Mazda MX-3 GS 1991-1996
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Mazda MX-3 GS 1991-1996 - Detour
Abaixo temos o artigo da revista Sport Compact Car :Mazda MX3 GS 1991-1996
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Do the math: MX-5 plus RX-7 divided by two equals MX-3. Well, the Mazda MX-3 sporty coupe isn't an exact cross between the Miata sports car and the third-generation RX-7, but the genetic link is obvious.
Faça a conta:MX5 mais RX7 dividido por dois é igual a MX3.Bem o Mazda MX3 coupe esportivo não é exatamente uma travessia exata entre o esportivo Miata e a terceira geração do RX7,mais a ligação genética é óbvia.
This little screamer, what Car and Driver called a bonsai GT after the dwarf Japanese trees cultivated in miniature pots, has the sporting hallmarks that instilled the driving excitement in the less powerful but topless Miata and the legendary twin-turbo rotary RX-7.
Esse divertido compacto,que a revista "Car and Driver" chamou de "bonsai GT",como as árvores anãs japonesas que são cultivadas em pequenos vasos,tem as qualidades que induzem ao prazer de dirigir como no menos potente conversível Miata e no legendário rotativo Bi-Turbo RX-7.
Indeed, the MX-3 was small like the MX-5 Miata, but it was a coupe like the RX-7. The MX-3 GS was smooth, relatively torqueless and had to be revved to do anything. It was almost like it had a small rotary engine. It didn't. It had the world's smallest V6 engine. Imagine, six little juice cans with a total volume of 1845cc. Pistons spin happily beyond 7000 rpm, with power peaking 130 hp at 6500 rpm. Mazda did what it could to fatten the torque curve with a Variable Resonance Induction System (VRIS), with two separate plenums and a pair of butterfly valves in the resonance tube matrix. Timed openings and closings produce six different tube lengths to boost the torque curve, which peaks at 4500 rpm at a still paltry 115 lb-ft.
De fato , o MX-3 GS é pequeno como o MX-5 Miata,mas ele é um coupe como o RX-7.O MX-3 é macio,Tem um bom torque, que deve aparecer qdo necessário.Ele é quase como oum pequeno motor rotativo.Mas ele não é.Ele tem o menor motor V6 do mundo.Imagine o que essas 6 pequenas belezinhas podem fazer com um volume total de 1845 cc.Os pistões giram rapidamente além de 7000rpm,com o pico de potência de 130 hp a 6500rpm.A Mazda fez o que pode para engrossar a curva de torque com um sistema indutivo de ressonância(VRIS),com duas câmaras separadas e um par de válvulas borboleta na base do tubo de ressonância.Aberturas e fechamentos produzem diferentes comprimentos do tubo aumentando a curva de torque,com picos a 4500 rpm de 115lb-ft.
Just as amazing is this all-aluminum 60-degree V6, with its 24-valve heads, fits under a hood that slithers down to the front bumper with only a slit of a radiator opening. The MX-3's profile reflects a shrunken RX-7, even to the arched roofline and the outline of the backlight-though stopping short of the "double-bubble." Note the spoilerette: If the MX-3 has one, it's the GS, with the V6. Absent the spoiler, it's the standard MX-3, with the 88-hp, 1.6-liter inline four.
Como é incrível esse motor V6 todo em alumínio em 60°,Com suas 24 válvulas no cabeçote,encaixado sobre o capô deslizando em direção ao para choque dianteiro ficando a uma pequena distância do radiador.O perfil do MX-3 se reflete como um RX-7 menor,também no que se refere à curvatura do teto e a traseira curta como bolha-dupla.Veja a argumentação:Se existe um MX3 ele é o GS,com o motor V6.Sem ter o Spoiler,temos o MX-3 standard,com 88 hp,1,6l,4 cil em linha.
Amazingly, Mazda was able to find room for four people inside the MX-3. Even six-footers will fit in back, but not for long, please. Two-plus-two is the operative phrase. Behind the wheel, the MX-3 felt racy, with a low driving position and narrow side glass that was anything but sedan-like.
Incrívelmente a Mazda foi capaz de achar espaço para 4 pessoas dentro do MX-3.Mesmo pessoas altas se acomodam atrás,mas não por muito tempo,por favor.Dois-mais-dois é um clichê.Dirigindo o MX-3 se sente a energia,com uma posição de pilotar baixa próxima ao vidro que parece a de um sedan.
Underneath, the MX-3 borrowed from the 323/Proteg, but didn't steal. The lower A-arms on the MacPherson strut front suspension were longer for a 1.2-inch wider track, and the multilink rear suspension was widened an equal amount. Mazda also went with softer springs and stiffer shocks up front and the opposite at the rear. The Twin Trapezoid Link rear suspension dials in toe-in during cornering, Road & Track noting that the "MX-3 is one of those rare FWD cars where the rear wheels do more than simply hold up the stern...the rear end is responsive to the throttle." The MX-3's four-wheel disc brakes were also the class of its peers, and its Yokohama A022A 205/55R-15 rubber able to generate .85 g on the skidpad.
A plataforma do MX-3 foi emprestada do 323/protege,mas não é idêntica.Os braços A da supensão Mc-pherson são mais baixos e maiores 1,2 polegadas em seu curso,e a suspensão traseira mult-link foi ampliada da mesma quantia.A Mazda também colocou molas mais macias e amortecedores mais firmes na frente,e o contrário na traseira.A suspensão traseira em Link trapezoide simétrico muda seu curso enquanto se esterça,Viajando pela estrada nota-se que o:"MX-3 é um daqueles raros carros de vanguarda,em que as rodas traseiras fazem mais do que ficarem estáticas,elas são responsáveis pela marcha do veículo".Os freios a disco do MX-3 está também no mesmo nível dos outros da mesma classe, e os pneus yokohama A022A 205/55R-15 tem borracha para gerar um atrito da ordem de 0,85g na pista de testes.
The critics raved. The Mazda MX-3 GS was a winner. But it was a bull's-eye in a non-existent target. The mini-GT market Japanese makers created out of thin air evaporated; and as suddenly as they'd come, they left. The Nissan NX2000, the Geo Storm, the Isuzu Impulse... and the Mazda MX-3. Car and Driver wrote prophetically in late 1995 that the MX-3 "may not live to see 1997." Well, do the math. Subtract the RX-7. Subtract the MX-3.
Os críticos enlouquecem.O Mazda MX-3 é um campeão.Mas está solitário em sua classe.O mercado dos mini-GT criado pelos japoneses está evaporando;e tão rápido como surgiu,se foi.O Nissan NX2000,o Geo Storm.o Isuzu Impulse...e o Mazda MX-3.A revista "Car & Driver" escreveu profeticamente no fim de 1995 que o MX-3 : "Não vai viver pra ver 1997".Bem,refaça a conta.Retire o RX-7 e retire o MX-3. (Uma pena...)