Como testar o sensor TPS ?

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Como testar o sensor TPS ?

Mensagempor mx3black » Seg Set 03, 2012 10:49 am

Alguém sabe como testar o Sensor TPS ? Sei que conforme vamos girando a borboleta ele envia sinais que variam de 0 a 5v a central.

Mas como testar na prática ? acho que o problema de lenta instável no meu carro está vindo dele.

abç
mx3black
Membro
Membro

Registro: 18/09/2007
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Como testar o sensor TPS ?

Mensagempor AndersonR » Seg Set 03, 2012 11:04 am

pode ser mesmo viu....

olha ai um teste rapido e pratico, pra saber se pelo menos ele esta alinhado no corpo.

- Entre no modo de diagnostico do carro
- Ligue a ignição, mas não ligue o carro
- Acelere com a mão ali no corpo deixando o espaço do limitador de fechamento de uns 0.8mm
- A ventoinha do radiador tem que ligar quando passa de 0.8mm do limitador e desligar com menos.

duvidas, da um toque.
Imagem
1º MX-3 94 White 1.6 - Totaled !
2º MX-3 94 White 1.6 - 929 swap !
3º MX-3 94 Black V6 Turbo - Turbo !

Anderson R
e-mail: anderson@mx3zone.com
AndersonR
Site Admin
Site Admin

Registro: 07/03/2008
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC

Mensagempor mx3black » Seg Set 03, 2012 12:08 pm

Para regular o TPS não era utilizado as lâminas de 0.3 e 0.4mm ? Para esse teste é diferente ?
não estou indagando, estou perguntando mesmo não me leve a mal, sei que tu entende dessas paradas mesmo.
e tem como o sensor estar com problemas nas trilhas internas, digo ele é um potenciômetro certo ?

estou desconfiando dele, pois os sintomas são os seguintes:

se estiver na lenta acelerar ele tem tipo um retardo, chega a dar uma tremida, mas só se acelerar rápido.
Se estiver de 1ª marcha tipo em um estacionamento ele da tipo un socos quando tiro o pé do acelerador.
se sair do sinal acelarando rápido ele não está desenvolvendo muito be, parece que a aceleração fica atrasada, ma se estiver de 2ª e ir acelerando gradativamente vai com força normal.

por isso estou desconfiando do tal sensor, o que acha procede ?

Abç
mx3black
Membro
Membro

Mensagempor AndersonR » Seg Set 03, 2012 2:43 pm

é isso ae mesmo...... até 0.8mm ainda ta blz....... o exato mesmo, é até 0.3mm não ligar e depois de 0.4mm ligar....

tem o esquema pra testar com o A/C tb... é só ligar o A/C, e dar uma girada rapida até o final rapidamente.... o compressor do A/C tem que desligar por 5 segundos........ ai vc testa o final do potenciometro....

ou tambem, com o carro desligado, é só vc pisar até o final o acelerador e tentar ligar o carro...... ele não vai pegar, pois pisando no acelerador até o final, ele corta a injeção........que é pra desafogar o carro...

pode ser esse sensor.... mas tem que dar uma olhada em tudo mesmo, como bicos, ponto do motor, velas, cabos, distribuidor......... tudo isso pode causar essa segurada ai na arrancada.....

dos MXs que mexi até agora, ainda não peguei nenhum com defeito no TPS... só desregulado mesmo....
Imagem

Anderson R
AndersonR
Site Admin
Site Admin

Mensagempor mx3black » Seg Set 03, 2012 2:51 pm

Vlw Anderson, vou dar uma testada e posto aqui. tomara que seja só regulagem mesmo, velas são novas iridium, bicos estão todos limpos e equalizados, distribuidor tbm está 100% cabos de velas testei e estão todos zero são da accel.

vou verificar ponto do distribuidor e a regulagem do TPS.

Abç
mx3black
Membro
Membro

Mensagempor AndersonR » Seg Set 03, 2012 3:19 pm

beleza..... se descobrir algo diferente ja da um toque..... assim que agente vai ganhando um know-how... !! hehe
Imagem

Anderson R
AndersonR
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Alexandre Jota » Seg Set 03, 2012 4:58 pm

Vou contar uma historia rapidinho pra vcs, comprei meu mx em 2002, antes disso tinha um xr3 92,alcool, que pipocava, não dava lenta, etc e tal, troquei de tudo no carro, toda parte eletrica, rotor,distribuidor e por ai vai,e nada.um dia um amigo me trouxe alcool puro de usina, não preciso continuar né,com meu mx, com a inpolgação da compra,rodei duas semanas antes de fazer manutenção, como estava acostumado com alcool, fiz uma experiencia, 80/20% 70/30% ate q ja estava meio a meio alcool gasolina e rodando bem,quando mandei pra revisão, troca d correias regulador de pressão, q estava estourado, o carro saiu da oficina uma merda, não andava, e quem diz q lembrava do rabo de galo no tanque,até q acabou e decidi usar só gasolina, hehehe, foi ai q começou os problemas, marcha lenta ocilando, que nenhun santo conseguia resolver, o carro engasgava em primeira, segunda, terceira, rodei muito tempo assim tentando resolver, quando perdi a dó,e decidi abastecer com podium e v power, conclusão nunca mais tive problema de marcha lenta, nem com ar ligado, e o motor é uma seda em qualquer marcha,conclusão nosso combustivel é uma merda pra nossos carros, hoje só uso v power.
Alexandre Jota
Amigo
Amigo

Registro: 12/08/2012

Mensagempor mx3black » Ter Set 04, 2012 12:19 am

Quanto a isso tranquilo, meu carro só anda de Podium, não sei por ai mas aqui no Rio ta 3,60 o litro.
mx3black
Membro
Membro

Mensagempor RicardoLauton » Ter Set 04, 2012 3:58 pm

E ai pessoal. sumido um tempo mas de volta a ativa.
Durante um tempo eu andei com podium, para ser muito sincero não vi diferença significativa.
Agora tem uma coisa que posso falar de peito cheio é: Nunca entrou uma gota de combustível no meu mx que não fosse aditivada. Tive problemas no passado com um corsa a ponto extremo de fundir o motor dai aprendi a lição: Gasolina só aditivada, 5 reais por tanque que faz toda diferença e troca de óleo junto com o filtro. Problemas sempre teremos, porem podemos fazer eles serem menores que o esperado.

Abraços
Ovelha Negra andando pelas Sombras.
RicardoLauton
Amigo
Amigo

Registro: 14/09/2007

Mensagempor mx3black » Dom Set 09, 2012 12:49 pm

Anderson, fiz o teste da ventuinha, e estava perfeito.
Coloquei o carro em modo diagnostico com o jumper,
Inseri a lamina de 0,3 mm e nada da ventuinha ligar, inseri a de 0,4 mm e ligou no ato,
Fiz isso com a chave ligada, mas com o motor desligado.

Então significa que o TPS está bom ? Ou pode ser que mesmo assim possa ter algum problema?

Abç
mx3black
Membro
Membro

Mensagempor DanielSouza » Ter Set 11, 2012 12:19 pm

Boa tarde amigo.

o senhor TPS nada mais é que uma resistência em forma de círculo com uma haste de metal que vai girando e tocando em pontos diferentes dela, proporcionando assim valores de resistência diferentes em cada ponto que ela toca.
Esses valores são interpretados pela injeção, que sabe o quanto o carro acelerou. Por isso o sensor é ligado em cima da borboleta, pois quando vc acelera, ele injeta mais e precisa de mais oxigenio para a queima.

Bom, emfim, eu já consertei o tps do meu carro no passado. Desmontei limpei a resistencia interna com polidor metalico, lubrifiquei com spray limpa contatos, e vedei a tampa de metal que tive que tirar dele com araldite. Ficou 100% e funcionou muito bem até eu ter que fazer o motor e o mecanico roubar um monte de peças dele.

Mas o meu carro pipocava tinha hora que disparava aceleração e etc. Ai eu vi que em determinada posição a haste nao tocava direito na resistência, deixando a injeção eletrônica meio maluca..

Então como é uma resistência, basta medir a resistência do curso inteirinho da aceleração e verificar se em algum momento o multimetro cai no infinito, seria o 1. se cair (o meu fazia) significa que em algum momento ele esta com mal contato na resistência.
O correto mesmo é trocar o sensor por um novo. mas como na época fiz isso primeiro, desomentei e tal, pude aprender um pouco mais.

Grande Abraço!
DanielSouza
Amigo
Amigo

Registro: 26/02/2011

Mensagempor juninho » Dom Set 23, 2012 1:18 pm

anderson
se fazer o teste de pisar no acelerador e o carro nao pegar é por que o sensor está bom ou ruim?
obrigado
juninho
Amigo
Amigo

Registro: 03/03/2011
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Mensagempor kkmews » Dom Set 23, 2012 6:35 pm

Olá amigo, se a marcha lenta está instável pode ser o motor de passe trancado, a do meu pai estava assim e inclusive quando ligavam os faróis o carro quase apagava e era isso... Tira e limpa BEM com WD-40 e pronto. :wink:
Mazda Mx3 (Little Japanese)AQUI
Imagem
Fusca 64'(Little Beetle)AQUI
kkmews
Amigo
Amigo

Registro: 25/06/2010
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Mensagempor NiKoN » Dom Set 23, 2012 10:43 pm

Kkmews já conseguiu testar???

O meu, um amigo eletricista testou pra mim, eu precisei saber oq era cada fio!

Afinal, "arranquei" a injeção e coloquei uma fueltech =D
O Tuning Começa nos Olhos de Quem Pode Ver...
Imagem
NiKoN
Membro
Membro

Registro: 30/08/2007
Cor do MX-3: Laranja

Mensagempor mx3black » Seg Set 24, 2012 2:33 pm

Pelo que vi por ai, pra testar ele 100% tem que verificar se um dos fios qua são 4 em nossos carros, chega sinal de 5v que vem da central, se ok temos que achar o fio que vai dar o retorno de abertura a central nele conforme a borboleta vai abrindo ele vai enviando uma tensão cada vez maior a central, informando a abertura exata da borboleta, gerenciando assim tempo de abertura dos bicos entre outros detalhes. essa informação tem que ser gradativa e não pode pular valores senão o sensor ta zoado.
mas como testar isso ? será que só descascando os fios ? isso não vou fazer não, vcs conseguiram medir ?

Abç
mx3black
Membro
Membro

Próximo

Retornar para Manutenção