Rapaz, vou te dar minha opinião sincera...
Sou proprietário de um belo MX3 e ele é meu segundo carro.
Meu primeiro foi um fiat uno 96 com 18 anos, e com 19 anos peguei um mx3 1.6 dohc 95.
Os dois carros eu comprei com meu dinheiro e sei de cada alegria e cada tristeza.
Portanto eu posso te dar minha opinião, sobre um popular e sobre o mx3.
O carro popular é bem fácil de lídar, não tem segredo, não chama atenção, é dar a partida e sair... Pode passar em buraco que o carro é alto, se quebrar alguma coisa, qualquer auto peça vc acha, ou mesmo no mecânico tem... Todo mundo sabe mexer e todo mundo já teve um. Para andar na cidade, é muito muito mais fácil comparado ao Mx3. E quando quiser vender, fazer rolo, qualquer coisa, todo mundo aceita.
Então é na verdade um carro mais simples, menos trabalhoso, mais prático por justamente ser básico e não específico.
Agora o Mx3, muitos me disseram que seria burrice e tal, falaram o mesmo monte de porcaria que falaram pra vc. Mas eu queria e acabou, simplismente tinha que ser esse carro, não poderia ser outro, e eu estava ciente que a manutenção era UM POUCO mais cara, e RAZOAVELMENTE mais trabalhosa.
O carro na primeira vez que vc dirige, para quem gosta de um MX3, é algo apaixonante, é simplismente uma delícia, muitos reclamam do motor, mas eu acho excelente, ainda que o meu seja o 1.6.
O carro é sensação, vc vai andar na rua e vai ver gente virando o pescoço e olhando, gente gritando (sim já aconteceu), e mulherada querendo pular dentro do carro. O carro tem status, muito status. Nem se compara quanto a isso a um popular.
Mas tem seus problemas, o carro é baixo, e nas merdas de ruas, estradas e rodovias que nós temos, vc sofre bastante, é muito buraco, muita vibração, muito desgaste para um carro que não foi planejado para isso, não pensaram que rodaria em locais tão podres, visto que é um carro para pista, asfalto liso.
Você vai sofrer um pouco para andar com o carro na cidade, e vai sentir que ele não é tão prático quando um popular, não é um carro tão fácil....
Seus amigos vão ficar com inveja de você e sempre agorar seu carro. Fica sempre o estigma, um dia essa porra quebra e ele não vai ter como colocar mais para andar, vai encostar na garagem. Mas fazendo as manutenções adequadas isso jamais vai acontecer.
Mas é um carro no geral muito gostoso, muito chamativo, ótimo para dirigir, que vai te dar prazer em dirigir... Coloca muito carro zero km no bolso. E fora a exclusividade, vc quase nem vê um MX3 na rua...
Também tem o ponto positivo do clube, o pessoal é bastante acolhedor e vai te ajudar muito, você vai perceber isso, nós todos se ajudamos bastante.
Agora quando a ser seu primeiro carro, não vou te falar que é ou não é o ideal, mas acho que isso é vc quem tem que decidir, tem gente que tem pouco tempo de carta e dirige muito bem, outros tem cartas a décadas e são péssimos motoristas, depende da tua responsabilidade e do teu cuidado. Se você é estagiário, você vai suar um pouco com a manutenção dele, e com a manutenção de qualquer outro carro que vc pegue, o fato é que com pouco dinheiro qualquer carro fica caro.. Não tem jeito... A única coisa é com o Mx3 o gasto vai ser um pouco maior e o tempo dele na mecânica vai ser maior, calculo que o dobro do tempo de um carro popular.
Mas fica a você a decisão, mas melhor um gosto do que dinheiro no bolso.