Tipo de Combustível

Dúvidas gerais sobre o MX-3

Tipo de Combustível

Mensagempor lmages » Sex Jun 18, 2010 6:40 pm

Fala galera, eu por acaso li uma matéria na página do hotmail em inglês e lá menciona que usar gasolina premium (octanagem diferente) em carros que não tem o motor projetado para usar essa gasolina é jogar dinheiro fora, pois o rendimento não irá mudar ou mudará o mínimo, eu já havia lido isso antes em outro lugar, até aí nada que me preocupe porém a próxima afirmação é preocupante, lá menciona se usar gasolina de octanagem padrão, aditivada ou não em um carro com o motor projetado para ser usado com a gasolina premium, isso trará prejuízos sérios em algum momento.
O motor do mx3 é projetado para uso de qual tipo de gasolina ? Octanagem padrão ou alta ?
Se os termos estiverem errados por favor me corrijam.
lmages

Re: Tipo de Combustível

Mensagempor ralf » Dom Jun 20, 2010 7:19 pm

Se não me engano ele se da muito bem com a premium e as comuns aditivadas.
ralf
Amigo
Amigo

Registro: 27/08/2008
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Mensagempor suhr77 » Dom Jun 20, 2010 8:49 pm

o uso de gasolina com mais octanagem nao afeta em nada o motor, a octanagem eh a capacidade da gasolina em resistir a explosao pela compressao, ou seja, em carros de rua, uma gasolina com 80 de octanagem jah eh o suficiente, exceto para alguns carros importados turbo, q devem usar cerca de 85/87 octanas pelo fato do turbo comprimir a mistura ar/comb. mas ainda assim podem usar a gasolina comum que tem se nao me engano 89 octanas (se tiver ekivocado corrige ai) e ainda que use uma gasolina ruim com menos octanas, a maioria dos carros que comprimem mais no motor ou usam turbo tem um sensor chamado knock que detecta a queima antes da hora e acende uma luz no painel.. e libera os gazes imediatamente do cilindro para evitar danos ao motor.. as aditivada possuem mais octanagem e nao alteram em nada a performance do veículo, apenas tem mais capacidade de resistir a explosao.. porem existem companiar que adicionam mais alguns componentes quimicos para melhorar a queima e render mais alguns cavalos ao motor.

Nos carros de rua eh desnecessario a aditivada apenas com mais octanas, se tiver aditivos para uma queima melhor incluido no comb. vale a pena sim pois o motor vai render mais..

para carros de corrida eh extremamente necessario usar mais octanas, por isso muitos carros de competiçao usam alcool (tem maior resistencia a explosao por compressao e calor) ou metanol (tem maior resistencia a explosao por comp.) ou gasolina com metanol.
suhr77
Amigo
Amigo

Registro: 03/02/2010
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Mensagempor majorferk » Seg Jun 21, 2010 8:07 pm

Só p/ ajudar.
Gas com e Gas adit = 87 octanas
Gas premium = 91 octanas
Gas pódium = 95 octanas
Carros c/ taxa de compressão de 9/1, NÃO rendem nada a mais com gas de alta octanagem.
majorferk
Amigo
Amigo

Registro: 16/09/2008
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Outros

Mensagempor ander_sbo » Qui Jul 08, 2010 4:23 pm

enfim gente , no caso dos mx3 1.6 , qual a gasolina indicada para ele ??
ander_sbo
Amigo
Amigo

Registro: 28/01/2010
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Mensagempor deepbluemx3 » Qui Jul 08, 2010 6:10 pm

Quando coloco a premium meu mx parece um avião!!!! :D
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!