por suhr77 » Dom Jun 20, 2010 8:49 pm
o uso de gasolina com mais octanagem nao afeta em nada o motor, a octanagem eh a capacidade da gasolina em resistir a explosao pela compressao, ou seja, em carros de rua, uma gasolina com 80 de octanagem jah eh o suficiente, exceto para alguns carros importados turbo, q devem usar cerca de 85/87 octanas pelo fato do turbo comprimir a mistura ar/comb. mas ainda assim podem usar a gasolina comum que tem se nao me engano 89 octanas (se tiver ekivocado corrige ai) e ainda que use uma gasolina ruim com menos octanas, a maioria dos carros que comprimem mais no motor ou usam turbo tem um sensor chamado knock que detecta a queima antes da hora e acende uma luz no painel.. e libera os gazes imediatamente do cilindro para evitar danos ao motor.. as aditivada possuem mais octanagem e nao alteram em nada a performance do veículo, apenas tem mais capacidade de resistir a explosao.. porem existem companiar que adicionam mais alguns componentes quimicos para melhorar a queima e render mais alguns cavalos ao motor.
Nos carros de rua eh desnecessario a aditivada apenas com mais octanas, se tiver aditivos para uma queima melhor incluido no comb. vale a pena sim pois o motor vai render mais..
para carros de corrida eh extremamente necessario usar mais octanas, por isso muitos carros de competiçao usam alcool (tem maior resistencia a explosao por compressao e calor) ou metanol (tem maior resistencia a explosao por comp.) ou gasolina com metanol.