Qual a função dessa válvula? (PCV)

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Qual a função dessa válvula? (PCV)

Mensagempor Dantsman » Qua Set 08, 2010 12:22 pm

Olá fãs do MX-3.
Quero descobrir o nome da válvula que é uma saída em forma de "L", da tampa de válvulas, mas não é aquela que liga uma mangueira ao cano do filtro de ar.
Estou falando de uma outra que liga um outro cano ao pé da admissão.
Ali em cima, visto de frente fica do lado esquerdo atrás, tem uma válvula que leva pressão ao nosso motor. Em certa oportunidade ela rachou e o motor perdeu muita força.
Alguém pode indicar o nome dessa peça, o que ela faz e se existe similares ou originais no mercado para venda?
E se ela tem a ver diretamente com a potência de 108 cv originais do nosso motor 1.6 de 16 valvulas?
Alguém já imaginou retrabalhar esse fluxo de ar? É pressão ou vácuo?
Quanta coisa boa para brincar, hein?
Obrigado!
Abraços.
Dante - MX-3 Tuning - Curitiba-PR
Dantsman
Amigo
Amigo

Registro: 04/10/2009
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Qual a função dessa válvula?

Mensagempor lexbusse » Qua Set 08, 2010 12:28 pm

Esse êh a PCV, entre em contato eu tenho nova.
lexbusse
Vendedor

Registro: 26/09/2006
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Laranja

Mensagempor Dantsman » Sáb Set 11, 2010 12:07 am

Legal que tenha alguém vendendo a peça citada, mas é importante também saber como ela funciona e para que serve.
Meu intuito com a abertura desse tópico foi realmente aprender mais sobre essa válvula importante.
Se alguém mais tiver informações sobre ela, agradecemos muito.
Lexbusse, agradeço pela sua oferta dessa válvula que se chama "PCV", logo entrarei em contato.
Me diga mais uma coisa, ela vem com uma borracha na tampa de válvulas, não é? Mas isso vem junto com a válvula?
É importante conhecer mais sobre isso.
Abraços
Dante
Editado pela última vez por Dantsman em Qui Set 16, 2010 1:58 pm, em um total de 1 vez.
Dantsman
Amigo
Amigo

Mensagempor lexbusse » Sáb Set 11, 2010 8:25 am

Válvula de ventilação positiva do Carter (PCV)

Devido as altas pressões encontradas no interior do motor durante o processo de combustão, uma parte dos gases queimados escapam pelos anéis dos pistões indo em direção ao carter . Esses gases, que vazam para o carter, contém quantidade significativas de Hidrocarbonetos (HC) que além de aumentar sua pressão contribuem para a diluição do óleo e contaminação do meio ambiente, uma vez que, até à algum tempo eles eram lançados para a atmosfera, através do respiro , sem qualquer tratamento.

Desde 1968, nos EUA e mais recentemente aqui no Brasil a liberação desse vapores para a atmosfera foi proibida .Os gases ali contidos devem ser reaproveitados pelo motor, recirculando internamente, preservando, assim, o meio ambiente, diminuindo a contaminação do óleo e evitando a formação de borras .

O reaproveitamento dos gases é feito por meio de uma válvula -PCV- que instalada no coletor de admissão, funciona pela ação do vácuo, criado pelo motor, durante o funcionamento, promovendo sua ventilação, geralmente, pela tampa de válvulas. Esta tampa é ligada ao filtro de ar; e ao coletor de admissão através da válvula PCV.

Em marcha lenta, com a borboleta aceleradora fechada, o vácuo no coletor de admissão é intenso. Assim, a válvula PCV se mantém, parcialmente, aberta e a ação desse vácuo vai se fazer presente no interior da tampa de válvulas, provocando uma corrente que arrasta os vapores do carter, levando-o ao coletor de admissão onde se juntará a mistura ar/combustível para ser queimado no interior do motor.

Nos regimes de cargas mais altas do motor, quando a borboleta aceleradora está mais aberta, o vácuo no coletor diminui de intensidade. A válvula PCV nesse instante se abre totalmente permitindo um aumenta na recirculação dos gases do carter através dela. Quando a potência máxima do motor é alcançada o reaproveitamento dos vapores do carter é feito pela aspiração direta do filtro de ar, pois, como dissemos anteriormente existe uma ligação da tampa de válvulas com a parte interna do filtro. Assim, o fluxo intenso de ar no filtro, provocado pelo elevado regime de trabalho do motor, também promove intensa corrente no interior dele, removendo e reaproveitando os gases produzidos pela combustão.
lexbusse
Vendedor

Re: Qual a função dessa válvula? (PCV)

Mensagempor Paulo » Sáb Set 11, 2010 1:29 pm

Esse é o Professor Lex. Parabéns pela explicação !!! Se tudo der certo na terça feira estarei na Oficina do Àlvaro pela manhã.
Abraços,
Paulo
Moderador
Moderador

Registro: 07/06/2008
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V

Mensagempor lexbusse » Sáb Set 11, 2010 2:05 pm

Rsrs, te aguardo lá. Hj liguei para o Ronaldo e o avisei.
lexbusse
Vendedor

Mensagempor Zangado-RO » Sáb Set 11, 2010 9:19 pm

Show de bola pela explicação, Lex parabéns, essa PCV seria a válvula de cod B541 4ED, pois se for, também vou precisar de uma com a vedação, descobrir que a minha esta quebrada e não esta funcionando.

Grato, abraço do Zangado.
Zangado-RO
Amigo
Amigo

Registro: 31/07/2010
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Mensagempor lexbusse » Dom Set 12, 2010 1:06 pm

acabaram as PCVs :( mas vai chegar mais :)
lexbusse
Vendedor

Mensagempor Dantsman » Qui Set 16, 2010 1:57 pm

Que bom... parece que foi útil a questão.
Obrigado, Lexbusse! Acho que deu pra entender bem.
A minha deve estar detonada, pois quando tirei ela da tampa de válvulas, parecia que estava solta uma membrana interna dela. Sinistro! rs.
Se tem função de abrir e fechar conforme o trabalho da amissão+borboleta+pressão e gases, com certeza a que utilizo não faz nada disso.
Quando tiver mais, meu e-mail é mx3@manero.com.br
E msn curitibafun@hotmail.com
Abraços
Dante - Curitiba
Dantsman
Amigo
Amigo

Retornar para Manutenção