter que procurar, ver se os reles estão ok, se não tem fio encostando na lata (desencapado), os aterramentos, luzes, só assim mesmo pra verificar, é uma parte bemm complicada essa de elétrica.

Uma outra coisa legal de olhar é ver o fio que sai do alternador para a bateria ver se ele esta ok, se não está oxidado pois já vi casos do fio ta ruin e ele mandar carga mais "não chegar" na bateria provocando o descarregamento!!!

Quanto a medir eu tenho um manômetro de voltagem, logo vejo como esta por ali, carro ligado a 13v ta carregando ok menos disso tem problema!

Abraço
O Tuning Começa nos Olhos de Quem Pode Ver...
Imagem
NiKoN
Membro
Membro

Registro: 30/08/2007
Cor do MX-3: Laranja

Mensagempor mx3black » Ter Jan 24, 2012 4:25 pm

Para ver se o seu alternador está funcionando corretamente, faça o seguinte teste:

Deixe o carro ligado na lenta, espere ele atingir a temperatura normal de funcionamento e ligue lanternas, faróis, ventilador, limpador a corrente não pode ser inferior a 13,8 v na bateria no mínimo 13,5v menos que isso tem problema ou no alternador ou regulador de voltagem.

Com o carro ligado meu voltímetro marca 14,3 v a faixa de trabalho normal fica entre 13,8v a 14.5v.

Outro teste é desligar o carro esperar alguns minutos e ver a tessão da bateria, deixar o voltimetro ligado e verificar se a tensão vai oscilar, se ocilar pode ter fuga de corrente, ou som, ou alarme, o ideal é ir desligando todos os acessórios até achar o que está roubando corrente.

É chato de descobrir, mas só assim mesmo.

já tive um tempra há uns 10 anos atras que descarregava bateria direto, fui descobrir que o problema era o motor do vidro elétrico traseiro que não desligava.
mx3black
Membro
Membro

Registro: 18/09/2007
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Mensagempor David Farina » Ter Jan 24, 2012 8:35 pm

assim como sugeriram o teste de desligar o som, eu sugiro vc desligar o alarme...

vc sabe q ela acaba em 3 dias, entao deixa o alarme desligado (não a ativação do controle, e sim desligar fisicamente (fusível ou cabos)...

tem mais alguma coisa eletronica que fica ligada ? o aparelho de som, nao fica ? será que não é ele o vilão ? faz o teste com ele tbm, despluga o chicote e veja o q houve...

a propósito, isto não zeraria sua bateria, mas, vc nao esqueceu a luz do porta-malas ligada não né ?
(eu já esqueci várias vezes mas nunca zerou)
unica coisa q zerou minha bateria, e rápido, foiouvir musica e deixar os ventiladores no máximo com o carro desligado... (será q o seu não tá ligado no mínimo sem querer ? acho que nao neh ?)

:D boa sorte
David Farina
Moderador
Moderador

Registro: 28/04/2009
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Mensagempor David Farina » Ter Jan 24, 2012 8:36 pm

Obs.: pelo q me lembro, nao adianta vc por uma bateria acima da capacidade do seu alternador (60Ah) ou mais de uma bateria, pois ele nao consegue carregar total... mas o pessoal q manja mais de som ae deve saber :D
David Farina
Moderador
Moderador

Registro: 28/04/2009
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Mensagempor haylorkyle » Sex Mar 02, 2012 3:32 pm

Atualizando...

Galera ontem finalmente tomei vergonha na cara...
Pois mesmo com 2 baterias, o carro passou a segurar carga apenas por 1 dia! ¬¬

Decidi ir na ate então "MELHOR AUTO ELÉTRICA DE GOIANIA"...
E eis que acabo de receber a ligação do mecânico...
Segundo ele o problema era no SOM ¬¬.
Detalhe, o problema persiste antes disso, ontem quando fui deixar o carro expliquei TUDO!
Falei detalhe por detalhe dos problemas no carro, e mesmo assim ele alega ser este o problema. ¬¬

Sorte a minha custar apenas R$30 os serviços dele.

Se TUDOOO der certo como eu duvido muito, posto aqui nome da Auto Eletrica, mecanico, endereço e talz.

Abraços à todos, valeu pela ajuda.
:wink:
haylor@live.jp
haylorkyle
Amigo
Amigo

Mensagempor ralf » Sex Mar 02, 2012 6:57 pm

:S
Editado pela última vez por ralf em Sáb Mar 03, 2012 11:05 am, em um total de 1 vez.
ralf
Amigo
Amigo

Registro: 27/08/2008

Mensagempor gertz » Sex Mar 02, 2012 10:32 pm

David Farina escreveu:Obs.: pelo q me lembro, nao adianta vc por uma bateria acima da capacidade do seu alternador (60Ah) ou mais de uma bateria, pois ele nao consegue carregar total... mas o pessoal q manja mais de som ae deve saber :D

Pois é. Na verdade isto não procede. Vc pode ter uma fonte de baixa corrente. Se ele alimentar a bateria por muito tempo, um dia vai atingir a carga máxima.
Mas, se a bateria descarregar completamente uma vez, perde 20% de sua capacidade de carga. E assim vai. Se descarregar completamente 3, 4 vezes... já era. Nunca se deve deixar descarregar completamente. Isto vale para baterias comuns de chumbo ácido.
"Para ganhar velocidade, adicione leveza.” Colin Chapman.
gertz
Amigo
Amigo

Registro: 01/09/2011

Mensagempor haylorkyle » Sáb Mar 03, 2012 8:34 am

- TNC!
O cara me disse que testou tudo que tinha que testar...
Disse que o problema era no fusivel do SOM ¬¬

Caramba! Disse à ele que o problema era bem ANTTEEES disso!
Dai ele soltou a maxima: " Seu carro não tem nada! " :evil:
AFF!

PF, me indiquem alguem que realmente entenda de parte elétrica do MX3.
haylor@live.jp
haylorkyle
Amigo
Amigo

Mensagempor DanielSouza » Sáb Mar 03, 2012 9:10 am

Bom dia amigo,

venho acompanhando seu tópico a algum tempo, e tenho esse problema com meu mx-3 tb.. mas nao esquento muito pq no meu caso eu deixo o carro parado alguns dias e a bateria descarrega.. A hora que eu encanar coloco um multimetro em serie com a bateria e vejo quanto de corrente esta indo embora..

Eu suspeito que é no meu alarme, visto que antes eu nao tinha som no carro na época.. mas é muito fácil de descobrir.

Sõ colocar o multimetro em série e colocar na escala de corrente, ai vc vai na caixinha de fusiveis no pé do lado do motorista e tira um a um ate a corrente no multimetro zerar e nao marcar. ai sabera exatamente onde está o problema.

Isso qualquer eletricista razoável sabe..

Mas... se o autoelétrico disse que o problema era no fusivel do som, manda ele consertar.. A parte eletrica desses carros nao é muito diferente de outros nacionais, o problema é a mistica quando um auto eletrico ve um carro como o nosso... o cara acha que vale muito ou que o carro é muito dificil de consertar..

Bom..

To por aqui qq coisa.

Abraço!!

At.

Daniel Souza
DanielSouza
Amigo
Amigo

Registro: 26/02/2011
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Retornar para Manutenção