Dá trabalho, mas vale a pena1. Forre todo o molde (nesse caso o pára-choque original) com fita crepe. Cmo pode ser visto na foto abaxo, além de fita crepe, foi utilizado também papel alumínio, que a principio serviria para facilitar o desformamento, no entanto, na prática não adiantou de nada. Sendo assim, o melhor é forrar somente com fita crepe. De preferência com duas camadas, o que facilitará bastante o desformamento.
Observação: Você pode utilizar também a cera desformante, no entanto, corre o risco de ter a pintura danificada, caso a cera não seja aplicade de forma correta. Nesse caso, como não trata-se apenas de fazermos uma cópia da peça original, o melhor é utilizar a fita crepe.
Veja na foto abaixo que antes de aplicar fibra, aproveitei para tapar as entradas de ar do modelo original, o que facilitará bastante no formato do novo pára-choque.
2. Comece a colocar a fibra em pequenos pedaços. Para facilitar o trabalho. O melhor é passar primeiro uma camada de resina, colocar a manta de fibra e passar mais uma camada de resina. Deve ser aplicada resina até a fibra perder a cor branca, ficando da cor da resina, ou seja, praticamente transparente.
É importante lembrar que a resina deve ser preparada em poucas quantidades, e não utilizar muito catalizador, caso contrário a resina pode secar muito rápido e você terá que jogar a mistura fora.
Para que você não fique com o corpo picando por mais de 3 dias, é importante usar luvas e roupa apropriada, que não deixe a fibra ter contato com a pele, Principalmente quando forem feitos os cortes e o lixamento.
3. Após a aplicação de duas camadas de fibra, você deve proceder o desformamento da peça e aplicar mais uma ou duas camadas. A quantidade de camadas depende na necessidade de resistência da peça.
Terminada a aplicação das camadas de fibra, marque os locais onde serão feitos os cortes. Não se preocupe muito com a aparência nesse momento, pois é normal a peça não ficar com uma aparência muito boa.
4. Proceda os cortes necessários, conforme seu projeto.
5. Feitos os cortes, passe agora aos detalhes do pára-choque. Como pode ser visto na foto abaixo, usei um pedaço de madeira arredondada para dar forma a parte inferior do pára-choque. A partir desse ponto em diante, vai muito da criatividade de quem está fazendo a peça.
6. Veja que após ter sido feito a parte inferior, o pára-choque tomou forma e ficou mais firme.
Passe agora para os detalhes. Nas fotos abaixo, você poderá ver que utilizei tiras de fibra e as fixei na peça com fita crepe.
As tiras devem ser feitas da seguinte forma: Pegue uma peça com a superfície bem lisa (de preferência alumínio ou zinco), passe
uma camada de fibra e resina e deixe secar. Após a secagem, com uma tesoura, corte tiras do tamanho e largura conforme a necessidade e as fixe com fita crepe nos locais apropriados conforme fotos abaixo.
7. Após fixadas as tiras de fibra, aplique fibra por trás das respectivas tiras, de formas que as mesmas fiquem bem firmes no pára-choque. Após a secagem da fibra, retire a fita crepe e lixe as rebarbas, conforme fotos abaixo:
8. Após os ajustes na fibra, instale o pára-choque no carro. Não se assuste se os encaixes não ficarem perfeitos. Isso você vai acertar aos poucos. Há! Como pode ser visto na foto abaixo, nessa fase do projeto eu já tinha passado uma camada de massa plástica em boa parte do pára-choque.
Importante: Não aplique massa nas partes onde ainda haverá ajustes na fibra. O ideal é passar massa somente após a conclusão dos trabalhos com a fibra.
9. Agora chegou a hora de cuidar dos detalhes.
Para deixar o pára-choque com encaixes perfeitos, isole as partes do carro onde for necessário algum ajuste. No caso abaixo, isolei parte dos faróis e dos pára-lamas.
Após isoladas as partes, aplique fibra até tomar a forma ideal. Como pode ser visto abaixo, no caso do farol, deixei uma sobra de fibra para ser cortada após a secagem.
10. Após os devidos ajustes na fibra (cortes e lixamento), passe uma camada de massa plástica em todo o pára-choque e lixe. O pára-choque vai ficar mais ou menos assim:
11. Aplique mais algumas camadas de massa plástica onde for necessário e lixe até que a peça esteja devidamente nivelada. Após, aplique uma camada de fundo (Primer) e uma camada de massa rápida.
12. Após o devido lixamento com lixa d´água, passe mais uma camada de fundo (Primer) e faça os devidos reparos, até que a peça esteja totalmente nivelada e pronta para a pintura.
13. Após o término do nivelamento e aplicação do fundo (Primer), o pára-choque estará pronto para receber a pintura, devendo estar mais ou menos assim:
14. Aplique umas três camadas de tinta.
15. Após a aplicação das três camadas de tinta, aplique mais umas duas ou três camadas de verniz, o que dará brilho a peça.
16. Após aplicadas as camadas de verniz, deixe a peça secar e depois instale as grades. Nesse caso utilizei grades de metal cromadas. Você poderá usar também grades de plástico, alumínio ou de metal e pintar da cor que desejar. Geralmente a pintura escura pede grade de cor clara e vice versa.
Depois de muito trabalho, o resultado é esse:
adilson0161@gmail.com