Um guia completo sobre óleos

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Um guia completo sobre óleos

Mensagempor Andre Diniz » Qua Abr 11, 2012 4:59 pm

Imagem


Qual o óleo que você colocou em seu carro na última troca? Se você não se lembra, ou pior, deixou na mão do frentista, cuidado: Seu carro pode estar com desempenho e consumo ruins e durabilidade prejudicada por conta desse fluído tão importante, e subvalorizado por muitos.

Além do clichê "use o óleo recomendado pelo manual do seu veículo", há outras coisas a se considerar, vou usar como exemplo a imagem abaixo:

Imagem

Especificação API: API é um instituto que define padrões de desempenho para óleos. Novos padrões são lançados de tempos em tempos, com melhorias em durabilidade, detergência (para limpeza do motor) e etc. No nosso exemplo, o SJ é um padrão lançado em 1996. Você pode usar um óleo SJ num motor que "pede" óleo SH, mas não pode fazer o contrário. Isso porque um óleo de especificação inferior não oferecerá a lubrificação e aditivação necessária, podendo causar problemas irreversíveis. A mais recente é a SM, de 2004.

Viscosidade SAE: Viscosidade é a resistência que o óleo tem sobre si mesmo para movimentar. Um óleo mais viscoso tem menos resistência para movimentar entre as peças do motor, ou seja, escorre mais facilmente. É também relacionado com a "espessura" do óleo. Um exemplo de óleo "fino" é o 5W30, já o 20W50 é um óleo "grosso".

O "W", de winter (inverno) é a viscosidade do óleo quando frio. Quanto menor esse valor, mais fácil ele percorrerá o motor na partida a frio, diminuindo o tempo que o motor "bate" ao ligar, quando o óleo ainda não chegou a todas as peças.

A escolha da viscosidade é relacionada também com a temperatura ambiente a que o carro está sujeito. Na imagem abaixo vemos as faixas de temperatura externa em que cada tipo de óleo é indicado.
Imagem


Muitos pensam que quanto maior o 'número' do óleo, melhor é. Nada disso. Os motores de hoje trabalham sob pressão e temperatura muito maiores que os de 10, 20 anos atrás. Um óleo grosso é mais difícil de circular, fica mais tempo 'escoando' pelas peças, retendo mais temperatura, o que causa superaquecimento do mesmo e formação de borra. Uma espécie de "pasta" que vai retendo a passagem do óleo e assim abreviando a vida útil do motor, por lubrificação inadequada.
Imagem
É isso que você quer pro motor do seu carro?



Minha recomendação é a de que você use o óleo mais fino indicado pelo fabricante, no nosso exemplo o 5W30. O motor rodará mais solto e econômico, sem comprometer a lubrificação. Aos que desconfiam, comparo sobre nadar numa piscina com água, e em outra com mel. Você terá que fazer muito menos esforço pra nadar na de água, mas nem por isso seu corpo fica seco.

Tem gente que acha que pelo óleo ser fino e escorrer rápido ele deixa de lubrificar. Nada disso. Tome água num canudinho, e mel depois. Água vem em muito mais pressão, o mesmo acontece com o óleo mais fino…

As exceções desta regra são veículos em regiões muito quentes, acima dos 30~35ºC na média anual. Aí sim, poderemos considerar o uso de um óleo de viscosidade 40. Caso contrário, só se o motor começar a "queimar óleo", coisa que só acontece com motores bem judiados ou muito rodados, lá pelos 200, 300 mil Km.

Mineral, Semi-sintético ou Sintético?

Essa dúvida pega muita gente e gera pérolas, como "sintético é óleo pra 20 mil Km", "fulano fundiu o motor usando óleo sintético" e a mais absurda "é tudo a mesma coisa".

Óleos minerais são obtidos a partir do petróleo em combinação com diversos minerais, tem como vantagem o custo mas em compensação não mantém suas propriedades em situações extremas, como alta pressão e temperatura, formando a famosa borra da foto mais acima.

Já os óleos sintéticos são obtidos a partir de reações químicas e possuem uma curva de estabilidade praticamente plana, que gera desempenho garantido nas mais variadas faixas de temperatura, além disso em alguns casos pode-se "esticar" os intervalos de troca, trazendo economia no custo de manutenção. Aliás, falando em custos, há nem muito tempo atrás um óleo sintético custava coisa de R$40, R$50 o litro. Hoje podemos encontrar bons óleos sintéticos por volta de R$20 o litro. Vale cada centavo, experiência própria.

Os óleos semi-sintéticos são o meio termo. Mistura-se elementos do óleo sintético ao mineral para formá-lo. Pode-se retirar os elementos ruins do óleo mineral e substituí-los por elementos sintéticos. É também o meio termo no preço, muitas vezes já é o suficiente pra evitar a borra. Mas não se recomenda estender o período de troca.

E quando óleo sintético dá problema no motor?


Taí algo que gera muita discussão. Trocas de óleo mineral muito espaçadas (mais de 5000Km) deixam resquícios, como pedaços de óleo queimados, borras pequenas que podem não crescer nem afetar o funcionamento do motor por agora.

Óleos sintéticos em geral são mais viscosos que os minerais, o que faz com que ele seja bombeado com uma pressão maior e assim passar com mais velocidade em lugares com borra. Junto aos aditivos e detergentes nele empregados, as borras podem ser dissolvidas. Em casos de muita borra no motor, ela pode ser dissolvida em pequenos 'blocos' e aí sim, podem causar problemas, ficando retidas no filtro. Mas em alguns poucos casos isso pode causar entupimento de galerias, dutos e em casos extremos, do pescador (coleta óleo no cárter). E isso pode gerar problemas, como o fundimento do motor em casos graves. Os casos em que vi isso eram de carros muito mal cuidados, com "relaxo" nas trocas. O dono resolveu botar um óleo sintético muito mais fino que o usado antes e ou o óleo não conseguiu ser bombeado devidamente por conta de dutos e galerias já entupidos ou, de quebra, era mais fino que o mínimo indicado pelo fabricante.

Uso óleo mineral. Posso passar direto pro sintético?

Em casos assim, como também em que se usará óleo mais fino do que o atual, recomendo passar gradualmente para um óleo mais fino e de categoria superior. Usa um mineral 20W50? Tente usar um 15W40 semi-sintético, pra depois um 5W-30 sintético (é apenas um exemplo. Siga o manual do seu veículo) e por aí vai… E procure não exigir muito do motor nos primeiros 300Km, pelo menos. E fique atento quanto a temperatura ou alguma alteração no comportamento do motor. Já fiz isso e deu muito certo, mesmo em carros bem rodados.

Posso misturar óleos de diferentes tipos?

Não há estudos que comprovem que dá problema ou não, desde que se respeite a viscosidade. Mas o mais recomendável é usar de apenas um tipo e marca.

Filtro de óleo

Imagem


Outra coisa que tem gente que nem sabe que existe. Custa cerca de R$10 e deve ser substituído a cada troca, apesar de alguns fabricantes recomendarem a cada duas trocas. O filtro retém óleo e sujeira do motor, e numa troca sem a substituição dele, o motor rodará com muito óleo velho misturado ao novo, o que não é nada bom.

Pra finalizar, mais uma dica

Pra finalizar, falarei sobre algo que tá acabando com muito motor, por mais que o dono faça tudo nos conformes. A quantidade de óleo a se colocar.


Imagem
Aí é simples, se for trocar óleo + filtro, são 3,5L a se colocar, certo? Errado. Fiquei surpreso quando coloquei exatamente 3,5L e estava quase 1 dedo acima da marcação máxima da vareta. Achei que fosse diminuir, que o filtro de óleo não tinha puxado seus 250ml e fui embora. O carro estava meio pesado de andar, 'amarrado' e bebendo muito. Muito óleo causa excesso de pressão dentro do motor, dificultando a movimentação dele, por isso o "peso" de andar.

Em casos extremos chega a 'cuspir' a vareta de óleo, tamanha a pressão. Fui tirando óleo aos poucos do motor e medindo, e foram quase meio litro de óleo até chegar na marcação máxima. Hoje coloco 3L com filtro novo e ainda assim fica coisa de 1mm acima da máxima.

Seguindo tudo isso, o motor de seu carro estará sempre novo!

Obrigado Galera epero que gostem

Fontes: papoautomotivo.wordpress.com/
Msn: andreptu@msn.com
Skype: hardwareptu
FaceBook: http://facebook.com/anddiniz
Fotos: viewtopic.php?f=25&t=2693
Avatar de usuário
Andre Diniz
Membro
Membro
 
Mensagens: 390
Idade: 36
Registro: 17/04/2009
Localização: Paracatu - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Um guia completo sobre óleos

Mensagempor alexandre levy » Qui Abr 12, 2012 4:15 pm

muito bom ANDRE ! :D
Avatar de usuário
alexandre levy
Membro
Membro
 
Mensagens: 1033
Idade: 61
Registro: 02/06/2009
Localização: PRAIA GRANDE - litoral
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Azul - Creek Blue Mica - D2

Re: Um guia completo sobre óleos

Mensagempor Andre Diniz » Qui Abr 12, 2012 4:25 pm

alexandre levy escreveu:muito bom ANDRE ! :D

Vlw :D
Msn: andreptu@msn.com
Skype: hardwareptu
FaceBook: http://facebook.com/anddiniz
Fotos: viewtopic.php?f=25&t=2693
Avatar de usuário
Andre Diniz
Membro
Membro
 
Mensagens: 390
Idade: 36
Registro: 17/04/2009
Localização: Paracatu - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Um guia completo sobre óleos

Mensagempor deepbluemx3 » Qui Abr 12, 2012 6:03 pm

Parabéns ótima reportagem, eu mesmo estou usando o semi 15w40 e o motor não bate mais tuchos e está mais silencioso de um modo geral!
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 59
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Um guia completo sobre óleos

Mensagempor NiKoN » Ter Mai 08, 2012 9:38 pm

Muito bom, nem sei que óleo eu uso vou fazer a primeira troca agora dpois da reforma!!!
O Tuning Começa nos Olhos de Quem Pode Ver...
Imagem
Avatar de usuário
NiKoN
Membro
Membro
 
Mensagens: 603
Idade: 37
Registro: 30/08/2007
Localização: São José - SC
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Laranja

Re: Um guia completo sobre óleos

Mensagempor Cleide Gomes » Sex Jun 15, 2012 12:09 am

Então meninos?
Me ajudem se puderem:
Qual o tipo de óleo recomendado para um MX3 com 104.500 km?
Qual a quantidade de óleo que devo comprar para não exceder o limite?
Ah, o meu MX3 é o DOHC, ano 97.
O filtro, claro vou trocar, bem como o filtro de combustivel.
Cleide Gomes
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 40
Idade: 49
Registro: 27/04/2012
Localização: Contagem
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Um guia completo sobre óleos

Mensagempor NiKoN » Sex Jun 15, 2012 12:12 am

A tabela diz que com troca de filtro é 4,5 litros, o meu troncando o filtro foi 4 litros e ficou no nivel!

o meu quando estava com mais de 100 mil eu usava o 25 50, e depois dos 140 mil comecei a usar o 25 60! axo que pro seu se quiser um óleo mais grosso pra render mais e deixar mais silencioso vai de 25 50, agora se vai ser mineral ou seila oq aé tem q procurar mais informação que não sou o cara certo pra isso hehehe

abraço
Editado pela última vez por NiKoN em Sex Jun 15, 2012 2:02 am, em um total de 1 vez.
O Tuning Começa nos Olhos de Quem Pode Ver...
Imagem
Avatar de usuário
NiKoN
Membro
Membro
 
Mensagens: 603
Idade: 37
Registro: 30/08/2007
Localização: São José - SC
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Laranja

Re: Um guia completo sobre óleos

Mensagempor deepbluemx3 » Sex Jun 15, 2012 12:53 am

Pode usar o castrol 20w50 tranquila nessa km...
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 59
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Um guia completo sobre óleos

Mensagempor Cleide Gomes » Sex Jun 15, 2012 12:58 am

Oi Nikon... oi Deep, eu usei o castrol alta km para completar, não notei diferença, igual às que os meninos mencionam, irei esgotar e permanecer com o alta km, se eu notar diferença mudo para o 10w60 ou 20w40 conforme recomendado no manual, mas valeu a dica!!!
Cleide Gomes
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 40
Idade: 49
Registro: 27/04/2012
Localização: Contagem
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Um guia completo sobre óleos

Mensagempor Toni » Sex Jun 15, 2012 11:34 am

Andre Diniz escreveu:Imagem


Qual o óleo que você colocou em seu carro na última troca? Se você não se lembra, ou pior, deixou na mão do frentista, cuidado: Seu carro pode estar com desempenho e consumo ruins e durabilidade prejudicada por conta desse fluído tão importante, e subvalorizado por muitos.

Além do clichê "use o óleo recomendado pelo manual do seu veículo", há outras coisas a se considerar, vou usar como exemplo a imagem abaixo:

Imagem

Especificação API: API é um instituto que define padrões de desempenho para óleos. Novos padrões são lançados de tempos em tempos, com melhorias em durabilidade, detergência (para limpeza do motor) e etc. No nosso exemplo, o SJ é um padrão lançado em 1996. Você pode usar um óleo SJ num motor que "pede" óleo SH, mas não pode fazer o contrário. Isso porque um óleo de especificação inferior não oferecerá a lubrificação e aditivação necessária, podendo causar problemas irreversíveis. A mais recente é a SM, de 2004.

Viscosidade SAE: Viscosidade é a resistência que o óleo tem sobre si mesmo para movimentar. Um óleo mais viscoso tem menos resistência para movimentar entre as peças do motor, ou seja, escorre mais facilmente. É também relacionado com a "espessura" do óleo. Um exemplo de óleo "fino" é o 5W30, já o 20W50 é um óleo "grosso".

O "W", de winter (inverno) é a viscosidade do óleo quando frio. Quanto menor esse valor, mais fácil ele percorrerá o motor na partida a frio, diminuindo o tempo que o motor "bate" ao ligar, quando o óleo ainda não chegou a todas as peças.

A escolha da viscosidade é relacionada também com a temperatura ambiente a que o carro está sujeito. Na imagem abaixo vemos as faixas de temperatura externa em que cada tipo de óleo é indicado.
Imagem


Muitos pensam que quanto maior o 'número' do óleo, melhor é. Nada disso. Os motores de hoje trabalham sob pressão e temperatura muito maiores que os de 10, 20 anos atrás. Um óleo grosso é mais difícil de circular, fica mais tempo 'escoando' pelas peças, retendo mais temperatura, o que causa superaquecimento do mesmo e formação de borra. Uma espécie de "pasta" que vai retendo a passagem do óleo e assim abreviando a vida útil do motor, por lubrificação inadequada.
Imagem
É isso que você quer pro motor do seu carro?



Minha recomendação é a de que você use o óleo mais fino indicado pelo fabricante, no nosso exemplo o 5W30. O motor rodará mais solto e econômico, sem comprometer a lubrificação. Aos que desconfiam, comparo sobre nadar numa piscina com água, e em outra com mel. Você terá que fazer muito menos esforço pra nadar na de água, mas nem por isso seu corpo fica seco.

Tem gente que acha que pelo óleo ser fino e escorrer rápido ele deixa de lubrificar. Nada disso. Tome água num canudinho, e mel depois. Água vem em muito mais pressão, o mesmo acontece com o óleo mais fino…

As exceções desta regra são veículos em regiões muito quentes, acima dos 30~35ºC na média anual. Aí sim, poderemos considerar o uso de um óleo de viscosidade 40. Caso contrário, só se o motor começar a "queimar óleo", coisa que só acontece com motores bem judiados ou muito rodados, lá pelos 200, 300 mil Km.

Mineral, Semi-sintético ou Sintético?

Essa dúvida pega muita gente e gera pérolas, como "sintético é óleo pra 20 mil Km", "fulano fundiu o motor usando óleo sintético" e a mais absurda "é tudo a mesma coisa".

Óleos minerais são obtidos a partir do petróleo em combinação com diversos minerais, tem como vantagem o custo mas em compensação não mantém suas propriedades em situações extremas, como alta pressão e temperatura, formando a famosa borra da foto mais acima.

Já os óleos sintéticos são obtidos a partir de reações químicas e possuem uma curva de estabilidade praticamente plana, que gera desempenho garantido nas mais variadas faixas de temperatura, além disso em alguns casos pode-se "esticar" os intervalos de troca, trazendo economia no custo de manutenção. Aliás, falando em custos, há nem muito tempo atrás um óleo sintético custava coisa de R$40, R$50 o litro. Hoje podemos encontrar bons óleos sintéticos por volta de R$20 o litro. Vale cada centavo, experiência própria.

Os óleos semi-sintéticos são o meio termo. Mistura-se elementos do óleo sintético ao mineral para formá-lo. Pode-se retirar os elementos ruins do óleo mineral e substituí-los por elementos sintéticos. É também o meio termo no preço, muitas vezes já é o suficiente pra evitar a borra. Mas não se recomenda estender o período de troca.

E quando óleo sintético dá problema no motor?


Taí algo que gera muita discussão. Trocas de óleo mineral muito espaçadas (mais de 5000Km) deixam resquícios, como pedaços de óleo queimados, borras pequenas que podem não crescer nem afetar o funcionamento do motor por agora.

Óleos sintéticos em geral são mais viscosos que os minerais, o que faz com que ele seja bombeado com uma pressão maior e assim passar com mais velocidade em lugares com borra. Junto aos aditivos e detergentes nele empregados, as borras podem ser dissolvidas. Em casos de muita borra no motor, ela pode ser dissolvida em pequenos 'blocos' e aí sim, podem causar problemas, ficando retidas no filtro. Mas em alguns poucos casos isso pode causar entupimento de galerias, dutos e em casos extremos, do pescador (coleta óleo no cárter). E isso pode gerar problemas, como o fundimento do motor em casos graves. Os casos em que vi isso eram de carros muito mal cuidados, com "relaxo" nas trocas. O dono resolveu botar um óleo sintético muito mais fino que o usado antes e ou o óleo não conseguiu ser bombeado devidamente por conta de dutos e galerias já entupidos ou, de quebra, era mais fino que o mínimo indicado pelo fabricante.

Uso óleo mineral. Posso passar direto pro sintético?

Em casos assim, como também em que se usará óleo mais fino do que o atual, recomendo passar gradualmente para um óleo mais fino e de categoria superior. Usa um mineral 20W50? Tente usar um 15W40 semi-sintético, pra depois um 5W-30 sintético (é apenas um exemplo. Siga o manual do seu veículo) e por aí vai… E procure não exigir muito do motor nos primeiros 300Km, pelo menos. E fique atento quanto a temperatura ou alguma alteração no comportamento do motor. Já fiz isso e deu muito certo, mesmo em carros bem rodados.

Posso misturar óleos de diferentes tipos?

Não há estudos que comprovem que dá problema ou não, desde que se respeite a viscosidade. Mas o mais recomendável é usar de apenas um tipo e marca.

Filtro de óleo

Imagem


Outra coisa que tem gente que nem sabe que existe. Custa cerca de R$10 e deve ser substituído a cada troca, apesar de alguns fabricantes recomendarem a cada duas trocas. O filtro retém óleo e sujeira do motor, e numa troca sem a substituição dele, o motor rodará com muito óleo velho misturado ao novo, o que não é nada bom.

Pra finalizar, mais uma dica

Pra finalizar, falarei sobre algo que tá acabando com muito motor, por mais que o dono faça tudo nos conformes. A quantidade de óleo a se colocar.


Imagem
Aí é simples, se for trocar óleo + filtro, são 3,5L a se colocar, certo? Errado. Fiquei surpreso quando coloquei exatamente 3,5L e estava quase 1 dedo acima da marcação máxima da vareta. Achei que fosse diminuir, que o filtro de óleo não tinha puxado seus 250ml e fui embora. O carro estava meio pesado de andar, 'amarrado' e bebendo muito. Muito óleo causa excesso de pressão dentro do motor, dificultando a movimentação dele, por isso o "peso" de andar.

Em casos extremos chega a 'cuspir' a vareta de óleo, tamanha a pressão. Fui tirando óleo aos poucos do motor e medindo, e foram quase meio litro de óleo até chegar na marcação máxima. Hoje coloco 3L com filtro novo e ainda assim fica coisa de 1mm acima da máxima.

Seguindo tudo isso, o motor de seu carro estará sempre novo!

Obrigado Galera epero que gostem

Fontes: papoautomotivo.wordpress.com/


Bom dia,

Cuidado com esse suposto "guia" sobre óleos.
Prá começar o autor define de forma errada o que é viscosidade; quanto mais viscoso um fluído (óleo no caso), mais lentamente ele escorre, ou seja é mais "grosso". Inversamente, quanto menos viscoso, mais "fino" será o óleo.
Além disso, os motores usados no MX-3 foram projetados e fabricados há mais de 20 anos, quando os processos de fabricação eram menos sofisticados e precisos do que são hoje, portanto as tolerâncias (folgas) eram maiores. Usar um óleo mais fino apenas porque com ele os tuchos pararam de bater, não significa que ele é melhor. Provavelmente os tuchos já estão com alguma obstrução, e ele por ser mais fino enche os tuchos mais rapidamente, porém não gera o filme de óleo necessário para a correta lubrificação do motor. O importante é que o óleo seja capaz de criar o filme necessário para o tipo do motor. Lembrem-se que o Workshop Manual do MX-3 diz que é normal os tuchos baterem até 10 minutos após a partida do motor.

Abraço,

Toni
TONI
Zoom, Zoom, Zoom
Avatar de usuário
Toni
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 141
Idade: 65
Registro: 05/08/2006
Localização: São Caetano do Sul
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Um guia completo sobre óleos

Mensagempor Cleide Gomes » Sáb Jun 16, 2012 2:13 am

Finalizando, o óleo recomendado é o Castrol, e segue arquivo em PDF.
Anexos
190309TABELA_PCO_2009.pdf
(2.13 MiB) Baixado 685 vezes
Cleide Gomes
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 40
Idade: 49
Registro: 27/04/2012
Localização: Contagem
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Um guia completo sobre óleos

Mensagempor deepbluemx3 » Sáb Jun 16, 2012 10:48 am

-Na pg de especificações do workshop manual de 1995-1996(fig abaixo) o óleo recomendado, pra temperaturas ambientes abaixo de 0°C é o 5W30, e de de -25°C acima é o 10W30 API Service SG,SH (hoje temos no mínimo o SJ, que portanto é superior).
-Porém, se o motor já foi refeito, atravé de retífica nos padrões atuais, as tolerâncias, e folgas, portanto, são menores, nada impedindo, de se usar um óleo mais moderno. inclusive o 10W30 é um óleo bem fino, e é recomendado pelo fabricante, o que auxiliará no carregamento dos tuchos.
Anexos
EspecÓleo.jpg
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 59
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ


Retornar para Manutenção

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron