Como algumas pessoas já sabem, estou com um projeto grande e trabalhoso, farei um Swap/ troca do motor do MX3 1.6 ano 1997 para o v6 2.5 KLDE de um 626 ano 1994.
Primeiramente estarei abrindo este tópico com algumas fotos, para que eu possa tirar dúvidas e pedir ajuda de vocês para algumas coisas, posteriormente estarei criando um How-To com fotos e com os detalhes do que é necessário ter, fazer, alterar e manter para poder fazer o Swap.
É um processo que irá demorar um pouco ainda, pois eu mesmo pretendo desmontar e fazer a troca do motor, mas antes vou precisar ter tudo à mão para que não tenha futuros problemas na hora da troca.
Optei por comprar um 626 inteiro para poder desmanchá-lo, pois corri atrás do motor e só encontrava motores retificados, este motor esta com 180mil km rodados, aparenta estar com um pouco de vazamento de óleo, embreagem parece estar meio funda (ele tem cambio manual) e a lenta esta travada nos 1000RPM, sendo que no manual do proprietário diz que o ideal é entre 700 e 600 RPM, existe uma pequena gambiarra na parte elétrica, um jumper que foi feito logo na saída da bateria e o fio superaquece, e acho que o alternador deve estar meio ruim, pois em baixas rotações ele acende a luz da bateria, mas ao acelerar ela apaga!
São problemas que preciso sanar antes de fazer o swap.
No momento estou em busca de algumas informações essenciais para o swap, se alguem mecânico ou alguém que tenha algum conhecimento específico puder me ajudar, eu agradeço muito:
1º) O 626 é mais largo que o Mx3, os eixos que saem da caixa de câmbio, servem no MX3 ou eles são maiores mesmo? Caso não sirvam, é possível utilizar o do MX3 1.8? Os dentes do eixo do MX3 1.8 encaixam na trizeta do 626?
2º) É necessário trocar o cilindro mestre e o hidro vácuo?
A princípio só tenho estas dúvidas, outras surgirão com o tempo, podem dar todo o tipo de opiniões que vocês quiserem, sejam elas boas ou ruins, toda informação será muito bem vinda.
Segue algumas fotos dos 2 carros:
Muito obrigado pessoal.