Carro fervendo

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Carro fervendo

Mensagempor franc » Seg Jan 30, 2012 7:31 pm

Galera, hoje aconteceu pela segunda vez do meu carro ferver, queria saber se alguém pode ter ideia do que pode ter causado isso. Sou bem leigo e fiquei preocupado, pois é a segunda vez, sorte que nunca aconteceu no meio da rua, mas vai que meu carro ferve no meio da rua, ai é foda. Mais detalhes abaixo:

Uma vez foi em uma ida ao cinema e estava com muita fila no estacionamento, ai ficava aquele anda-para-anda-para-anda-para. No momento em que eu parei em uma vaga e desliguei o carro eu comecei a ouvir um barulho estranho e sair fumaça debaixo do capô. Eu girei a chave e o marcador de temperatura tava lá no alto. (minutos antes de parar na vaga eu olhei a temperatura e tava ok). Deixei o carro lá e fui ao cinema. Quando voltei, por ter esquentado tanto acho que o líquido se dilatou/expandiu tanto por causa da temperatura que vazou todinho. Rebocamos meu carro com corda mesmo até o meu prédio.
No dia seguinte trouxe um mecânico conhecido meu e que já teve três MX-3 pra ver o carro. Ele olhou de tudo e não conseguiu identificar nenhuma causa pro ocorrido. Colocamos água e dirigi o carro até a oficina dele, foi tudo tranquilo. Chegando lá ele levantou o carro, olhou mais e mais e não achou nada. Comprei o fluido e preenchemos novamente.

Esse acontecimento foi no dia 30 de dezembro. Andei até hoje sem ter nenhum problema (sempre verificando a temperatura e o nível do fluido de arrefecimento). Hoje levei o carro até a casa da minha vó com a intenção de dar uma limpada no motor e no carro em geral ao lado da piscina e tal hahaha. A área que tem perto da piscina é muito pequena, então tive que manobrar bastante pra colocar o carro na posição que eu queria. Quando terminei de manobrar e desliguei o carro, escutei o barulho novamente (de coisa borbulhando) e a temperatura tinha subido. Dessa vez não subiu tanto ao ponto de vazar o fluido e eu já tinha desligado o carro, então deixei ele desligado a tarde toda, fiz toda a faxina nele que eu queria e voltei pra casa normalmente.

Alguma ideia do que pode ter causado isso?
Por favor, me ajudem!

Abraços.
franc
Membro
Membro

Registro: 10/04/2011
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Carro fervendo

Mensagempor ralf » Seg Jan 30, 2012 7:44 pm

Franc, como vc fala borbulhando e no reservatorio? A agua baixa depois e vc não ve nada no chão? retire o nivel do oleo e olhe a cor do seu oleo pra ver se não esta com cor de cafe com leite? È só uma verificação.... Ou mais simples, verifique a tampa do radiador e veja se ja não esta na hora de trocar, a minha precisei trocar porq a velha ja não segurava mais a pressão.
ralf
Amigo
Amigo

Registro: 27/08/2008

Mensagempor adilson de souza » Seg Jan 30, 2012 7:45 pm

Franc,

Verifique os itens abaixo:

1. Pode ser problema com o sensor de temperatura (cebolinha) que não está acionando a ventuinha;
2. Se a água está sumindo, provavelmente o cabeçote está com a junta queimada;
3. O radiador pode estar entupido e a água não circula bem;
4. Problema na Válvula termostática que não está abrindo;
5. A bomba d´água pode estar com problemas.
Adilson de Souza

Imagem
adilson de souza
Amigo
Amigo

Registro: 24/06/2011
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Mensagempor franc » Seg Jan 30, 2012 7:56 pm

Ralf, faz um som de borbulhando no reservatório do fluido de arrefecimento. Hoje o fluido não chegou a baixar, na verdade quando o carro esquentou ele subiu e passou da linha de FULL. Depois que o carro esfriou ele baixou e ficou no nivel certo (entre full e low). Sobre o óleo, fiz uma revisão no carro a umas 2 semanas atrás e troquei o óleo.

Adilson, eu realmente pensei em algo relacionado ao sensor de temperatura ou válvula termostática. Vou levar amanhã no mecânico e pedir pra ele conferir todos esse itens que você citou.
franc
Membro
Membro

Mensagempor deepbluemx3 » Seg Jan 30, 2012 8:14 pm

Deve ser o seu sistema de arrefecimento, mande limpar tudo coloque aditivo da honda e troque a valvula temostática.
Sua ventoinha está ligando?
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
deepbluemx3
Moderador
Moderador

Registro: 10/02/2007
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Mensagempor adilson de souza » Seg Jan 30, 2012 8:43 pm

franc escreveu: Depois que o carro esfriou ele baixou e ficou no nivel certo (entre full e low).

Se o nível volta ao normal depois que esfria provavelmente deve ser problema com a válvula termostática.
Adilson de Souza

Imagem
adilson de souza
Amigo
Amigo

Registro: 24/06/2011
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Mensagempor ralf » Seg Jan 30, 2012 9:39 pm

[quote="franc"]Ralf, faz um som de borbulhando no reservatório do fluido de arrefecimento. Hoje o fluido não chegou a baixar, na verdade quando o carro esquentou ele subiu e passou da linha de FULL. Depois que o carro esfriou ele baixou e ficou no nivel certo (entre full e low). Sobre o óleo, fiz uma revisão no carro a umas 2 semanas atrás e troquei o óleo.

Franc, de uma olhada de novo no oleo atravez da vareta de oleo e verifique a cor, mesmo que ja tenha trocado recentemente pois quando a junta do cabeçote queima acontece mais ou menos isso. È mais facil de verificar, e depois so uma pessoa que conhece olha o radiador se esta entupido ou é a válvula termostática.
ralf
Amigo
Amigo

Registro: 27/08/2008

Mensagempor franc » Seg Jan 30, 2012 11:47 pm

Deep, acredito que a ventoinha esteja funcionando normalmente.

Entendi Ralf, vou checar isso amanhã de manhã e em seguida levo o carro ao mecânico pra checar os outros itens que vocês citaram. Depois digo aqui qual ou quais eram as causas dessa fervura.
franc
Membro
Membro

Mensagempor BAZ » Ter Jan 31, 2012 11:31 am

franc, cara...
meu carro final da semana passada deu exatamente o mesmo problema que o seu.
Eu tava andando normalmente e quando cheguei em casa desliguei o carro e ouvi a água borbulhando, virei a chave denovo e a temperatura tava quase no ultimo ponteiro.
Deixei o carro parado no fds e na segunda completei com água comum mesmo só pra fazer o teste. Liguei o carro e deixei na lenta... bingo, a ventoinha não acionou quando atingiu a temperatura certa. Abri o capô e vi que um fio que liga a ventoinha havia quebrado, ai foi só religar os fios. Era a ventoinha!
Abraço a Todos!
Imagem
BAZ
Amigo
Amigo

Registro: 27/06/2009
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Mensagempor BSunBest » Ter Jan 31, 2012 12:43 pm

Rapaz, dê uma olhada na tampa do radiador.
É sempre ela que esta relacionada ao reservatório borbulhar. Mas não quanto ao aquecimento. Mas verifique ela, quem sabe. :)
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
BSunBest
Amigo
Amigo

Registro: 17/10/2010

Mensagempor franc » Ter Jan 31, 2012 5:47 pm

Galera, o problema era simplesmente porquê a ventoinha não estava funcionando pois havia um relê mal posicionado (de cabeça pra baixo) que provavelmente molhou e estragou. O eletrecista só teve que adaptar outro relê e a ventoinha voltou a funcionar normalmente!

Foi um pouco demorado pois o cara testou TUDO que era possível no carro mas pelo menos descobri o problema e era coisa simples!

Eu dei sorte pois as duas vezes que aconteceu o super aquecimento eu já estava parado e desliguei o carro imediatamente o que não causou maiores problemas ao carro. Todo o resto que foi citado aqui foi testado e está em bom estado! :D

Agora posso curtir meu MX-3 tranquilamente outra vez! :D
Muito obrigado a todos pelas dicas!
franc
Membro
Membro

Mensagempor BAZ » Ter Jan 31, 2012 6:35 pm

Foi o mesmo problema meu então.
Que bom que conseguiu resolver cara, imagina perde um motor inteiro por causa de um rele.
Abraço a Todos!
Imagem
BAZ
Amigo
Amigo

Mensagempor Miguelitto » Ter Jan 31, 2012 8:58 pm

galera pior q eu acho q estou com o mesmo problema....

hj a noite quando cheguei notei q o reservatorio estava borbulhando, olhei a temperatura no painel e ela estava normal, abri o capo e vi q a ventoinha estava desligada, percebi tb q ela soh liga quando eu ligo o ar condicionado....

jah testei o rele, e vi q naum eh ele.... o q será q pode ser????
"I Fell Need........Need for Speed!!!"
"Never run faster than your angel can fly! ........ My angel has NOS!!!"
"I like mine with no shine!!!"
Imagem
Meu carro -> viewtopic.php?f=25&t=2494
Miguelitto
Site Admin
Site Admin

Registro: 21/07/2006

Mensagempor BAZ » Ter Jan 31, 2012 10:51 pm

Cara, o meu foi escroto... foi um fio quebrado, teve que desencapar e juntar as pontas.
Abraço a Todos!
Imagem
BAZ
Amigo
Amigo

Mensagempor franc » Qua Fev 01, 2012 2:40 am

Realmente BAZ, fiquei muito aliviado de ter resolvido isso.

Miguelitto, você testou os relês das duas ventoinhas? Tem um relê pra cada ventoinha!

O relê da ventoinha da esquerda (lado passageiro) fica bem na esquerda do carro, próximo ao paralama e ao vidro do carro.
Já o relê da ventoinha da direita (lado motorista) fica um pouco atrás do farol direito. Fica inclusive meio escondido.

E pelo que entendi, a ventoinha do lado do passageiro é ativada pelo ar-condicionado e a do motorista é a ventoinha do radiador mesmo.
franc
Membro
Membro

Próximo

Retornar para Manutenção