Tuchos - batida constante

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Tuchos - batida constante

Mensagempor DanielDL » Sex Jul 20, 2018 5:14 pm

Pessoal, assunto antigo, mas dei uma revirada nas mensagens antigas e persistiram algumas dúvidas.
De uns tempos pra cá meu carro tá batendo tucho direto. Uso óleo 10W30, e filtro TECFIL. Em certa ocasião meu mecânico me disse que apenas alguns estavam ruins e substituiu os 4 primeiros, mas o barulho continuou o mesmo.

Pergunto aos mais experientes:
A solução é somente substituir os 16? Tem alguma outra medida que possa ser feita?
ImagemImagemImagem
Daniel - MX-3 1997 1.6 16V
Avatar de usuário
DanielDL
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 183
Idade: 29
Registro: 26/04/2013
Localização: Barbacena - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Tuchos - batida constante

Mensagempor Paulo » Seg Jul 23, 2018 8:16 pm

Daniel, o meu também estava assim e melhorou muito depois que eu troquei todos os tuchos(24 - o meu é V6) e fiz uma limpeza geral, em oficina, na parte superior do motor e do cárter. Antes de abrir o motor usei um flush corretivo da Koube.
Depois de fechado o motor usei 3 litros de oleo sintético barato para "enxaguar" e retirar qualquer resíduo do flush e dos produtos usados na lavagem interna. Só depois coloquei óleo novo (sintético 10w-30) com o qual rodei algo em torno de 100km ou aprox 1 mês, trocando novamente o óleo usando flush da Bardhal na troca, tomando o cuidado de antes de colocar o óleo definitivo fazer o tal "enxague" com 2,5 a 3 litros de óleo(limite mínimo da vareta). Após isto fiz outra troca com quase 500km ou mais ou menos 4 meses, tomando os mesmos cuidados da troca anterior.
A partir daí fui espaçando mais as trocas, como rodo pouco foi no tempo mesmo - 7 meses e depois um ano) até voltar ao o que eu já costumava fazer, ou seja 3000km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro(no meu caso sempre o que ocorre primeiro é o tempo, kkk)
Este "enxague" consiste em colocar um óleo sintético mais barato para retirar sujeiras soltas pelo flush e também resíduos dele. Em todas as trocas eu troquei o filtro também.
Bom, Melhorou mas não acabou, ele ainda bate um pouquinho logo quando liga, mas é muito pouco comparado a antes. Estou programando trocar a bomba de óleo para ver se o problema acaba de vez, afinal o meu carro já tem 25 anos e 160 mil KM e a bomba ainda é original.
Avatar de usuário
Paulo
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 972
Idade: 59
Registro: 07/06/2008
Localização: Rio de Janeiro/RJ
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V

Re: Tuchos - batida constante

Mensagempor DanielDL » Ter Jul 24, 2018 2:28 pm

Obrigado pelas dicas Paulo. Já agendei com o mecânico para aferir a pressão de óleo. A princípio ele não viu indícios de borra, o que é um bom sinal. Tudo sugere que sejam os tuchos mesmo, então o jeito vai ser importar novos. De qual marca você usou?
ImagemImagemImagem
Daniel - MX-3 1997 1.6 16V
Avatar de usuário
DanielDL
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 183
Idade: 29
Registro: 26/04/2013
Localização: Barbacena - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Tuchos - batida constante

Mensagempor Paulo » Ter Jul 24, 2018 3:16 pm

Daniel, eu comprei no eBay há muitos anos. Não eram originais Mazda nem de outra montadora. Depois que comprei fiquei sabendo que a Kia utiliza os mesmos tuchos que o MX nos seguintes veiculo: Sportage, Magenta, O ótima, Sephia. O código da Kia é 22226-2B001. A Hyundai também utilizou esses tuchos no Accent. Acho que assim é mais facil para VC obter tuchos com qualidade original.
Avatar de usuário
Paulo
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 972
Idade: 59
Registro: 07/06/2008
Localização: Rio de Janeiro/RJ
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V

Re: Tuchos - batida constante

Mensagempor Paulo » Ter Jul 24, 2018 3:18 pm

VC pode adquiri-los em autorizada Kia.
Avatar de usuário
Paulo
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 972
Idade: 59
Registro: 07/06/2008
Localização: Rio de Janeiro/RJ
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V

Re: Tuchos - batida constante

Mensagempor Paulo » Ter Jul 24, 2018 3:21 pm

Antes de comprar confirme levando o tucho que esta no carro para comparar.
Avatar de usuário
Paulo
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 972
Idade: 59
Registro: 07/06/2008
Localização: Rio de Janeiro/RJ
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V

Re: Tuchos - batida constante

Mensagempor Paulo » Ter Jul 24, 2018 3:24 pm

Acho que o código que coloquei acima está errado. Leva o antigo para confirmar.
Avatar de usuário
Paulo
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 972
Idade: 59
Registro: 07/06/2008
Localização: Rio de Janeiro/RJ
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V


Retornar para Manutenção

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron