Bobina e rotor

Dúvidas gerais sobre o MX-3

Bobina e rotor

Mensagempor ralf » Dom Ago 08, 2010 1:38 am

1-Como testar a bobina do distribuidor e qual o sintoma que aparece no carro quando ela ta com problema?
2-E sintoma com o rotor ruim?
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Re: Bobina e rotor

Mensagempor Eugênio » Dom Ago 08, 2010 7:49 am

1) Esta não sei responder.

2) O motor quando está começando a apresesentar seus sinais de desgaste, começa com o barulho de "serrar biela". Vc sente este serrar ao acelerar e soltar. Quando o giro cai vc escuta nitidamente(no início em volume baixo) um barulho tal qual um prrrrrr e some. Este barulho é proveniente do início da folga das bielas com os eixos dos pistões e com o eixo de manivelas. Neste momento deve-se passar a ter cuidado em não esticar mais as marchas e cuidar do motor como se já fosse um ancião e começar a guardar grana para a retífica que em breve acontecerá.
O próximo sintoma será o motor começar a "fumar", isto é, a folga excessiva entre os anéis de segmento e a camisa do pistão, permitirá a passagem de óleo e este queimado pelas centelhas expelirá os gases provenientes desta queima pela descarga. Este processo culminará em perda de compressão interna e com isso diminui o rendimento, aumento de consumo de gasolina e constante baixa do nível de óleo lubrificante.
Neste estágio o melhor à ser feito é a retífica geral do motor em uma retífica de excelente nível de qualidade pois uma retífica mal feita será o barato que sairá caro, isto é, serviço feito duas vezes.
Ao retificar o motor, será imprescindível fazer um bom amaciamento do motor. Deve-se utilizar óleo da melhor qualidade, de preferência junto com um aditivo tipo bardhal b 12 sempre, pois este prolonga em muito a vida útil do motor pois deixa sempre uma película lubrificante em todos os pontos de contato e atrito do motor.
Deve-se respeitar sempre os prazos de troca de filtro e do óleo e se quer dar ao motor uma vida útil bastante longa, NÃO DÊ PAU NO MOTOR. Quanto melhor tratado, mais ele vai durar. Já tive um motor AP 1.6 com mais de 400 mil Km rodados na minha mão sem nunca precisar te-lo aberto, somente com estes cuidados mensionados. Ao medir a compressão dele, igual a zero Km.
Utilizo somente óleo Havoline Superior SL aditivado com Bardhal B 12, filtro de óleo/ar da marca Fran.
Essa é a minha experiência de 38 anos de amante de automobilismo.
Abçs
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Re: Bobina e rotor

Mensagempor tomazela » Dom Ago 08, 2010 10:58 am

Muito boa a resposta eugênio, mas acho que vc trocou o r pelo m ae hehe :D Ele perguntou do rotor do distribuidor :lol:

1- No manual tem como testar , da uma conferida lah. Na vdd no manual tem como testar cada pedacinho do carro ^^

2- Acho que o único sintoma do rotor não estar funcionando é o carro começar a falhar mesmo!!
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Re: Bobina e rotor

Mensagempor ralf » Dom Ago 08, 2010 1:09 pm

Hehehe correto "rotor"
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Re: Bobina e rotor

Mensagempor Eugênio » Dom Ago 08, 2010 9:26 pm

I'M sorry!!! Mas mesmo assim valeu como resposta a uma pergunta não feita ainda.....

Quanto ao rotor ruim, apresenta falhas já em marcha lenta e aceleração ruim, falhando e as vezes estourando.
Existe uma resistência ao longo do rotor e se ela romper, acaba o contato elétrico entre a bobina de ignição e as velas. Uma verificação visual para o mal estado de conservação do rotor, apresenta umas rachaduras de ressecamento em cima desta resistência e fica com a cor escurecida..
A parte terminal do rotor( A que direciona a energia para as velas) apresenta a ponta toda irregular e queimada, o mesmo acontecendo com os contatos na tampa do distribuidor. Se o estado for razoável, lixar estes contatos até deixalos lisinhos que já melhora bastante.
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Re: Bobina e rotor

Mensagempor ralf » Dom Ago 08, 2010 10:08 pm

Ok :wink:
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