Pessoal, este tutorial é apenas para quem realizou a troca do distribuidor ou da bobina velha por uma nova, onde antes da troca o conta giros funcionava normalmente e após a troca, ele para de funcionar!
Estou deixando isto bem claro, pois não me responsabilizo por eventuais problemas.
Vale tanto para Mx3 1.6 quanto para 1.8, mas este tutorial vou usar o esquema elétrico do 1.6, para o 1.8, basta o dono do carro procurar os mesmos fios que estarão com cores diferentes)
Mas para quem esta nessa situação do conta giros não funcionar após a troca do distribuidor ou da bobina, segue a solução:
1º) Essas peças são feitas na China, e provavelmente foram fabricadas invertidas, para consertar esse problema, deve-se inverter 2 fios no conector da bobina de 3 pinos, onde 1 dos fios é energizado (neste NÃO PODE MEXER), outro fio é o que manda sinal para o conta giros, e outro é o que vai para a caixa de diagnose.
2º) Os fios (Y/L) e (R) estão em inglês, que referem-se às cores "amarelo/ azul" e "vermelho", são esses os fios que deverão ser invertidos conforme a imagem abaixo.
3º) Para os medrosos digo: Se seguir os passos corretamente, não tem como ocorrer nenhum tipo de problema, pois o fio que vai para a caixa de diagnóstico não é energizado, ele é um fio solto, que serve para leitura apenas, assim como o conta giros também faz a leitura do sinal.
4º) Caso o problema não seja resolvido, provavelmente vc deve ter algum outro problema escondido que impede do conta giros funcionar, nesse caso, precisaria verificar se não mexeu em mais nada no carro...