Ajuda CARRO COM DEFEITO LOUCO

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Ajuda CARRO COM DEFEITO LOUCO

Mensagempor JoaoCandido » Qua Nov 16, 2011 9:44 am

Galera pra nao ficar a toda hora escrevendo um monte de defeitos e nao consiquir resultado positivo vou deixar somente este, explicando minhas experiencias e o que realmente esta acontecendo com o carro...

1 cabos velas regulador de pressão e bomba de gasolina testada e funcionando 100 %.
2 troquei sonda lambda em uma eletrica (4 fios Bosch clipada)
3 comprei soquete que liga a valvula termostatica que fica atras do distribuidor, o carro funcionou perfeitamente com lenta e tudo.Pergunta: valvula termostatica estraga, entra em curto, qual comprar essa e da injeçao mesmo?4 andei 200 km e o carro começou a travar tipo perder força, mas mantendo o pé no acelerador ele soltava tipo commo se fosce uma turbina, voava...
5 parei o carro e desconectei o cabo que fica no reguladar de lenta (fica atras do TBI) o carro andou 100% até melhor,
6 Ps: andei 950 km com esse cabo desligado. Pergunta: posso andar com isso desligado?

Amo meu carro e preciso concertar isso se nao vou pirar o cabeção, não achei mecanico que de jeito, aja visto que estou em Itabira MG, mas mora em Governador Valadares, preciso de viajar quase todo final de semana.
Conto com a ajuda de voces....
Avatar de usuário
JoaoCandido
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 164
Idade: 49
Registro: 06/09/2008
Localização: - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Ajuda CARRO COM DEFEITO LOUCO

Mensagempor deepbluemx3 » Qua Nov 16, 2011 9:59 am

Esses defeitos de injeção são difíceis, as vezes vc troca um monte de coisa e o defeito é simples...
Com esse cabo desconectado acredito que o consumo do seu carro vai aumentar muito, e claro que vai forçar outros sensores que terão que trabalhar mais devido a não haver paràmetro da tbi, o carro pode começar a afogar...
Mas se o funcionamento ficou bom com o cabo do sensor de borboleta desligado, provavelmente o problema seja limpeza e regulagem do mesmo, então o que vc tem que fazer é limpar e regular a TBI.
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Ajuda CARRO COM DEFEITO LOUCO

Mensagempor JoaoCandido » Qua Nov 16, 2011 10:09 am

deepbluemx3 escreveu:Esses defeitos de injeção são difíceis, as vezes vc troca um monte de coisa e o defeito é simples...
Com esse cabo desconectado acredito que o consumo do seu carro vai aumentar muito, e claro que vai forçar outros sensores que terão que trabalhar mais devido a não haver paràmetro da tbi, o carro pode começar a afogar...
Mas se o funcionamento ficou bom com o cabo do sensor de borboleta desligado, provavelmente o problema seja limpeza e regulagem do mesmo, então o que vc tem que fazer é limpar e regular a TBI.


To suspeitando que quando esquenta ele começa a falhar, por isso a suspeita e nessa valvula termostatica, com ele frio ligo e funciona normal. sera ela a vilã?
Avatar de usuário
JoaoCandido
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 164
Idade: 49
Registro: 06/09/2008
Localização: - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Ajuda CARRO COM DEFEITO LOUCO

Mensagempor deepbluemx3 » Qua Nov 16, 2011 10:13 am

Mas muda a temperatura no painel?A valvula termostatica se abre qdo a temperatura está normal(quente), se ela continuasse fechada o carro ferveria! Se não está fervendo não é ela...Mas é baratinha se estiver na dúvida troque.
Pode ser o sensor de temperatura, não a valvula...
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Ajuda CARRO COM DEFEITO LOUCO

Mensagempor JoaoCandido » Qua Nov 16, 2011 10:20 am

deepbluemx3 escreveu:Mas muda a temperatura no painel?A valvula termostatica se abre qdo a temperatura está normal(quente), se ela continuasse fechada o carro ferveria! Se não está fervendo não é ela...Mas é baratinha se estiver na dúvida troque.
Pode ser o sensor de temperatura, não a valvula...


La no carro tem duas uma que fica na frente e outra que fica atras logo abaixo do distribuidor, a supeita e essa, imagino que esteja em curto coisa assim pois o painel nao muda nada e acho que a do painel e da frente,...la na lista de peças equivalentes ela seria qual delas?
Avatar de usuário
JoaoCandido
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 164
Idade: 49
Registro: 06/09/2008
Localização: - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Ajuda CARRO COM DEFEITO LOUCO

Mensagempor deepbluemx3 » Qua Nov 16, 2011 12:44 pm

A valvula termostática fica dentro da flange, depois da mangueira do radiador, a equivalente é a do monza.
Já os sensores de temperatura não tem equivalentes, mas sáo fáceis de achar nos revendedores qu têm peças mazda.
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Ajuda CARRO COM DEFEITO LOUCO

Mensagempor jf cruz » Qua Nov 16, 2011 6:29 pm

camarada é o seguinte, a tú deve tá confundindo valvula termostática com sensor de temperatura do painel; pq a termostatica é uma peça mecanica e fica dentro de uma flange de duraluminio do lado do cabeçote. a função dela é abrir quando a agua atinge uma temperatura de +ou - 90 graus pro carro não ferver, a agua quente que está no motor passa pro radiador e a fria que está no radiador passa pro motor entendeu?
vê se não é o sensor de temperatura da injeção
abraços boa sorte
vida looka
Avatar de usuário
jf cruz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 185
Idade: 40
Registro: 10/07/2011
Localização: são paulo
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Ajuda CARRO COM DEFEITO LOUCO

Mensagempor JoaoCandido » Qua Nov 16, 2011 8:06 pm

jf cruz escreveu:camarada é o seguinte, a tú deve tá confundindo valvula termostática com sensor de temperatura do painel; pq a termostatica é uma peça mecanica e fica dentro de uma flange de duraluminio do lado do cabeçote. a função dela é abrir quando a agua atinge uma temperatura de +ou - 90 graus pro carro não ferver, a agua quente que está no motor passa pro radiador e a fria que está no radiador passa pro motor entendeu?
vê se não é o sensor de temperatura da injeção
abraços boa sorte


ok entendi, mas fica onde? e essa que fica atras da manqueira do radiador?
Avatar de usuário
JoaoCandido
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 164
Idade: 49
Registro: 06/09/2008
Localização: - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Ajuda CARRO COM DEFEITO LOUCO

Mensagempor adilson de souza » Qui Nov 17, 2011 1:05 pm

ok entendi, mas fica onde? e essa que fica atras da manqueira do radiador?[/quote]

Fica no bloco, logo na junção da mangueira com o bloco do motor. Segue e manguira e você verá uma peça com parafusos. A valvula fica ali dentro.
Adilson de Souza

Imagem
Avatar de usuário
adilson de souza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 586
Idade: 63
Registro: 24/06/2011
Localização: São José - SC
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Re: Ajuda CARRO COM DEFEITO LOUCO

Mensagempor daltolp » Qui Fev 09, 2012 1:48 pm

Pessoal, tenho reparado que meu indicador de temperatura no painel fica "variando" entre a posiçao normal e o 0 (zero) conforme eu acelero ou freio, etc... as vezes fica no ZERO bastante tempo e derepente volta a subir ficando normal (+- no meio). Parece ser mau contato ou mau funcionamento dos sensores de temperatura, então quero trocar os 2 sensores.

A duvida é: os 2 sensores são identicos... basta comprar 2 iguais ????

Onde exatamente ficam localizados? Se alguem puder colocar fotos... ajuda muito, pois ja li os topicos acima e procurei no meu motor, mas continuei em duvida... :cry:
DOHC 1.6. 16v 1997 "Ligeirinho"
Rodas 17 KR16000, Milha Xenon 6k, Ponteira Shutt GT
CONHEÇA O MULEQUE AKI
Avatar de usuário
daltolp
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 180
Idade: 38
Registro: 03/02/2011
Localização: Serra, ES
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Ajuda CARRO COM DEFEITO LOUCO

Mensagempor daltolp » Sáb Fev 11, 2012 7:09 pm

Pessoal, consegui resolver meu problema apos localizar um dos sensores proximo a vareta do oleo. Retirei facilmente o conector e limpei ambos os lados com WD40. Agora o ponteiro no painel funciona como antes, perfeito!
O outro sensor acredito q esteja abaixo do distribuidor mas de dificil acesso, ficara pra amanhã.
Vlw. :D
DOHC 1.6. 16v 1997 "Ligeirinho"
Rodas 17 KR16000, Milha Xenon 6k, Ponteira Shutt GT
CONHEÇA O MULEQUE AKI
Avatar de usuário
daltolp
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 180
Idade: 38
Registro: 03/02/2011
Localização: Serra, ES
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ


Retornar para Manutenção

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante