Teste do sensor MAF

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Teste do sensor MAF

Mensagempor mx3black » Seg Dez 24, 2012 6:29 pm

Bom galera, fiz o teste do sensor MAF, e conforme o manual de reaparo do Mx-3, a resistência tem que ser de 2,21K Ohms a 2,69K Ohms, no teste que eu fiz em temperatura ambiente atual, digo verão no RJ, marcou 1.55K Ohms. Devido a essa diferença pode se dizer que ele está ruim ?
Ai Anderson tu que é o cara, responde ai !

Abç e feliz Natal a todos.
mx3black
Membro
Membro

Registro: 18/09/2007
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Teste do sensor MAF

Mensagempor Paulo » Ter Dez 25, 2012 7:26 pm

O teu carro está com problemas na lenta e para desenvolver velocidade? Se for o MAF tem um cara aqui no Rio que conserta. O nome dele é Rafael ele mora na Rua 28 de Setembro, em cima do Banco do Brasil. Os telefones são: (21)82857591 e (21)2578-5418. Não sei se os telefones ainda são os mesmos mas caso não sejam vc tem o endereço e pode procura-lo na internet, ele costuma usar o nome Rafa Bakker.
Há cerca de 4 anos ele consertou o sensor MAF do meu carro e ficou show, funcionando até hoje.
Paulo
Moderador
Moderador

Registro: 07/06/2008
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V

Mensagempor mx3black » Qua Dez 26, 2012 10:12 am

po na verdade o meu está com problemas somente na lenta, fica caindo para uns 500rpm depois estabiliza. Mas ta andando de boa. Já fiz vários testes, bicos, Velas, cabos de velas, Rotor, Bobina, bomba de gasolina, Solenóíde do canister, sonda lambda.
Tá difícil descobrir a causa. O que mais me intriga é que a lenta tende a cair mais quando ligo equipamentos elétricos, sendo que coloquei outro fio de 16mm do alternado a bateria além de refazer os terras da bateria e do motor. medindo com o multímetro meu alternador esta jogando 14.50v para a bateria, mesmo ligando todos equipamentos continua fornecendo algo em torno de 14.40v que está excelente para o tempo de vida do alternador. alguém tem uma dica do que pode ser essa inconstante queda na lenta ? digo que parece ter algo a ver quando ligo tipo farol + ventilador + som ela tende a cair mais.
mx3black
Membro
Membro

Mensagempor AndersonR » Qua Dez 26, 2012 9:54 pm

cara, acho dificil essa diferença ai do MAF fazer a lenta cair, mas é possivel..... o ideal era colocar outro MAF ai só pra ter certeza antes de mexer no seu.....

esse negocio do motor dar uma caida ligando varios equipamentos eletricos ao mesmo tempo, é normal (cair pouco), pois quanto mais equipamento puxando energia, o alternador fica mais pesado, dando uma segurada do motor....

é... tem que ir caçando ..... ja deu uma checada nas mangueiras de vacuo e de respiro do motor ??..... qualquer rachadinho ou mangueira solta, atrapalha pra caramba a lenta......

ve la a mangueira do respiro de oleo, solenoides de pressão de gasolina e VICS, a mangueira da marcha lenta que costuma estar rachada......
Imagem
1º MX-3 94 White 1.6 - Totaled !
2º MX-3 94 White 1.6 - 929 swap !
3º MX-3 94 Black V6 Turbo - Turbo !

Anderson R
e-mail: anderson@mx3zone.com
AndersonR
Site Admin
Site Admin

Registro: 07/03/2008

Mensagempor mx3black » Qui Dez 27, 2012 7:59 am

Anderson,
Essa mangueira do respiro verifiquei ela e está perfeita, parece até nova, estou fazendo por partes, falta verificar os solenóides do Regulador e do VICS como vc falou. Será que se tiver alguma parte da trilha do sensor TPS pode acontecer isso tbm ? pois meu carro tem um probleminha já há um tempo que é o seguinte. depois de uns 5 minutos ligado, se for andando tipo dentro de um estacionamento em 1ª marcha ou em 2ª até uns 1000 a 1300 Rpm quando se tira o pé do acelerador ele fica dando tipo uns socos, a velocidade não cai gradativamente. Não sei se me fiz entender.
mx3black
Membro
Membro

Mensagempor AndersonR » Qui Dez 27, 2012 10:45 am

nas solenoides que eu digo é ver se estão OK, se não estão quebradas nos encaixes das mangueiras....

isso de ficar dando uns socos quando frio é normal, pois o carro esta frio......... até carro zero faz isso quando ta frio nos primeiros minutos ligados........isso ai tem relação com nossa gasolina tb..

cara, acho que seu carro ta só com a marcha lenta desregulada mesmo.... ja tentou regular no AAS ? ... quando desregulado, ele fica fazendo a lenta ficar oscilando !!......

vc tem que fazer o jumper la, pra entrar em modo diagnostico, e ajusta a lenta até ficar em 700~800RPM.......... dai com o carro ainda ligado, vc tira o jumper e veja se a lenta esta ok ou osciando ...... se estiver oscilando, repita o passo acima, de uma ajustada bem de leve, até quando vc tirar o jumper e ficar estavel.....

tem que fazer isso com o carro bem quente né....temperatura normal de funcionamento....... o legal é dar uma voltas com o carro, umas esticadas, e depois fazer o ajuste....
Imagem

Anderson R
AndersonR
Site Admin
Site Admin

Mensagempor mx3black » Qui Dez 27, 2012 11:51 am

Essa dos socos é com o carro quente mesmo, mas quanto ao estado das solenóides estão perfeitas sem rachados nas mangueiras, parece tudo OK. Quanto a lenta vou tentar fazer o ajuste hj com o carro quente e fazer o que vc falou de retirar o jump e verificar a estabilidade da lenta.

Vlw pelas dicas, abç
mx3black
Membro
Membro

Mensagempor mx3black » Sáb Dez 29, 2012 9:35 am

É Anderson, você tinha razão, fiz a regulagem da lenta e parou a oscilação. Só o problema dos tal socos que não, mas não incomoda tanto. Vlw abç
mx3black
Membro
Membro

Mensagempor AndersonR » Dom Dez 30, 2012 9:07 am

legal... sobre o problema dos socos, é facil resolver...... é só não andar devagar !! hehehe
Imagem

Anderson R
AndersonR
Site Admin
Site Admin