SWAP

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

SWAP

Mensagempor mxsilver » Sex Jun 21, 2013 3:33 pm

Ola, colegas acompanho os foruns a algum tempo mas so me registrei agora. Sei que já foi falado muito sobre troca de motores mas queria debater isso em uma linha diferente, apenas troca de motores realmente compatíveis, pesquisando motores utilizados em outros carros que tenha a mesma plataforma que a do nosso.

Não penso e fazer isso agora mas no futuro talvez, os KL são um sonho mas achei inúmeros relatos em sites gringos dq são motores “chatos” de lidar alem de caros no Brasil, a troca por BP não traria la muitas vantagens aqui, já que a potencia não aumenta tanto, as peças são igualmente difíceis e a tecnologia é da mesma época q a do B6.

Mas descobri algo interessante, nos USA a Ford colocou o Zetec 2.0 no Escort ZX2 (que usa plataforma da linha “B” que é “Irma” da nossa). Gostaria da ajuda de vcs para reunir informações sobre o restante da mecânica desse Escort e a compatibilidade com o nosso mazda. Se descobrirmos qual era a caixa de cambio, os suportes do motor e caixa, semieixos e suspensão utilizado creio que isso abre um leque de possibilidades para outros motores mais modernos da linha Ford.
Alguém afim de ajudar?

Com paciência acho que poderíamos fazer uma “receita” de uma mecânica mais moderna como já vi o pessoal fazer muito em sites gringos.
Obrigado.
Avatar de usuário
mxsilver
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 42
Idade: 40
Registro: 21/06/2013
Localização: SC
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: SWAP

Mensagempor mxsilver » Sex Jun 21, 2013 3:36 pm

ps: o escort dos USA não tem nada haver com o nosso.
Avatar de usuário
mxsilver
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 42
Idade: 40
Registro: 21/06/2013
Localização: SC
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: SWAP

Mensagempor deepbluemx3 » Sáb Jun 22, 2013 10:53 am

mxsilver escreveu:Ola, colegas acompanho os foruns a algum tempo mas so me registrei agora. Sei que já foi falado muito sobre troca de motores mas queria debater isso em uma linha diferente, apenas troca de motores realmente compatíveis, pesquisando motores utilizados em outros carros que tenha a mesma plataforma que a do nosso.

Não penso e fazer isso agora mas no futuro talvez, os KL são um sonho mas achei inúmeros relatos em sites gringos dq são motores “chatos” de lidar alem de caros no Brasil, a troca por BP não traria la muitas vantagens aqui, já que a potencia não aumenta tanto, as peças são igualmente difíceis e a tecnologia é da mesma época q a do B6.

Mas descobri algo interessante, nos USA a Ford colocou o Zetec 2.0 no Escort ZX2 (que usa plataforma da linha “B” que é “Irma” da nossa). Gostaria da ajuda de vcs para reunir informações sobre o restante da mecânica desse Escort e a compatibilidade com o nosso mazda. Se descobrirmos qual era a caixa de cambio, os suportes do motor e caixa, semieixos e suspensão utilizado creio que isso abre um leque de possibilidades para outros motores mais modernos da linha Ford.
Alguém afim de ajudar?

Com paciência acho que poderíamos fazer uma “receita” de uma mecânica mais moderna como já vi o pessoal fazer muito em sites gringos.
Obrigado.

Realmente eu não tinha essa informação dos zetec 2.0 na linha do ZX2, se realmente isso se confirmar, com certeza é uma ótima opção, pois é um motor 4 cc e poderíamos fazer o SWAP com os nossos mx de forma muito mais simples, e barata, principalmente porque a maioria dos nossos mx é 4cc, e essa seria uma mecânica moderna e com abundância de pessas de reposição, vamos ver se o AndersonR tem alguma informação sobre isso...
Por essa informação abaixo o ganho não seria tanto, porém o motor e o posicionamento dele é bem parecido ao b6...
Anexos
ZetecZX2.png
zetecENG.jpg
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: SWAP

Mensagempor gertz » Sáb Jun 22, 2013 2:31 pm

Os motores Mazda, do Mx3, e os Ford, tem muito em comum. Derivam do mesmo projeto.
"Para ganhar velocidade, adicione leveza.” Colin Chapman.
Avatar de usuário
gertz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 397
Idade: 61
Registro: 01/09/2011
Localização: Porto Alegre
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: SWAP

Mensagempor mxsilver » Sáb Jun 22, 2013 2:32 pm

ola amigo, realmente eles são bem parecidos, já que os zetec 1.8 e 2.0 tem sua composição inspirada na linha B da mazda.

segue mais uma imagem de um zetec em um zx2, repare que o cofre é praticamente idêntico ao do mx3.

Imagem
Avatar de usuário
mxsilver
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 42
Idade: 40
Registro: 21/06/2013
Localização: SC
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: SWAP

Mensagempor .AJ. » Sáb Jun 22, 2013 3:26 pm

galera eu ja havia postado isso uma vez no clube, sobre varias peças e adaptações do escort americano pro mx3 so ainda n tinha visto uma foto dele motado dentro do cofre do motor realmente se parecem d+
Imagem
.AJ.
Membro
Membro
 
Mensagens: 589
Idade: 35
Registro: 02/02/2010
Localização: Conselheiro Lafaiete, BH --- MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: SWAP

Mensagempor .AJ. » Sáb Jun 22, 2013 3:37 pm

caixa de fusiveis, reservatorio de freio e talvez o freio, mangueira do coletor, proteção do escape e a tampa so muda o lado o bocal são bem identicas a primeira vista
Imagem
.AJ.
Membro
Membro
 
Mensagens: 589
Idade: 35
Registro: 02/02/2010
Localização: Conselheiro Lafaiete, BH --- MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: SWAP

Mensagempor mxsilver » Sáb Jun 22, 2013 4:03 pm

.AJ. escreveu:caixa de fusiveis, reservatorio de freio e talvez o freio, mangueira do coletor, proteção do escape e a tampa so muda o lado o bocal são bem identicas a primeira vista



O motor é parecido esteticamente, mas não compartilha praticamente nenhuma peça com o B6, inclusive a caixa utilizada é outra. O que faz ele compatível com o mx3 é basicamente a existência dos suportes e semi eixos.
No Brasil temos esse motor nos primeiros focus e no mondeo da penúltima geração trazida para ca.

To tentando achar o manual de serviço do zx2 Zetec mas até agora nada.
Avatar de usuário
mxsilver
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 42
Idade: 40
Registro: 21/06/2013
Localização: SC
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: SWAP

Mensagempor .AJ. » Sáb Jun 22, 2013 4:09 pm

Sim sim em peça de motor (parte bruta msm peças mecanicas) quase nada, mas os acessorios algumas coisas são compartilhadas
se vc quer achar part number e nome ta tudo ai
http://www.oemautopartz.com/mazda/parts ... mazda/mx-3
Imagem
.AJ.
Membro
Membro
 
Mensagens: 589
Idade: 35
Registro: 02/02/2010
Localização: Conselheiro Lafaiete, BH --- MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: SWAP

Mensagempor .AJ. » Sáb Jun 22, 2013 4:16 pm

mandei uma mp ai olha ai por favor
Imagem
.AJ.
Membro
Membro
 
Mensagens: 589
Idade: 35
Registro: 02/02/2010
Localização: Conselheiro Lafaiete, BH --- MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: SWAP

Mensagempor mxsilver » Dom Jun 23, 2013 1:05 pm

.AJ. escreveu:mandei uma mp ai olha ai por favor


opa, tem algumas aqui: http://www.cardomain.com/ride/3980740/1 ... chback-2d/

abrass.
Avatar de usuário
mxsilver
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 42
Idade: 40
Registro: 21/06/2013
Localização: SC
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: SWAP

Mensagempor Luizhoreis » Dom Jun 23, 2013 8:00 pm

Zetec
Zetec é um motor de origem inglesa utilizado na maioria dos carros da Ford no Brasil desde 1997 com o fim da Autolatina. A Ford oferecia o Zetec-SE em versões 1.4 16v para o Fiesta, e o Zetec-E 1.8 16v no Escort e 2.0 16v no Mondeo. Com o lançamento do Focus no Brasil, no final do ano 2000, ele também passou a usar a versão 2.0 16v que gerava 130 cv que, na realidade, é o mesmo motor que era usado no Mondeo desde 1994.
Atualmente a Ford ainda utiliza os motores Zetec Rocam, diferentes do Zetec-SE por serem derivados dos motores Endura e terem 8 válvulas. Estão disponíveis nas versões 1.0 8v e 1.6 8v. O motor 1.6 16v do Focus, hoje conhecido como "Sigma", é na verdade é uma variação do Zetec-SE 1.4 16v usado no Fiesta entre 1996 e 1998. Essa família de motores foi lançada em 1994 no Brasil com o Mondeo, nas versões 1.8 16v e 2.0 16v. Os primeiros a usarem o Zetec-SE foram o Mondeo em 1994, o Fiesta CLX em 1996, além do Focus em 2000. Já os Zetec Rocam foram usados inicialmente no Fiesta em 1998 (versões 1.0 e 1.2), na picape Courier em 1999 (em ambos os modelos substituindo o motor Endura 1.3) e também nas versões básicas do Escort em 2001 (1.6 8v), que não fizeram muito sucesso.
O nome foi utilizado para uma gama diversa de motores. A família original foi baseada no motor Ford Zeta (de onde o nome Zetec foi baseado), outros motores que receberam o nome Zetec incluem um derivado de um motor Yamaha/Mazda (Ford Zetec-SE ou Ford Sigma), o Zetec-Rocam (baseado no motor Ford Kent/Endura) e o Zetec TDCi (baseado no motor Ford Duratorq).

Ford Duratec
Alguns modelos menores da família Duratec, como o 1,3 e o 1,6 litros, são motores Endura/Zetec-Rocam renomeados.
Os modelos maiores da gama Zetec foram substituídos por motores Duratec, derivados do motor Mazda MZR. Estes são utilizados nos modelos EcoSport 2.0, Focus 2.0, Fusion e Ranger
MX-3 é Familia!!

LUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA REIS
Sete Lagoas-MG
Skype: luizhoreis
Email: luizhoreis@yahoo.com.br
Cel/WhatsApp: (31) 9214-0209

Mx-3 1.6 Prata 97 - off
Mx-3 1.6 Preto 94 - off
Mx-3 1.6 Preto 95 - off
Mx-3 1.6 Preto 97 - off
Mx-3 1.8 V6 Verde Europeu - off
Mx-3 1.6 Vermelho 95 Precidia - off
Mx-3 1.8 V6 Preto 95 Precidia - on
Avatar de usuário
Luizhoreis
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 605
Idade: 38
Registro: 31/07/2006
Localização: Sete Lagoas - MG
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: SWAP

Mensagempor fabiocamo » Seg Jun 24, 2013 12:01 am

Pessoal, pela foto que estou vendo, os batentes da suspensão são identicos ao do MX3!!!!! 4 furos!!! Teria que saber as medidas apenas.
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: SWAP

Mensagempor Luizhoreis » Seg Jun 24, 2013 7:34 am

fabiocamo escreveu:Pessoal, pela foto que estou vendo, os batentes da suspensão são identicos ao do MX3!!!!! 4 furos!!! Teria que saber as medidas apenas.

São os mesmos. Como amortecedor, homocinetica, coifas, batentes tudo igual.
MX-3 é Familia!!

LUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA REIS
Sete Lagoas-MG
Skype: luizhoreis
Email: luizhoreis@yahoo.com.br
Cel/WhatsApp: (31) 9214-0209

Mx-3 1.6 Prata 97 - off
Mx-3 1.6 Preto 94 - off
Mx-3 1.6 Preto 95 - off
Mx-3 1.6 Preto 97 - off
Mx-3 1.8 V6 Verde Europeu - off
Mx-3 1.6 Vermelho 95 Precidia - off
Mx-3 1.8 V6 Preto 95 Precidia - on
Avatar de usuário
Luizhoreis
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 605
Idade: 38
Registro: 31/07/2006
Localização: Sete Lagoas - MG
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: SWAP

Mensagempor mxsilver » Seg Jun 24, 2013 3:07 pm

Luizhoreis escreveu:
fabiocamo escreveu:Pessoal, pela foto que estou vendo, os batentes da suspensão são identicos ao do MX3!!!!! 4 furos!!! Teria que saber as medidas apenas.

São os mesmos. Como amortecedor, homocinetica, coifas, batentes tudo igual.


Isso mesmo.
Por outras fotos que vi ele tem aquela travessa em baixo que apoia a caixa com dois suportes exatamente igual ao mx3, ou seja a caixa é apoiada da mesma forma que no mazda e não pela lateral como no focus ou mondeo. Ainda não descobri que caixa é essa.
Avatar de usuário
mxsilver
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 42
Idade: 40
Registro: 21/06/2013
Localização: SC
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Próximo

Retornar para Manutenção

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron