basicamente é o seguinte cara, se vc usar qualquer spray limpa contato, seria bom depois de limpar esperar spray secar antes de ligar para não dar nenhum curto no circuito interno nessa caixinha


e basicamente o funcionamento é o seguinte dentro do orifício da 2ª foto ai tem um fiozinho exposto, quando em funcionamento ele esquenta e então o carro mede a quantidade de ar q entra no motor pelo resfriamento causado quando o ar passa por esse fio, e então ele envia um sinal entre 0 a 5v (se não estou enganado) pra central exemplo: 5v muito ar e 0v pouco ar ou marcha lenta, basicamente o funcionamento de todo e qualquer maf é esse, se vc quiser substituir por o de um outro carro creio ate q seja possível, mas tem q ter o bom especialista em elétrica e eletrônica e bons equipamentos para ele pode testar e ti falar q um maf por exemplo de um vectra, manda X volts ao ler uma massa X de ar, para adaptar e ficar legalzin, mas lembrando q com a ajuda da correção da lambda ja facilitaria bastante pois a propria injeção do carro ja se ajustaria automaticamente se for uma pequena diferença, o q dificultaria nesses casos em adaptação seria adaptar um maf em uma injeção exemplo de um kadet ou monza q não possuem sonda lambda no sistema, q o pessoal ate conhece como injeção burra, seria basicamente uma carburação eletrônica