por Eugênio » Dom Ago 08, 2010 7:49 am
1) Esta não sei responder.
2) O motor quando está começando a apresesentar seus sinais de desgaste, começa com o barulho de "serrar biela". Vc sente este serrar ao acelerar e soltar. Quando o giro cai vc escuta nitidamente(no início em volume baixo) um barulho tal qual um prrrrrr e some. Este barulho é proveniente do início da folga das bielas com os eixos dos pistões e com o eixo de manivelas. Neste momento deve-se passar a ter cuidado em não esticar mais as marchas e cuidar do motor como se já fosse um ancião e começar a guardar grana para a retífica que em breve acontecerá.
O próximo sintoma será o motor começar a "fumar", isto é, a folga excessiva entre os anéis de segmento e a camisa do pistão, permitirá a passagem de óleo e este queimado pelas centelhas expelirá os gases provenientes desta queima pela descarga. Este processo culminará em perda de compressão interna e com isso diminui o rendimento, aumento de consumo de gasolina e constante baixa do nível de óleo lubrificante.
Neste estágio o melhor à ser feito é a retífica geral do motor em uma retífica de excelente nível de qualidade pois uma retífica mal feita será o barato que sairá caro, isto é, serviço feito duas vezes.
Ao retificar o motor, será imprescindível fazer um bom amaciamento do motor. Deve-se utilizar óleo da melhor qualidade, de preferência junto com um aditivo tipo bardhal b 12 sempre, pois este prolonga em muito a vida útil do motor pois deixa sempre uma película lubrificante em todos os pontos de contato e atrito do motor.
Deve-se respeitar sempre os prazos de troca de filtro e do óleo e se quer dar ao motor uma vida útil bastante longa, NÃO DÊ PAU NO MOTOR. Quanto melhor tratado, mais ele vai durar. Já tive um motor AP 1.6 com mais de 400 mil Km rodados na minha mão sem nunca precisar te-lo aberto, somente com estes cuidados mensionados. Ao medir a compressão dele, igual a zero Km.
Utilizo somente óleo Havoline Superior SL aditivado com Bardhal B 12, filtro de óleo/ar da marca Fran.
Essa é a minha experiência de 38 anos de amante de automobilismo.
Abçs
Eugênio