Você sabia que a Gasolina apodrece???
Como meu carro fica de 15 a 20dias parados fui recomendado a deixar sempre o tanque baixo.
Passou de trinta dias já é uma gasolina velha, sessenta a oitenta dias o cheiro muda mesmo, por este motivo só ando com quinze litros no maximo e fico atendo a chegada de gasolina nova nos postos.
O problema é que não se apercebe do dano eminente que poderá acontecer ao motor. À medida que a goma presente na gasolina entope parcialmente os giclês, (cerca de 20 a 30 % de obstrução ) altera-se os parâmetros de mistura oxigênio/gasolina. A queima torna-se rica em oxigênio, o que provoca o aumento da temperatura na cabeça do pistão. Tal situação gera o "efeito maçarico" na câmara de combustão o que provoca a perfuração da cabeça do êmbolo ou então o travamento do motor, inutilizando-o.
O pior é que os condutores não se apercebem do problema. A queima rica em oxigênio faz aumentar ainda mais o desempenho do motor, que fica, como se diz nos meios mecânicos, "afinado".
No que tange aos motores náuticos o problema é duplamente agravado : esses motores trabalham em ambiente úmido e as embarcações, de regra, permanecem paradas no inverno e, quando muito, navegam no verão apenas nos fins-de-semana., o que torna o apodrecimento da gasolina fato corriqueiro. Há dezenas de casos nas marinas de batimento de motores-de-popa caríssimos, aqui em Guriri, voce pode confirmar com Bigobol que é pescador o mesmo comprou gasolina em promoção e guardou por mais de 45 dias e se deu mal pois com pouco tempo de uso, em razão do efeito maçarico gerado pela inadequação e apodrecimento da gasolina, perdeu o seu lindo motor Yamaha que custou uns mísero R$15.000,00 e não foi coberto pela garantia.
fonte:
http://www.carroesporte.com.br/index.php?option=com_smf&Itemid=122&topic=6806.0***************************************************
Fiquei sabendo que houve um evento do Club da Porsche, lá ocorreu uma palestra do engenheiro:
Henrique Campos Buboli
PETROBRAS / REPLAN - Refinaria de Paulínia
OT / QP / Laboratório de Motores / Fórmula 1
Paulínia - São Paulo - Brasil
Que explicou alguns dados sobre combustível no Brasil.
EX:
Toda a gasolina vendida em nosso pais tem de 22 a 25 % de álcool
incluído, porcentagem que varia conforme a disponibilidade.
Isto já vem sendo feito há varias décadas.
Com relação as gasolinas vendidas nos postos todas vem
da refinaria da Petrobrás. Depois a empresa dona da Bandeira
acrescenta aditivos a esta gasolina.
Esta gasolina que tanto faz se é comum especial ou premium, o que varia é o tipo de aditivo misturado. para aumentar a octanagem e impedir a pré ignição etc etc etc .
Esta gasolina tem a vida útil garantida de 2 meses, após esse tempo literalmente apodrece , teste fácil de se fazer em casa encher um copinho e guardar , para ver o resultado. Ela Oxida e estraga, fora outros problemas que podem acontecer quando não deixamos o tanque do automóvel esvaziar por completo e depois acrescentar o combustível novo.
Se o tanque estiver com gasolina considerável a nova acelera o processo de oxidação. ai teremos resíduos no óleo, uma espécie de verniz depositado nas válvula, pistões e anéis etc etc etc.
Bem vamos a podium :
Completamente diferente. Ela tem aditivos diferenciados, é craqueada de maneira diferente da gasolina tradicional, não apodrece, não oxida, não deixa resíduo no óleo e nem nos motores,
não oxida, tem 95 octanas , etc etc etc. por ai poderemos ver a enorme vantagem , sem incluir rendimento , conservação de óleos etc etc...
fonte:
http://babybenzclub.blogspot.com/2008/04/sobre-gasolina-no-brasil.html