[Retífica Motor]Meu motor se foi :( Mas já tá de volta! :)

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[Retífica Motor]Meu motor se foi :( Mas já tá de volta! :)

Mensagempor deepbluemx3 » Sáb Jan 29, 2011 11:31 am

-Pois é moçada, estava voltando de férias a umas duas semanas atrás, não percebi um aquecimento no marcador de temperatura, passou um pouco do meio, o carro perdeu força na subida, e morreu.Parei no acostamento e qdo abri o capô tinha água pra todo lado que vazou pela tampa do radiador, fui verificar novamente a temperatura e ela estava nas estrelas...Guinchei o carro, não tentei ligá-lo mais, e levei a té o mecânico no dia seguinte que constatou a junta do cabeçote queimada, pelo jeito ela estava queimando-se há um certo tempo, o fdp do ex dono deixou o carro sem a valvula termostática...Resultado entrou água nos pistões e houve danos nos mesmos e nos cilindros, além do cabeçote empenado... :(
-Bom, diante disso poderia fazer uma meia-sola, mas meu mx não merecia isso, então parti para fazer o motor completinho, de cima a baixo, desde cabeçote, até pistôes, aneis bronzinas tudo novo.
Peguei o carro dia 26 quinta-feira, e estou muito feliz com o resultado, o motor, ficou muito bom, firme, uma beleza.
Agora é ter paciência e amaciar o bixo direitinho pra durar bastante!!!
Quero agradecer ao Edvaldo Xepa, que me enviou peças da mais alta qualidade, ao LEX pela paciência e as ótimas consultorias que me forneceu, infelizmente ele não tinha as peças no momento pra me fornecer, ao mecânico Márcio de Campinas, que tirou umas duvidazinhas da montagem, e aos meus mecânicos Esquerda e Chilin, da Chilin car(Americana SP), muito metódicos e pacientes,e perfeccionistas, para alcançar o resultado final melhor possível, um motor mazda dentro das características originais de montagem tal qual um zero km!
-A experiência não ficou barata, mas pra mim serviu de base pra desmistificar as dúvidas e dificuldades que o pessoal tem em relação a retificar o motor do mx-3, qto a peças e montagem, realmente se encontra de tudo pra deixar o motor novo de novo, com um pouco de paciência e dedicação.Estou a disposição pra quem tiver qualquer dúvida a respeito.
Seguem algumas fotos do bloco montado pronto pra ser instalado no mx-3.
Anexos
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IMG00022-20110126-1701.jpg
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IMG00017-20110126-1542.jpg
IMG00016-20110126-1539.jpg
IMG00019-20110126-1610.jpg
IMG00018-20110126-1610.jpg
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Re: Tô "puto", meu motor se foi... :(

Mensagempor tomazela » Sáb Jan 29, 2011 11:36 am

Que foda ein Deep, mas pelo menos o motor tá zero agora. Tirou da fábrica, rsrs.

Cadê as fotos??
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Re: Tô "puto", meu motor se foi... :(

Mensagempor kkmews » Sáb Jan 29, 2011 12:18 pm

O do meu velho tava sem a válvula termostatica, aí ele sempre embrulhava. Era a injeção que lia errado, lia como o carro estivesse quante.
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Re: Tô "puto", meu motor se foi... :(

Mensagempor alercs » Sáb Jan 29, 2011 1:54 pm

caramba Deep fiquei chateado com a situação mas Felizmente ocorreu tudo bem seu motor ja éra zerado!
diz ae quando abriu o motor alem das peças que sofreram danos, como estava as condições das outras peças internas com a baixa quilometragem que tinha o seu?

as peças foram importadas?
quanto tempo demorou para concluir o trabalho?

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Re: Tô "puto", meu motor se foi... :(

Mensagempor Geo » Sáb Jan 29, 2011 2:10 pm

putz, que pena Deep :( , mas agora vc tem um carro novo e com um motor zerado, como disse o Tomazela ''tirou da fábrica".
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Re: Tô "puto", meu motor se foi... :(

Mensagempor deepbluemx3 » Sáb Jan 29, 2011 2:55 pm

tomazela escreveu:Que foda ein Deep, mas pelo menos o motor tá zero agora. Tirou da fábrica, rsrs.

Cadê as fotos??

Foda mesmo Tomazela, mas agora tá tudo bem, novo como de fábrica.
kkmews escreveu:O do meu velho tava sem a válvula termostatica, aí ele sempre embrulhava. Era a injeção que lia errado, lia como o carro estivesse quante.

O meu nunca aqueceu nada, o ponteiro de temperatura sempre ficou um pouco abaixo do meio, mesma coisa agora, com ele novo.
alercs escreveu:caramba Deep fiquei chateado com a situação mas Felizmente ocorreu tudo bem seu motor ja éra zerado!
diz ae quando abriu o motor alem das peças que sofreram danos, como estava as condições das outras peças internas com a baixa quilometragem que tinha o seu?

as peças foram importadas?
quanto tempo demorou para concluir o trabalho?


A parte de baixo estava praticamente zerada mas as bronzinas originais estavam um pouco ovalizadas, segundo a retífica,
me aconselharam a retificar pra 0,25mm.Os pistões passei pra 1mm pra dar um upgrade na potência, segundo a retífica ganhei em torno de uns 20 cavalinhos...
As peças internas do motor são todas apex com certificados internacionais de qualidade, pistões, anéis, bronzinas de mancal e biela,e bronzinas de encosto.Bomba de óleo importada também, original KIA a mesma do sephia, a bomba de água nova também é de fabricação nacional, também certificada, não me lembro a marca agora, o mecânico aprovou a qualidade de todas as peças.As juntas são OEM , Americanas,usei a do escape original de metal que eu já tinha, e a bomba de óleo é montada só na cola(cinza da Loctite), conforme o manual de manutenção do mx3, apesar de vir a junta da bomba de óleo no jogo também.Essas peças e o cabeçote retificado a base de troca, comprei tudo com o Xepa.
O tempo de execução do serviço foi de 2 semanas, pois o mecânico é muito requisitado, e quando pega no serviço ele começa e termina, não fica enrolando!Tempo esse também em função do derviço de retífica .

Geo escreveu:putz, que pena Deep :( , mas agora vc tem um carro novo e com um motor zerado, como disse o Tomazela ''tirou da fábrica".

Valeu Geo pela força...
abç
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Re: Tô "puto", meu motor se foi... :(

Mensagempor kkmews » Sáb Jan 29, 2011 7:54 pm

deepbluemx3 escreveu:
kkmews escreveu:O do meu velho tava sem a válvula termostatica, aí ele sempre embrulhava. Era a injeção que lia errado, lia como o carro estivesse quante.

O meu nunca aqueceu nada, o ponteiro de temperatura sempre ficou um pouco abaixo do meio, mesma coisa agora, com ele novo.

O do meu velho o problema era que não aquecia. Meu velho começou a suspeitar que estava sem a valvula numa viagem pois o ponteiro nem se mechia e o carro dava cada embrulhada, aí quando começou a subir a serra (algo um tanto arriscado por causa do estado da lateral do carro), ainda com o carro frio embrulhava mais ainda, quando esquentou aí emparelhou. Mas quando ele colocou a valvula ficou outro carro para andar. Outra coisa que, desculpa o palavrão, fodia ainda mais era que os cilindros aqueciam desparelhos, os do meio mais que os das pontas.
A propósito a válvula termostatica serve a do Monza.
Abração!!
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Re: Tô "puto", meu motor se foi... :(

Mensagempor Gero » Sáb Jan 29, 2011 9:23 pm

Fala Deep! Sinto muito!!
Num esquenta nao; ^vao os aneis, ficam os dedos^ dizia meu vo!!!
Agora curte a montagem...;to pensando em desmontar o meu tambem, para certificar como ta!
Esse carro e dez, mas precisa de cuidado! Muito cuidado!!!
Quer vender, eu compro! :wink:
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Re: Tô "puto", meu motor se foi... :(

Mensagempor diego_rj » Sáb Jan 29, 2011 9:33 pm

Passada a tempestade agora e aproveitar o motor novo.
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Re: Tô "puto", meu motor se foi... :(

Mensagempor deepbluemx3 » Sáb Jan 29, 2011 10:43 pm

kkmews escreveu:
deepbluemx3 escreveu:
kkmews escreveu:O do meu velho tava sem a válvula termostatica, aí ele sempre embrulhava. Era a injeção que lia errado, lia como o carro estivesse quante.

O meu nunca aqueceu nada, o ponteiro de temperatura sempre ficou um pouco abaixo do meio, mesma coisa agora, com ele novo.

O do meu velho o problema era que não aquecia. Meu velho começou a suspeitar que estava sem a valvula numa viagem pois o ponteiro nem se mechia e o carro dava cada embrulhada, aí quando começou a subir a serra (algo um tanto arriscado por causa do estado da lateral do carro), ainda com o carro frio embrulhava mais ainda, quando esquentou aí emparelhou. Mas quando ele colocou a valvula ficou outro carro para andar. Outra coisa que, desculpa o palavrão, fodia ainda mais era que os cilindros aqueciam desparelhos, os do meio mais que os das pontas.
A propósito a válvula termostatica serve a do Monza.
Abração!!

O meu não dava pista nenhuma de estar sem a valvula...coloquei a do mx3 mesmo, o Xepa tinha ela.

Gero escreveu:Fala Deep! Sinto muito!!
Num esquenta nao; ^vao os aneis, ficam os dedos^ dizia meu vo!!!
Agora curte a montagem...;to pensando em desmontar o meu tambem, para certificar como ta!
Esse carro e dez, mas precisa de cuidado! Muito cuidado!!!
Quer vender, eu compro! :wink:
Seu amigo, Gero!

Ok amigão, obrigado pela força!Vender não vendo não! :D

diego_rj escreveu:Passada a tempestade agora e aproveitar o motor novo.


Pois é a grana se foi mesmo, uns 4mil aprox, agora é curtir o danado!
Ah, esqueci de mencionar que todos os selos do motor tb são novos, assim como as correias,tampa do radiador e a tal valv termostática...
Abraço a todos!
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Re: Tô "puto", meu motor se foi... mas já tá de volta! :)

Mensagempor NiKoN » Sáb Jan 29, 2011 11:58 pm

eu tenho um certo problema com aquecimento, graças a Deus meu mx nunca aqueceu pq meu 147 queimei junta
meu gol por 3 vezes 2 por causa da poioca da válvula termostatica q passei a odiar ela tanto q no gol hj roda sem hahaha!!

é dolorido mais pelo menos no final com tudo pago se tem um motor zero pra andar muitoo tempo sem stress
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Re: Tô "puto", meu motor se foi... mas já tá de volta! :)

Mensagempor deepbluemx3 » Dom Jan 30, 2011 12:42 am

Pois é Nikon, descobri que em certas ocasiões o motor aquece mais sem a valvula, pois como a água circula livremente entre o bloco do motor e o radiador , ela tem pouco tempo dentro do motor pra resfriá-lo, e quando passa pelo radiador fica pouco ali para se resfriar.Assim, se dirigir esportivamente, por explo esticando as marchas, o motor aquece muito rápido e com isso não tem como se resfriar em tempo hábil, aí a junta do cabeçote vai queimando aos poucos, até que um dia acontece, ela queima de vez . mistura água no óleo, entra água nos cilindros, perde lubrificação e motor já era...
A valula é muito importante, o motor tem que funcionar com ela pra ficar sempre na temperatura correta de trabalho pra que foi projetado. :D
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Re: Tô "puto", meu motor se foi... mas já tá de volta! :)

Mensagempor NiKoN » Dom Jan 30, 2011 4:31 pm

deepbluemx3 escreveu:Pois é Nikon, descobri que em certas ocasiões o motor aquece mais sem a valvula, pois como a água circula livremente entre o bloco do motor e o radiador , ela tem pouco tempo dentro do motor pra resfriá-lo, e quando passa pelo radiador fica pouco ali para se resfriar.Assim, se dirigir esportivamente, por explo esticando as marchas, o motor aquece muito rápido e com isso não tem como se resfriar em tempo hábil, aí a junta do cabeçote vai queimando aos poucos, até que um dia acontece, ela queima de vez . mistura água no óleo, entra água nos cilindros, perde lubrificação e motor já era...
A valula é muito importante, o motor tem que funcionar com ela pra ficar sempre na temperatura correta de trabalho pra que foi projetado. :D


É bem por ae mesmo, ow problema do meu gol foi q 2 vezes ela tranco não abrindo na hora correta por isso q deu problema como é um carro q so anda na cidade mecanico aconselho deixar sem mesmo! mais no mx3 nunca tiraria com certesa hehe

abraçoo
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Re: Tô "puto", meu motor se foi... mas já tá de volta! :)

Mensagempor BSunBest » Seg Jan 31, 2011 1:02 am

Poxa, essa situação é realmente complicada.
Me levantou algumas dúvidas também...

Deep, como funciona esse aumento dos pistões em 1mm ? Vc sentiu ganhos ? Perdas em alguma faixa ?

E a válvula termostática, como podemos saber se ela está funcionando ou mesmo se ela está lá ?
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Re: Tô "puto", meu motor se foi... mas já tá de volta! :)

Mensagempor Miguelitto » Seg Jan 31, 2011 8:54 am

Caramba deep, agora q vi o topico, ainda bem q já esta td resolvido....
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