Fala galera. Vou resumir a história do meu Mazda antes de falar sobre o problema. Sou novo no fórum e fiquei muito feliz em saber que tem bastante donos de Mazda espalhados pelo Brasil. Eu moro no interior de São Paulo, quando peguei ele me senti um "estranho" rsrsrs. Pois bem, tenho um Mazda 626 1998 GLX 2.0 16v. O carro é uma relíquia, está impecável de lataria, completasso, interior conservadíssimo, um espetáculo. Era do meu pai, ele acabou trocando de carro sem vender por não conseguir comprador e o bichão ficou simplesmente encostado durante bastante tempo. Eu tinha um Celta 2009, vendi, e comecei a procurar outro carro. Jamais me passou pela cabeça ficar com ele, ficava imaginando a "bucha" que seria, dirigi pouquíssimas vezes em trechos bem curtos, nunca prestei atenção nele. Enfim, enquanto procurava outro carro me deu a "pira" de dar um trato nele pra rodar até achar um carro pra mim, levei pra fazer uma revisão bem basiquinha e mandei cristalizar. Andei uns dois dias com ele e simplesmente foi amor a primeira vista. O carro é espetacular, tudo de bom, seguro, potente, confortável, a conversa cambio-motor é fantástica, nunca vi tamanha perfeição em nenhum outro automático. Pegar estrada com ele é um verdadeiro prazer. Resolvi encarar a "bucha" sabendo que provavelmente não conseguirei vender e que terei que passar pelo dilema da dificuldade de achar peças. Mas enfim, ao problema ..
Ele está com 90 mil km, sempre foi extremamente bem cuidado. Quando peguei ele a uns 3 meses, troquei correias, retentores, junta da tampa de válvulas e outros itens de manutenção básica. Ele estava vazando óleo pela tampa de válvulas, ali por cima do motor, e pela tampa do óleo. De manhã ao ligar saia aquela fumaça azulada de óleo queimado. Depois da troca destes itens, parou por algumas semanas. Porém o problema voltou e agora ele não "fuma" mais de manhã, apenas quando piso fundo para fazer uma ultrapassagem por exemplo. Da pra ver pelo retrovisor a fumaça quando o cambio reduz e o motor sobe o giro bem alto. Também vaza muito óleo pela tampa do motor e do óleo. Enfim, como troquei os retentores, as juntas e aparentemente está tudo certo com os anéis e pistões, me veio na cabeça que pode ser o anti chama, aquele respiro do cárter. Não sou dos maiores entendedores de motor, portanto gostaria de saber onde fica tal peça no 626 98, pois os mecânicos já estão falando em retificar o motor e tenho certeza que não precisa disso. E depois de saber onde fica, alguém tem idéia de onde achar? Na All Mazda talvez? Valeeu
