por DanielDL » Seg Mar 03, 2014 2:34 pm
A recomendação do manual é o 10W30, eu usaria o semi-sintético pelo custo x benefício. Quanto a baixar óleo, notei que na maioria dos casos este problema ocorre devido a ressecamento/desgaste dos retentores de válvulas, fazendo com que o óleo passe para a câmara de combustão. Creio eu que mudar para um óleo mais viscoso como o 20w50 não resolverá o problema, será algo apenas paliativo.
Vi que o pessoal por aqui não costuma usar muito o 10w30, mas tanto eu quanto o antigo proprietário do meu carro usávamos e era bom, o carro não batia tuchos. O meu também baixava um pouco de óleo, não tanto como você descreveu, e aí eu substituí os retentores de válvulas e ficou muito bom, não baixa mais nada entre uma troca e outra. Acho que é uma manutenção válida a ser feita, já que o custo não fica alto como o de uma retífica completa e os resultados, ao menos no meu caso, foram muito bons.
Na última troca de óleo usei o 15w40 por recomendação do pessoal daqui do fórum e também de um mecânico, mas honestamente me arrependi, nas próximas vou manter o 10w30.
- Anexos
-

- Recomendação manual

Daniel - MX-3 1997 1.6 16V