[RESOLVIDO] Trocar tampa do distribuidor e rotor

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[RESOLVIDO] Trocar tampa do distribuidor e rotor

Mensagempor BSunBest » Ter Fev 01, 2011 10:22 pm

Pessoal, comentei a algum tempo aqui no forum que minha tampa do distribuidor tinha rachado, e estava tendo algumas falhas.
Bom, seguindo recomendações, comprei uma tampa nova e um rotor novo também, pois já que vamos trocar a tampa, melhor trocar o rotor também e assim fico mais tranquilo. :D

O problema é que alguém aqui no forum já fez essa troca ?
Eu estou com receio quanto a desmontar o distribuidor e depois ter que fazer aquele ajuste do ponto.
Isso é que está me deixando pensativo :wink:, ....
Se eu trocar a tampa e o rotor, é fácil depois fazer a melhor regulagem do ponto ? Alguém tem alguma dica ? Já fez isso ?
Editado pela última vez por BSunBest em Qua Fev 16, 2011 12:53 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: Trocar tampa do distribuidor e rotor

Mensagempor tomazela » Ter Fev 01, 2011 10:54 pm

Cara , quando eu desmontei meu distribuidor tb fiquei com receio de ficar fora. Mas te digo, em qualquer posição de rotação do distribuidor o carro funcionava, talves pior aqui melhor ali, mas o suficiente pra rodar o carro até um mecanico com pistola estroboscopica e pagar 20 conto pra ele por de novo no ponto!!
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Re: Trocar tampa do distribuidor e rotor

Mensagempor deepbluemx3 » Ter Fev 01, 2011 11:03 pm

Pra trocar a tampa do dist não precisa mexer no ponto, os parafusos da tampa são só dela, daí é só tirar a velha e colocar a nova na mesma posição...
Qto ao rotor mesma coisa, observe a posição do antigo e coloque o novo na mesma posiçao, apesar de que ele tb tem um encaixe que evita ser colocado erroneamente...
Ele deveestar bem encaixado, senão na primeira partida ele se quebra. :D
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Re: Trocar tampa do distribuidor e rotor

Mensagempor BSunBest » Qua Fev 02, 2011 12:37 am

Poxa, obrigado pelas dicas :D
Agora as peças chegando tomo coragem e vou trocar =D
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Re: Trocar tampa do distribuidor e rotor

Mensagempor BSunBest » Seg Fev 14, 2011 11:29 am

Pessoal, aonde eu circulei de vermelho na foto é que é o parafuso de ajuste do ponto ?
Ou estou enganado ? Se estou, aonde é que está esse parafuso, para eu nem tocar nele. Não consegui achar algo específico sobre ele no manual do mx3.
Pq ele está estagnandando a saída da tampa.
Se tiverem mais alguma dica sou sugestão também.
Vou fazer a troca hoje a tarde.

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Re: Trocar tampa do distribuidor e rotor

Mensagempor xepinha » Seg Fev 14, 2011 12:40 pm

Olá Amigo
o parafuso que vc. circulou é um dos que fixam a tampa do distribuidor (são dois na tampa)
é só vc. desatarracha-los com uma chave philips Abaixo do rotor tem uma outra tampa
secundária que se estiver trincada tambem pode dar fuga de corrente
Como trocar as tampas:
01 soltar 02 parafusos da tampa (philips toquinho)
02 retirar a tampa "NÃO" precisa desconectar os cabos de velas
03 retirar rotor puxando ele pelas laterais "esperar o distribuidor esfriar" assim ele sairá com mais facilidade
(efeito da dilatão devido ao calor)
04 retirar tampa secundária, e verificar se ha rechaduras ou pequenas trincas
05 na hora de refor as peças, não tem problema algum, pois elas se encaixam em apenas uma unica posição
tanto a tampa secundaria, quanto o rotor, e a tampa primaria.
Boa sorte
Abraços

Edvaldo
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Re: Trocar tampa do distribuidor e rotor

Mensagempor BSunBest » Seg Fev 14, 2011 3:41 pm

Gente, preciso de ajuda que agora a coisa complicou agora.
Comprei uma tampa e um rotor novo para o meu Mx3.
A tampa é exatamente igual a antiga, e está tudo certinho, o encaixe e tal.
Mas o rotor não serviu, o encaixe é diferente, menor. Não entra.

Imagem

O rotor antigo estava com duas trincas grandes na base aonde encaixa, acho que até da para vocês verem na foto.
Ai tive que manter o rotor antigo, dei uma limpada dele e tal, e ficou melhorzinho.

A tampa antiga estava lotada de óleo... Coloquei a nova sequinha bonitinha, encaixei os cabos de vela e tal.

Montei e dei a partida, o carro pegou e tal, ficou com a rotação mais alta, em 900 rpm...
Mas o motor está falhando DEMAIS, se eu piso pouco no acelerador, ele chega a morrer, engasga e falha bastante. Morre bastante. Só anda, só faz algo, quando eu acelero mais.. lá pra 2,5 ~3 mil rpm.
Agora está pior do que estava antes. :(

Agora vou ver se providencio a troca desse rotor, mas provavélmente vai demorar.

Agora estou considerando voltar a tampa antiga se essa não andar, ou mesmo passar óleo nessa nova para ver se resolve. O que acham ? Alguma ídeia ? Sugestão ?
Eu preciso do carro :(
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Re: AJUDA!!! Trocar tampa do distribuidor e rotor

Mensagempor deepbluemx3 » Seg Fev 14, 2011 4:42 pm

Passar óleo nem pensar, não vai adiantar nada, vc tem que trocar o O-ring. que fica no pé do distribuidor pra não melar tudo!
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Re: AJUDA!!! Trocar tampa do distribuidor e rotor

Mensagempor ralf » Seg Fev 14, 2011 8:34 pm

Esse O-ring e especifico dele ou se levar o velho acha em qualquer lugar?
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Re: AJUDA!!! Trocar tampa do distribuidor e rotor

Mensagempor viper » Seg Fev 14, 2011 10:14 pm

Por esses inconvenientes eu prefiro as vezes pagar um profissional pra não ter dores de cabeça! ;-) Mas vale a experiência.

Aproveitando a oportunidade, o mx3Clube esta fora do ar ha dias, alguém sabe alguma coisa a respeito?

Abcs

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Re: AJUDA!!! Trocar tampa do distribuidor e rotor

Mensagempor BSunBest » Seg Fev 14, 2011 10:24 pm

Ah, mas infelizmente aqui onde eu moro, o serviço com profissionais é complicado.
Não sabem mexer direito com o carro, não tem as peças - preços totalmente loucos -, ai eu levo a peça e eles trocam.
Mas nesse caso, é coisa simples...
O problema foi o rotor não ter servido, estar trincado, e agora estar falhando tanto...
Vou ver o que posso fazer a respeito do rotor, e torcer para que funcione.
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Re: AJUDA!!! Trocar tampa do distribuidor e rotor

Mensagempor David Farina » Ter Fev 15, 2011 6:01 pm

Segue demonstração dos parafusos de regulagem do ponto do distribuidor:


Pela sua foto:

Imagem


Ou por aqui, que dá pra ver os dois parafusos de regulagem:

Imagem


ñ vale reparar na sujeira, eu tinha pego uma estradinha de terra apó uma chuva bem forte :(


:roll:
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Re: AJUDA!!! Trocar tampa do distribuidor e rotor

Mensagempor BSunBest » Qua Fev 16, 2011 12:52 pm

Troquei o rotor novamente...
O rotor que não deu certo, na verdade era do Protege....

Fiz como no manual e tirei o polo negativo da bateria, até para resetar a injeção que provavélmente já deveria estar maluca com o distribuidor falhando.

Agora está belezinha, a aceleração estabilizou bem mais, o carro ficou mais suave, e espero que o consumo de combustível melhore também (atuamente 8/9~13km/l em cidade/estrada).

Apenas a lenta que acho que ficou um pouco mais alta, mas vou esperar o carro esquentar, dar umas voltas, e ver em quanto fica quando eu parar no semáforo... Ai qualquer coisa é só ajustar facinho. :D

Obrigado a todos que ajudaram. :D
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Re: [RESOLVIDO] Trocar tampa do distribuidor e rotor

Mensagempor David Farina » Qua Fev 16, 2011 1:14 pm

isso ae :D
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Re: [RESOLVIDO] Trocar tampa do distribuidor e rotor

Mensagempor daltolp » Sáb Abr 16, 2011 1:27 am

Amigos, ouçam minha historia...

Ha quase um ano meu DOHC 1.6 16v partiu 1 anel. Refiz o serviço, mas as juntas e tals era XINGLING e ficaram dando vazamento de oleo. Nesse meio tempo sofri uma batida na porta q fez o carro ficar parado na lanternagem quase 1 mes. Só dps q resolvi o problema do oleo vazando colocando juntas originais, o carro estava aparentemente otimo, porem ha 1 mes minha garagem ficou lotada e o mazda ficou no fundo sem andar direito, só meu pai virando o motor de manhã.
No FDS passado tirei pra andar, e estava horrivel logo que liguei, gasolina baixa e engasgando muito, totalmente sem força.
Essa semana troquei a bomba, filtro, descarbonizaçao, limpeza de bicos e troca de velas. O sintoma de fraqueza e engasgo melhorou bastante mas permanece. O mecanico diz q o tanque esta limpo e a suspeita é que a gasolina é o problema, pediu pra eu consumir o restante dela e botar Podium. Se persistir ele pensa em trocar os bicos.

Li varios topicos no forum e vejo alegações sobre o Rotor e Tampa do distribuidor, sujeira e oleo nestes. O que acham?

Minha bateria é praticamente zero Heliar, e segunto mecanico os cabos de vela estão otimos.
Há um leve "tec-tec" que acho ser os tuchos, mas segundo ele a descarbonização limpa e isso para dps q eles carregarem de oleo.
Na boca da tubulação de entrada de ar é possivel ouvir um som profundo e rouco tipo "tuf-tuf-tuf".

Obrigado por possiveis dicas.
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