por Eugênio » Seg Ago 09, 2010 6:55 pm
Quanto as opiniões que deve conter borra de óleo e a peneira da bomba entupida, eu concordo plenamente. Isto ocorre quando o carro tem o óleo só completado e não trocado. Agora quanto a opinião de não se colocar Bardhal B 12, eu discordo completamente.
Um motor com a quilometragem que este apresenta, com toda a certeza existem folgas normais ou já adiantadas, dependendo do uso que teve e o Bardhal deixa nas superfícies de contato uma espécie de película aderida e é justamente esta película que impede que o motor gire à seco nas primeiras voltas que dá ao ser ligado.A adição de Bardhal não chega a engrossar tanto o óleo como falado pois ele também aquece e afina juntamente com o óleo.
Utilizo o B12 a 38 anos, desde o tempo dos Opalões de meu pai e nunca tivemos um motor batido em nossa mão.
Recentemente tive uma Pampa c/ motor AP 1.6 que rodou 350 mil Km na minha mão, utilizando sempre B 12 c/ Havoline superior: Compressão do motor= zero km;consumo(álcool)=9km/l(cidade) e 11,5 km/l(estrada). Nenhum barulho, pegava de estalo e nunca abrí o motor p/ nada.
Tive outros vários carros c/ motor AP 1.6; 1.8; 2.0 e a mesma coisa, nunca tendo rodado menos que 200 mil kms com eles.
Tive Fusca, tive Variant, tive Puma, tive Chevette, tive Opala, tive Fiat 147, tive Passat, tive Uno etc e todos tratados da mesma forma. Nunca retifiquei motor algum de meus carros de passeio.
Ajudo um amigo na equipe de Copa turísmo (Gol bola 1.6) e lá temos 3 motores que utilizamos da seguinte forma:
motor 1: marcação de tempo e corridas;
motor 2: treinos livre;
motor 3: motor reserva.
Fazemos uma temporada inteira com o mesmo motor e na temporada seguinte colocamos este para treinos livre.O motor reserva é um motor novo(já amaciado) que na temporada seguinte será o principal e assim vamos fazendo este rodízio.
Todos os motores são lubrificados com Havoline Superior SL c/ B 12. Não deixamos o motor se desgastar, abrimos e retificamos tendo como base apenas o rodízio adotado.
Ao abrir o motor, medimos internamente todas as peças de desgaste e estas apresentam pouquíssimas folgas entre elas, o que daria p/ rodar bastante tempo em condições normais, mas não em competições.
Para regular as batidas de tucho, abra a tampa do comando e meça a folga existente entre o comando e as pastilhas. Troque as pastilhas para a medida que apresentar e vc vai ver que o barulho acaba. Isto é uma regulagem corriqueira que deve ser feita numa retífica apenas pelo motivo de lá ter pastilhas com todas as medidas de expessura.
O barulho de batida de tucho é apenas a folga excessíva entre as pastilhas e o comando de válvulas.
Abçs
Eugênio