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Re: SWAP

MensagemEnviado: Seg Jun 24, 2013 3:27 pm
por mxsilver
mais umas fotos:
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acho que não resta duvidas de que essa mecânica é 100% compatível com o mx3, o motor é fácil de conseguir no Brasil inclusive novo, a caixa não consegui identificar, não parece ser G e nem F, provável que seja da linha ford.

Re: SWAP

MensagemEnviado: Seg Jun 24, 2013 5:17 pm
por deepbluemx3
Pelo que lí no protege club, o motor mais indicado para substituir o b6 seria o BP 1.8 do protegé.
O problema principal de se colocar o zetec seria na parte da ECU e na fiação, já que o zetec já é OBDII...

Re: SWAP

MensagemEnviado: Seg Jun 24, 2013 9:43 pm
por mxsilver
deepbluemx3 escreveu:Pelo que lí no protege club, o motor mais indicado para substituir o b6 seria o BP 1.8 do protegé.
O problema principal de se colocar o zetec seria na parte da ECU e na fiação, já que o zetec já é OBDII...


É verdade, mecanicamente o BP é plug-player com a caixa e suporte do mx3, tem algumas mudanças na fiação mas não é tão difícil de contornar, eu tenho um motor desses aqui em casa e rodei com ele por quase um ano enquanto retificava o meu B6 (fiz beeemm aos poucos heheh). segue uma foto dele no meu mazda, quase não se nota a diferença, ele é um pouco maior, muda o respiro da tampa e o coletor tem geometria variável ao invés da ressonância do B6
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A verdade é que propus a troca pelo zetec por ser um motor mais fácil de encontrar no Brasil, e acho que é uma boa alternativa pra quem quer trocar o motor sem fazer uma baita gambiarra, quanto a fiação acho que é o de menos com paciência se faz um misto do mx3 e o carro doador.
Mas como eu disse é so uma ideia que me surgiu quando descobri que zx2 usa zetec, eu mesmo não penso em fazer isso já que estou com o motor novo e ainda tenho um BP de reserva.

Re: SWAP

MensagemEnviado: Ter Jun 25, 2013 7:30 am
por Luizhoreis
Aqui em 7 Lagoas tem um mx3 com motor do protege e fiquei com a impressão que ele anda igual ou um pouco mais que o 1.8 v6. Era de um protege 99/00 nao sei quantos cv ele tem se alguém souber...

Re: SWAP

MensagemEnviado: Ter Jun 25, 2013 10:28 am
por Luizhoreis
Muita coisa do Kia Sephia e Shuma também funfa no Mx-3. Batente, coxim, juntas, homocinética, bicos injetores, embreagem.
Alguns Daihatsu também tem algumas peças: Aplause 1.6 16V, Sharade 1.6 16V, Terios SX 1.6 16V

Isso foi o que lembrei agora....rs
mas tem mais coisas...

Re: SWAP

MensagemEnviado: Ter Jun 25, 2013 10:55 am
por mx3black
Senão me engano esse motor DOHC do Protege tem 130cv. O Álvaro falou que já fez essa troca em alguns MX-3 e disse que o carro fica muito esperto.

Re: SWAP

MensagemEnviado: Ter Jun 25, 2013 10:52 pm
por mxsilver
mx3black escreveu:Senão me engano esse motor DOHC do Protege tem 130cv. O Álvaro falou que já fez essa troca em alguns MX-3 e disse que o carro fica muito esperto.


é algo em torno de 125 a 130, ele tem muito mais torque ate uns 3200 rpm, acima disso não senti muita diferença, outra coisa é o som do motor que é mais encorpado.

Re: SWAP

MensagemEnviado: Ter Jun 25, 2013 11:15 pm
por drigz
Dei uma boa pesquisada no assunto e descobri que vários cambios da ford são "versões melhoradas" do cambio G25M. As vezes encontra-se um de algum carro mais atual com as coisas "meio no jeito"

Re: SWAP

MensagemEnviado: Ter Jun 25, 2013 11:18 pm
por drigz
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Cambio MX-3

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Cambio Ecosport 2.0

Re: SWAP

MensagemEnviado: Qua Jun 26, 2013 12:08 am
por mxsilver
drigz escreveu:Dei uma boa pesquisada no assunto e descobri que vários cambios da ford são "versões melhoradas" do cambio G25M. As vezes encontra-se um de algum carro mais atual com as coisas "meio no jeito"


legal amigo, essa do eco na serve pq ele é duratec, mas se a "caixa seca" de uma caixa ford-zetec for compatível com uma mazda G ou F pode dar certo.

Re: SWAP

MensagemEnviado: Qua Jun 26, 2013 9:59 am
por deepbluemx3
Acompanhando por aqui, tô achando muito interessante essa discussão...

Re: SWAP

MensagemEnviado: Qua Jun 26, 2013 11:49 pm
por mxsilver
descobri qual caixa o ford zx2 usa, é uma mazda grm5, é a mesma das versões manuais do 626 2.0 e V6, mx3 V6, protege, probe e mx6 existem apenas algumas diferenças de escalonamento. so que no zx2 ela usa uma caixa seca pra ser compatível com o Zetec, e vai saber que caixa seca é essa.

essa é a caixa do 626:
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e abaixo uma comparação com a caixa seca do ZX2 e do protege, é por um pentelhésimo que não é a mesma.

ZX:
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Protege:
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a caixa seca do protege é a mesma do mx3 B6, so o cambio é da serie F, se por uma cagada do destino o zetec coubesse, seria possível fazer o swap sem sequer trocar o cambio do mx3.
outra coisa so pra constar: se vc turbinou seu mx3 e a caixa não esta aguentando vc pode por uma caixa de 626 ou outro que eu citei apenas mantendo a caixa seca, as caixas da serie G aguentam mais de 400 cvs e as da serie F uns 200 e poucos.

Re: SWAP

MensagemEnviado: Qua Out 22, 2014 3:51 pm
por André Luis
Desenterrando, pois esse é um tópico bastante útil...

Alguém sabe alguma coisa mais sobre esse swap com motores Ford? E swap com outros motores quaisquer, alguém tem algo para compartilhaR?