Agradeço as tentativas, mas os locais de gravação da numeração de chassi e motor eu já localizei... Entretanto, constatei um desalinhamento dos caracteres da numeração de chassi, que reforça a hipótese de que seja adulterado, já que a numeração dos vidros não é original e as etiquetas de segurança tiveram o seu miolo (parte da numeração) recortados.
A numeração do motor é B6 XXXXXX, onde XXXXXX é a numeração de série da peça e segundo as postagens dos senhores o prefixo B6 refere-se ao motor de 1.6l... Contudo, a numeração apresentada possui o B6 na linha superior, com caracteres mais alongados, enquanto que a numeração de série da peça é grava na linha inferior com caracteres menores, comprovando a inautenticidade daquela numeração.
Como tenho convicção sobre a inautenticidade das numerações, preciso de alguns modelos de numeração de chassi e motor originais, cuja gravação é realizada de forma mecânica por uma espécie de prensa hidráulica, para poder comparar o alinhamento, espaçamento e profundidade dos caracteres e garantir a inautenticidade, partindo para a revelação da numeração. Geralmente uso os padrões disponibilizados no site
www.decalques.net, mas lá não há padrões da Mazda.
O chassi que tenho aqui também apresenta aquela discrepância citada no forum sobre o oitavo dígito, onde a letra B refere-se a um motor 2,5l de 6 cilíndros, enquanto que o motor acoplado ao veículo é um de 1,6l 4 cilindros... Ainda estou investigando os manuais referentes à codificação do chassi para saber o porquê dessa discrepância... Até saber que vários usuários do Forum haviam identificado esse problema, achava que o veículo tinha sido submetido à troca de motor.
Li todos os posts do Forum que diziam sobre numeração de chassi e motor... e também peguei os prospectos e páginas de manual disponíveis para download, mas ainda não é suficiente para comprovar a adulteração da numeração.
O carro está com placa do Mato Grosso, mas pode ser de qualquer Estado da Federação e certamente algum dono deve estar à procura do seu Mazda MX-3 vermelho roubado.
Grato a todos