[AJUDA] Manutenção - Coisa ta feia!

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

[AJUDA] Manutenção - Coisa ta feia!

Mensagempor BSunBest » Ter Nov 09, 2010 8:40 pm

Pessoal, comprei um MX3, não paguei caro.
Já estava ciente que iria gastar com a mecânica, mas não tanto... :putz:
Mas enfim, amo esse carro, me apaixonei por dirigir ele e vou investir nele.
No geral ele está andando bem, tá legalzinho, nem se percebe o mau estado de tantas peças como o mecânico achou.
Levei no mecânico da minha cidade, é o melhor daqui, o problema é meio maniaco, eles querem trocar tudo, se está fora do lugar, ele pede para trocar. A vantagem é que o carro fica muito legalzinho depois que volta da mão deles, sabem o que estão fazendo, mas tudo tem seu preço.
Então peguei a relação do que ele quer trocar, e estou caçando as peças, mas só o que é prioridade vou trocar no momento, pois estou ainda acertando as migalhas do carro (compensação de cheques, ajeitar para vistoria, alarme, som, etc.).

Então gostaria de saber a opinião de vocês sobre o que é mais importante trocar, e se estou enganado em minha listagem de prioridades.

Relato geral: O mecânico me disse que tem muitas coisas pra fazer no carro, que ele estava a muito tempo sem a manutenção adequada (isso é verdade), e que agora vou ter que dar o trato no carro. Disse que o motor dele está fumando um pouco e é coisa de anel - quer trocar tudo na parte de cima -(isso eu acho besteira, pq ele mesmo disse que o carro fuma quando se dá a primeira partida depois de ficar parado, o que já não é caso de anel, penso eu).
Mas o carro está com vários vazamentos em baixo, tanto de óleo como de água. Não algo absurdo, mas é algo que incomoda.
No geral não gosto dessa mecânica, mas eles são conceituados na cidade, mexem com bastante importados, o problema é o tratamento ao cliente que é péssimo, bem como o desrespeito a fim te desisperar a respeito do carro.

Segue abaixo a relação de peças, e a ordem que eu as defini para trocar, estou aberto para sugestões. Lembrando que temos que levar em conta o $$.

1º Manutenção
Jogo de Velas Bosh Super4
Filtro de combustível paralelo
Jogo de pastilhas de freio original
Coifas homocinética e trizeta paralelo
Retentor volante original
Correia do alternador original
Correia ar condicionado original
Kit limpeza da injeção eletrônica não estou encontrando a original
Bomba água original
Fluído de freio DOT4
Tampa do radiador

2º Manutenção
Troca do óleo do câmbio + Bardhal G-A (excelente aditivo para câmbio, vale a pena testar :D )
Kit da correia dentada original
Retífica do Radiador
Limpeza completa no arrefecimento
Aditivo de radiador
Rolamentos roda dianteira original
Bi-xenon - está com aquele xenon que só tem baixa, não passa na vistoria
Cilindro roda
E demais pecinhas e buchinhas
Alinhamento e balanceamento computadorizados

3ª Manutenção
Rolamentos traseiros original
Retentor comando de válvula original
Retentor Diant. Virabrequim original
Filtro de óleo paralelo
òleo do cárter
Prisioneiro e porca roda <~Não acho em lugar nenhum, nem faço ídeia do que seja
Discos frontais originais
E demais partes relativas a motor

4ª Manutenção
Revisão geral nas suspensões, trocando buchas e bieletas
Barra estabilizadora traseira e frontal

5ª Manutenção
Retífica completa do motor

6ª Manutenção
Começa agora o tunning =D
:surprised:

Obrigado pessoal.
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
BSunBest
Amigo
Amigo

Registro: 17/10/2010
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: [AJUDA] Manutenção - Coisa ta feia!

Mensagempor Paulo » Ter Nov 09, 2010 9:03 pm

Amigo, a coisa parece feia, mas as vezes os mechanicos pintam um quadro ruim para valorizar o serviço. Por exemplo, se seu carro só fuma ao ligar e depois para, com certeza são as borrachinhas das válvulas(retentores).
Paulo
Moderador
Moderador

Registro: 07/06/2008
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V

Mensagempor BSunBest » Ter Nov 09, 2010 9:05 pm

Exatamente, foi o que pensei! E para troca-los, dá muito trabalho ?

O problema é que o carro precisa de um trato, na verdade se resume a trocar algumas vedações, fazer uma limpeza de bico e uma limpeza no arrefecimento. Um bom trato no motor com um óleo e vela de qualidade.
Isso se resume o problema do carro, falta de manutenção apenas.
Imagem
BSunBest
Amigo
Amigo

Mensagempor diego_rj » Ter Nov 09, 2010 9:13 pm

Não sei como é a inspeção veicular aí em Jundiaí, mas em um primeiro momento creio que o carro tem que chegar no local da vistoria e chegar fazendo fumaça, pelo menos aqui no RJ é pedir para levar umas mil notificaçõesde de pendência.
Quanto a ordem das manutenções vai depender do seu bolso... eu começaria por retificar o motor, se esse for o caso...
Carro queimando óleo pela manhã pode ser retentor de válvula...
Vazamento de óleo embaixo pode ser junta do cárter, retentor do virabrequim...
Carro queimando óleo direto podem ser os anéis, normalmente aí pede-se uma retífica...
Água vazando embaixo da onde? Do radiador? Do Bloco? Pode ser uma mangueira ruim, furo no radiador...
Se água estiver misturando com óleo é sinal de empeno no cabeçote ou bloco, aí vai ter que retificar...
Correia é de lei trocar, vela opte pelas Iridium, acho que o Lex tem...
Caso você tenha vontade de aumentar a performance da máquina, e seja necessário retificar o motor, eu já pensaria nessa retífica preparando os componentes para um veneno futuro, senão é gastar duas vezes... mas estou falando de performance e não do motor normal.
Assim, estou dando um pitaco de curioso, porque não sou mecânico.
Eu não entendi muito bem, o que seria trocar tudo em cima? Trocar tucho, balancim, válvula, comando...
diego_rj
Moderador
Moderador

Registro: 04/03/2009
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Mensagempor Tawan Bastos » Ter Nov 09, 2010 9:32 pm

e ai bmagera...Me passa teu msn que eu sou de jundiai tbm..
Quem sabe nao posso ajudar em algo.
Abraços!
Imagem
Tawan Bastos
Membro
Membro

Registro: 15/06/2009
Cor do MX-3: Azul - Creek Blue Mica - D2

Mensagempor BSunBest » Ter Nov 09, 2010 9:53 pm

Add ai
bmagera91@gmail.com

abraços
Imagem
BSunBest
Amigo
Amigo

Mensagempor Tawan Bastos » Ter Nov 09, 2010 9:56 pm

tá add!
Imagem
Tawan Bastos
Membro
Membro

Registro: 15/06/2009
Cor do MX-3: Azul - Creek Blue Mica - D2

Mensagempor BSunBest » Ter Nov 09, 2010 10:20 pm

diego_rj escreveu:Não sei como é a inspeção veicular aí em Jundiaí, mas em um primeiro momento creio que o carro tem que chegar no local da vistoria e chegar fazendo fumaça, pelo menos aqui no RJ é pedir para levar umas mil notificaçõesde de pendência.

Não ta fazendo fumança não.
Quanto a ordem das manutenções vai depender do seu bolso... eu começaria por retificar o motor, se esse for o caso...
Carro queimando óleo pela manhã pode ser retentor de válvula...

É só pela manhã mesmo, inclusive o retentor de válvula está na lista para ser trocado. Minha dúvida é quanto se a troca dele é fácil. Pq dependendo se for mexer em algo relacionado ao motor, é melhor aproveitar e já trocar outras coisas por perto. Ou estou falando besteira ?

Vazamento de óleo embaixo pode ser junta do cárter, retentor do virabrequim...
Carro queimando óleo direto podem ser os anéis, normalmente aí pede-se uma retífica...

O retentor do virabrequim é uma das causas do vazamento, tanto que está na lista. Mas a minha dúvida é se é fácil de trocar a ponto de compensar a troca só dele. E não acho essa peça para vender.

Água vazando embaixo da onde? Do radiador? Do Bloco? Pode ser uma mangueira ruim, furo no radiador...
Se água estiver misturando com óleo é sinal de empeno no cabeçote ou bloco, aí vai ter que retificar...

A água vaza do radiador e de uma mangueira. O radiador vai ser enviado para retífica. Mas primeiro trocarei as mangueiras para ver se para de vazar. Não dá para ir no papo do meu mecânico de primeira.

Correia é de lei trocar, vela opte pelas Iridium, acho que o Lex tem...

A correia realmente é importante trocar... Irei colocar as velas bosh super4 por enquanto.

Caso você tenha vontade de aumentar a performance da máquina, e seja necessário retificar o motor, eu já pensaria nessa retífica preparando os componentes para um veneno futuro, senão é gastar duas vezes... mas estou falando de performance e não do motor normal.

Sim, boa dica a sua. Já deixar o motor preparado para possíveis modificações.

Obrigado pelas dicas e fica minhas dúvidas. :D
Imagem
BSunBest
Amigo
Amigo

Mensagempor suhr77 » Ter Nov 09, 2010 11:22 pm

te aconselho a levar em outra oficina.. dê prioridade aos vazamentos de agua e óleo, isso pode mandar seu motor pro espaço, os retentores eh facil trocar nao dah muito trabalho pro mecanico..

agora..
-retifica do radiador? (isso nao existe! existe reparo..onde tampam a area com furo, nada mais)

-Correia do alternador original e Correia ar condicionado original ... (se nao me engano o mx3 usa 1 correia pra alternador, Ar-cond. e bomba dágua.. ai tem)

-Kit limpeza da injeção eletrônica não estou encontrando a original (seria limpesa de bicos? isso somente com maquinario proprio)

-Cilindro roda? (oq é isso?)

-Prisioneiro e porca roda ( sao os parafusos e porcas da roda.. acho dificil estar ruim.. eh uma coisa que é MUITO dificil dar problemas.. tire a roda e coloque novamente se ocorrer tudo normal nao precisa trocar..)

-Barra estabilizadora traseira e frontal ( outra coisa que é MUITO dificil estar com problemas.. eh uma barra de ferro que vai de um lado ao outro da suspensao pela parte inferior.. se nao estiver quebrada ou trincada está boa, nao tem misterio)

-Retífica completa do motor (pq? o motor te quantos KM rodados? está fumando quando acelera? andando? se fumar só quando liga sao os retentores, se fumar andando precisa retificar.. ou pode ser apenas os aneis ruins.. pra saber deve-se abrir o motor e medir a folga entre o cilindro e o pistao e verificar os aneis)

dê preferencia a troca de juntas ruins, correias e sistemas fundamentais para o funcionamento do carro.
dpois troca o resto quando puder respirar

espero ter ajudado e aberto a kbça

Abraços!
suhr77
Amigo
Amigo

Registro: 03/02/2010

Mensagempor filiphe » Ter Nov 09, 2010 11:54 pm

Cara isso que vc postou me fez lembrar de como veio o meu... eu não pensei que ia ter que fazer tanta coisa quanto fiz e to fazendo ainda... mas uma coisa eu posso dizer a cada melhora que eu vejo no meu mazdinha mais me anima a continuar deixando ele cada vez melhor...

abraçss
filiphe
Membro
Membro

Registro: 12/10/2009
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Mensagempor BSunBest » Qua Nov 10, 2010 6:41 am

Pessoal muito obrigado pela ajuda. Realmente ajudou bastante e eliminei vários itens desnecessários bem como priorizei outros.
:wink:
Vou estar repassando para eles para vermos como podemos fazer :)
Imagem
BSunBest
Amigo
Amigo

Mensagempor diego_rj » Qua Nov 10, 2010 6:46 am

Liga para o Álvaro, ele é especializado Mazda, era responsável pelas oficinas das autorizadas Mazda no Brasil, costuma ter idéia de onde encontrar fornecedores de peças.

21-2504-2440
diego_rj
Moderador
Moderador

Registro: 04/03/2009

Mensagempor deepbluemx3 » Qua Nov 10, 2010 7:42 am

Bom Bmagera91, o seu plano tá bom, e só trocar óleo e filtro, já vai dar uma boa diferença no funcionamento do motor, os retentores de válvula podem esperar, mas acho mais importante colocar na primeira manutenção a bomba dágua e correia dentada, pois se quebrarem vão ferrar seu motor.O filtro de combustível vc pode usar o de metal do vectra até 96, custa uns 18 e é muito bom, dá certinho no suporte original.
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
deepbluemx3
Moderador
Moderador

Registro: 10/02/2007

Retornar para Manutenção