por diego_rj » Sex Mar 05, 2010 12:16 pm
MX-3 é legal ter como segundo carro, um carro para curtir, aquele carro que passamos horas envolvidos. Por que isso? Por se tratar de um importado sem concessionária em território nacional, as peças podem vir a ser um problema, você consegue achar com tranqüilidade até, o problema é o tempo que demora a chegar devido à importação. No caso de você necessitar trocar uma peça quebrada pode vir a ser necessário parar o carro durante um tempo e isso pode ser um transtorno para pessoas que dependem do carro e não tem um outro sobressalente. Peças novas originais Mazda você consegue através do site Mazda Brasil, não é um escritório da Mazda mas sim uma empresa que importa peças da Mazda, peças originais, novas e com garantia. Mas qual o problema? Certa vez precisei de uma peça da suspensão, eles tinham de sobra em estoque, mas levou 90 dias para chegar, resultado: o carro ficou parado por 90 dias pelo frete mais 5 dias pela oficina. E por falar em oficina, mecânico para tratar do Mazda é complicado, o cara tem que saber com o que está lidando para não fazer lambança e conseguir um ajuste fino no carro. Mecânicos curiosos e MX-3 são coisas que não se dão muito bem, creio que em SP mecânico não seja problema. Outra coisa, peça para MX-3 tem que ser nova e original. No Brasil você encontra muitas empresas e pessoas que vendem peças para MX-3, o grande lance é tomar cuidado com o tal do “zero bala”, muitas vezes esse “zero bala” é peça recondicionada, mas acho que isso é um cuidado que se deve ter com qualquer carro. Não é só história triste, existem excelentes vendedores no Brasil com preço justo, o grande lance como falei é o cuidado com o tal de “zero bala”, “usado quase novo”, “usado em perfeito estado” e similares. Em termos de carro, resumo assim: excelente, suspensão, motor, acessórios, tudo. É um carro que se você mantiver com peças originais e manutenção preventiva em dia (óleo, correias, água, etc, normal para qualquer carro) vai durar muito e o melhor, sem quebras, mas lembre-se, é um carro antigo e por isso a alta quilometragem pode significar que peças estejam já em final de vida útil (normal também para qualquer carro). Uma coisa é certa, vai ser complicado você comprar um MX-3 com baixa quilometragem e se existir vai custar caro. O meu por exemplo eu comprei com 92 mil e uma suspensão inteira para fazer. Mas vou te falar que tocar um MX-3 é uma experiência única, um prazer inenarrável.
Com relação aos demais carros que você citou. Não conheço o Clio então nem falo nada, com relação aos Corsas, só ouço dizer que é bom, também nunca tive um, já dirigi um e não gostei, mas aí é gosto pessoal, e no meu caso é um problema porque sou muito chato.
Com relação ao 206, tive um e foi aprovado com louvor. Ótima suspensão, ótimo motor, ótimo tudo. Vendi com dor no coração e por necessidade, mas... é um carro para quem tem cuidado e grana para bancar, em compensação, ele retorna cada centavo gasto. Não adianta ter um Peugeot e ficar usando peça paralela ou recondicionada, ele não aceita, acaba que o que você economiza em uma bucha comprando paralela ou recondicionada acaba não resolvendo e ainda danificando uma balança. Como falei, carro para quem tem pra bancar, aliás, acho que todo carro é assim.
É isso, minha opinião e, como tal, não representa a totalidade dos fatos ou a verdade universal, foi mais pra dificultar sua escolha... brincadeira, espero ter ajudado
Abraços