[Duvida] Aquecimento do motor

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

[Duvida] Aquecimento do motor

Mensagempor rodrigo_k » Sáb Set 03, 2011 4:47 pm

Minha historia:
Sai de pirassununga, ia pra campinas dar uma volta no shopping com uns amigos. Estava na Rodovia Anhanguera, quando percebi uma queda de potencia no carro. Na hora eu botei no acostamento. Quando parei o carro percebi que tava saindo fumaça do capo, a luz de oleo tava acesa assim como a luz da bateria, e o ponteiro da temperatura do motor estava no maximo. Esperei o motor resfriar, liguei pro guincho e tentei ligar de novo, porém o motor nao ligou. Eu ouvia apenas o motor de arranque girando, mas o motor nao apresentava nenhum ruido. O guincho chegou e levou pro meu mecanico. Deixei o carro lá mas ele só vai ver o carro segunda feira.
Detalhes importantes da historia:
O nivel de fluido no radiador estava BAIXO.
Por duas vezes, na hora de passar a marcha de 4 pra 5, eu engatei a 3, o que gerou alta RPM.
Eu estava a uns 140 km/h.
Meu carro é o MX-3 1995 1.6

Alguem tem alguma especulação de quais serão meus prejuizos, e qual foi a causa do superaquecimento?
Acredito que foi burrice minha mesmo...

Obrigado
rodrigo_k
Amigo
Amigo

Registro: 14/05/2011
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: [Duvida] Aquecimento do motor

Mensagempor Vinye » Sáb Set 03, 2011 4:57 pm

Putz, sem agua no radiador e carro n ligar mais? creio q fundiu...
Vinye
Amigo
Amigo

Registro: 20/10/2010
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Mensagempor deepbluemx3 » Sáb Set 03, 2011 11:44 pm

Pelo jeito queimou a junta, aí superaqueceu, pode ter comprometido só o cabeçote ou omotor todo, só abrindo pra saber...
:(
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
deepbluemx3
Moderador
Moderador

Registro: 10/02/2007

Mensagempor BSunBest » Dom Set 04, 2011 1:40 am

Foi falta de água mesmo... Ai super aqueceu, e vai tudo pro espaço...
O jeito de andar pode ter contribuido para ter aquecido mais rápido, porém não foi o fator decisivo.

Comigo aconteceu uma vez parecido, a temperatura subiu para H derrepente, ouvi um ruído e logo encostei... Ai percebi que a água tinha secado pq uma mangueirinha tinha rompido e vazou toda água, de uma hora pra outra. :?

Para minha felicidade, não chegou a fundir... Ai peguei um 1 litro de água, esperei o carro esfriar, e completei, cheguei até o posto e completei o que faltava...
Ai depois o mecânico arrumou a mangueirinha e parou de vazar..

O triste do mx3 é que ele não tem uma luz de temperatura, é só o medidor, mas não chega a acender uma luz se a temperatura está alta, o que ajudaria bastante.
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
BSunBest
Amigo
Amigo

Registro: 17/10/2010

Mensagempor suhr77 » Dom Set 04, 2011 1:54 am

se acendeu a luz da bateria entao deve ter arrebentado a correia que roda alternador, bomba dágua e AC..
provavelmente deve ter de fazer retifica no cilindro, cabeçote e trocar pistoes
suhr77
Amigo
Amigo

Registro: 03/02/2010

Mensagempor Luis_Henrique » Dom Set 04, 2011 1:19 pm

Tive um problema bem similar a mais ou menos 1 mês atrás.
Meu motor esquentou pq uma mangueira que leva a água pro motor acabou estourando não se sabe como.
Resultado: tive que trocar as juntas e retificar cabeçote. E claro, aproveitei pra trocar outras coisas também como velas, cabos de vela, plainei cabeçote, etc.
Gastei no total mais ou menos 1500 reais. Muito barato se fosse o ver o valor que iam me cobrar se eu tivesse pego as peças na mecânica mesmo. (DICA: compre suas peças com o Lex e com o Wil Menphis, o preço deles é ótimo!)

Bom, peguei meu carro essa semana na mecânica e ficou perfeito! Ta redondinho, nem parece o mesmo carro :]
Boa sorte ai no seu carro ;D Abraço!
Luis_Henrique
Amigo
Amigo

Registro: 20/08/2010

Mensagempor rodrigo_k » Dom Set 04, 2011 2:26 pm

Eu parei pra pensar agora, e me dei conta da provavel causa do superaquecimento.
Quando parei o carro, coloquei agua novamente no radiador, porém, quando tava guinchando, percebi que tinha uma poca de agua debaixo do carro. Acho que deve ter rompido a mangueira mesmo, o que fez com que vazasse todo o fluido do radiador e superaquecesse o motor.

brigado a todos pelas respostas.. espero que não tenha fundido o motor :S
rodrigo_k
Amigo
Amigo

Registro: 14/05/2011

Mensagempor adilson de souza » Dom Set 04, 2011 8:22 pm

Que azar Rodrigo!

A falta de uma luz ou bip de aviso de alta temperatura é um dos grandes problemas da maioria dos carros, pois ninguém fica olhando para aquele ponteiro. Só olhamos mesmo quando sentimos algum cheiro estranho vindo do motor.

Se não me engano todo MX-3 tem um sensor que desliga o motor quando aquece demais, pelo menos o meu (V6) tinha esse sensor. Uma vez o meu também aqueceu, mas o motor desligou automaticamente. Só deixei esfriar coloquei água e funcionou normalmente.

Como o meu está equipado com a Fueltech, não tenho esse problema, pois tão logo a temperatura ultrapasse o nível pré-programado ela bipa, evitando assim maiores problemas.
Adilson de Souza

Imagem
adilson de souza
Amigo
Amigo

Registro: 24/06/2011
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Mensagempor ralf » Dom Set 04, 2011 9:02 pm

suhr77 escreveu:[url]se acendeu a luz da bateria entao deve ter arrebentado a correia que roda alternador[/url], bomba dágua e AC..

Nem sempre, qualquer anomalia que faz o carro desligar ela ja acende. As vezes não foi nem correia.
ralf
Amigo
Amigo

Registro: 27/08/2008
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Mensagempor suhr77 » Seg Set 05, 2011 12:34 am

ralf escreveu:
suhr77 escreveu:[url]se acendeu a luz da bateria entao deve ter arrebentado a correia que roda alternador[/url], bomba dágua e AC..

Nem sempre, qualquer anomalia que faz o carro desligar ela ja acende. As vezes não foi nem correia.

nao tinha lido direito, achei que tivesse acendido com o carro ligado, agora só com a chave girada acende mesmo
suhr77
Amigo
Amigo

Registro: 03/02/2010

Retornar para Manutenção