Olá pessoal............
Já há algum tempo venho acompanhando as discussões no site, a respeito do óleo a ser usado em nossos carros.
Por favor, não quero parecer pedante, mas muitas opiniões equivocadas tem sido apresentadas aqui.
Nossos carros foram fabricados na década de 90 (de 91 a 98). Até 93 a melhor especificação de óleo era a API SG; entre 93 e 96 a melhor era a API SH.
Atualmente a melhor especificação é a API SN (de 2011 até hoje). Essa especificação garante uma melhor proteção aos pistões contra depósitos que se formam a altas temperaturas e uma menor formação de borra.
À medida que as especificações vão aumentando, melhoram as características do óleo; isso significa que um óleo API SH pode ser usado no lugar de um API SG, porém um API SG não pode ser usado no lugar de um API SH. Portanto qualquer óleo API SN supera em muito as especificações dos óleos API SG e API SH. Isso independentemente de ser um óleo mineral, semissintético ou sintético.
Isto posto, vem a questão da viscosidade, e esta independe da classificação API, ou seja, você pode encontrar óleos API SL e API SN, por exemplo, com viscosidade 15W-40.
Quando você compra um óleo, na embalagem estará estampada a viscosidade do óleo, por exemplo, 10W-40; nesse caso se trata de um óleo multiviscoso cuja viscosidade varia entre 10 a 40 na escala SAE (Society of Automotive Engineers) de viscosidade. A letra W (winter) significa que é um óleo adequado para uso também no inverno.
A diferença de um óleo mineral para um sintético, é que o sintético tem um desempenho melhor especialmente no bombeamento a baixa temperatura, mais estabilidade química em altas temperaturas e maior proteção contra depósitos. Esses atributos ajudam a reduzir o desgaste do motor, a economizar combustível e aumentar a vida útil do motor.
O fato de se usar um óleo sintético NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ PODE RODAR ALÉM DA QUILOMETRAGEM ESPECIFICADA NO MANUAL DO FABRICANTE!!!! O manual é claro: em condições normais de uso, TROCAR O ÓLEO E O FILTRO A CADA 6 MESES OU 10.000Km, O QUE OCORRER PRIMEIRO.
Pois bem................meu MX-3 é um 1.6 DOHC 16V, ano 1995, meu desde 0km, comprado na Millenium em SP; tenho os dois manuais originais, em português e inglês. Em ambos o fabricante é claro: para temperaturas ambientes abaixo de -25º C o óleo a ser usado é o 5W-30; para temperaturas entre -25ºC e 0ºC qualquer um dos dois pode ser usado; acima de -25º C o óleo a ser usado é o 10W-30. Como no Brasil as temperaturas não caem abaixo de -25º C, o óleo recomendado pelo fabricante para o MX-3 1,6 DOHC 16V ano 1995, é o 10W-30 com classificação API SG ou superior e ponto final. Portanto um óleo 10W-30 API SN mineral supera em muito as especificações do fabricante.
O importante é trocar o óleo e o filtro de acordo com as instruções do fabricante.
Detalhe: na escala de temperaturas do manual, a parte superior é em graus Centígrados e a inferior em graus Farenheit.
O resto é balela.
Uma curiosidade: tenho um MX-5 1.8 DOHC 16V 1995, também meu desde 0km..................os óleos recomendados são exatamente os mesmos: 5W-30 ou 10W-30.
Ah, antes que alguém mais atento diga que uma das tabelas recomenda óleo CASTROL FORMULA RS 10W-60 ou CASTROL GTX TURBO 20W-40, existe uma explicação..................essa recomendação só existe no manual em português, e foi adicionada pela rede de concessionárias MAZDA, por um motivo muito simples: nos anos 90 (até 97 pelo menos), não existiam no mercado nacional óleos com a viscosidade 5W-30 ou 10W-30. Nenhum dos dois óleos recomendados nas páginas adicionadas atendia às especificações originais do fabricante, mas eram os mais próximos.
Seguem as páginas dos manuais do MX-3.
Capa do manual em inglês.
Capa do manual em português.
Manual original em inglês
Manual original em português.
Página adicionada pelas concessionárias no Brasil 1
Página adicionada pelas concessionárias no Brasil 2
Lubrificantes recomendados
Troca de óleo e filtro
Abraço a todos!
Toni