BATENDO TUCHOS

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

BATENDO TUCHOS

Mensagempor ander_sbo » Seg Jul 05, 2010 10:40 pm

alo galera , meu mx3 ta com 143.000 km , e recentemente começou bater aparentemente tuchos , principalmente ao ligar, depois de um tempo andando ele para de bater , eu to usando atualmente oleo HAVOLINE 20W 40 ( mineral ) , pois reparei que começou a bater tucho qdo eu troquei do mineral pro sintetico, ai por recomendacoes voltei no mineral, mas continua o TAC TAC TAC ...
alguem ai ja teve esse problema ?? eu nao to em condicoes de gastar pra abrir o motor agora ..
existe algum aditivo ou outro oleo q possa resolver esse problema ? tipo BARDHAL B12 ..
aguardo
ander_sbo
Amigo
Amigo

Registro: 28/01/2010
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: BATENDO TUCHOS

Mensagempor deepbluemx3 » Ter Jul 06, 2010 8:19 am

-Eae Ander_SBO! O Ander de Sampa me disse q no manual do mx3 está escrito que os tuchos podem bater por até 15min,
após a partida que é normal.Se estiver assim desencana ! Todos os mxs que tive ou já vi, batem tucho se ficar por um tempo parados, uns mais outros menos.Quanto ao óleo, não coloque b12 pois vai deixar o óleo mais grosso, vai ficar mais difícil de encher os tuchos, e portanto a tendência é bater ainda mais.Eu uso o f1 semi 20w50, sem problemas.Na prox troca to querendo experimentar o magnatec da mesma especificação!
Abraço!
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
deepbluemx3
Moderador
Moderador

Registro: 10/02/2007
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Mensagempor RAFA » Qui Ago 05, 2010 3:54 pm

Veja se não está com borra de óleo!!! O meu depois de ficar 3 semanas parado na funilaria, criou borra, o óleo desceu pro carter e não subia mais...

Não importava o óleo que eu colocava no motor, ele não subia e fazia barulho de batida...

Pra resolver, o mecânico fez um flush, retirou o carter e limpou a peneira. Rodei 100km e fiz a troca de óleo... Carro perfeito...
Imagem
RAFA
Membro
Membro

Registro: 07/08/2006
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Mensagempor Bruno Brasil Bueno » Qui Ago 05, 2010 6:49 pm

Verifique seu nível de óleo do motor, com certeza está baixo, o meu tb batia tucho com o nivel baixo.
Bruno Brasil Bueno
Amigo
Amigo

Registro: 04/08/2010
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Mensagempor RAFA » Seg Ago 09, 2010 3:18 pm

Bruno Brasil Bueno escreveu:Verifique seu nível de óleo do motor, com certeza está baixo, o meu tb batia tucho com o nivel baixo.

Exato! Se não está baixo, tem borra e o oleo não está subindo pro motor...
Imagem
RAFA
Membro
Membro

Registro: 07/08/2006
MX-3: Já tive um!

Mensagempor Eugênio » Seg Ago 09, 2010 6:55 pm

Quanto as opiniões que deve conter borra de óleo e a peneira da bomba entupida, eu concordo plenamente. Isto ocorre quando o carro tem o óleo só completado e não trocado. Agora quanto a opinião de não se colocar Bardhal B 12, eu discordo completamente.
Um motor com a quilometragem que este apresenta, com toda a certeza existem folgas normais ou já adiantadas, dependendo do uso que teve e o Bardhal deixa nas superfícies de contato uma espécie de película aderida e é justamente esta película que impede que o motor gire à seco nas primeiras voltas que dá ao ser ligado.A adição de Bardhal não chega a engrossar tanto o óleo como falado pois ele também aquece e afina juntamente com o óleo.
Utilizo o B12 a 38 anos, desde o tempo dos Opalões de meu pai e nunca tivemos um motor batido em nossa mão.
Recentemente tive uma Pampa c/ motor AP 1.6 que rodou 350 mil Km na minha mão, utilizando sempre B 12 c/ Havoline superior: Compressão do motor= zero km;consumo(álcool)=9km/l(cidade) e 11,5 km/l(estrada). Nenhum barulho, pegava de estalo e nunca abrí o motor p/ nada.
Tive outros vários carros c/ motor AP 1.6; 1.8; 2.0 e a mesma coisa, nunca tendo rodado menos que 200 mil kms com eles.
Tive Fusca, tive Variant, tive Puma, tive Chevette, tive Opala, tive Fiat 147, tive Passat, tive Uno etc e todos tratados da mesma forma. Nunca retifiquei motor algum de meus carros de passeio.
Ajudo um amigo na equipe de Copa turísmo (Gol bola 1.6) e lá temos 3 motores que utilizamos da seguinte forma:
motor 1: marcação de tempo e corridas;
motor 2: treinos livre;
motor 3: motor reserva.
Fazemos uma temporada inteira com o mesmo motor e na temporada seguinte colocamos este para treinos livre.O motor reserva é um motor novo(já amaciado) que na temporada seguinte será o principal e assim vamos fazendo este rodízio.
Todos os motores são lubrificados com Havoline Superior SL c/ B 12. Não deixamos o motor se desgastar, abrimos e retificamos tendo como base apenas o rodízio adotado.
Ao abrir o motor, medimos internamente todas as peças de desgaste e estas apresentam pouquíssimas folgas entre elas, o que daria p/ rodar bastante tempo em condições normais, mas não em competições.
Para regular as batidas de tucho, abra a tampa do comando e meça a folga existente entre o comando e as pastilhas. Troque as pastilhas para a medida que apresentar e vc vai ver que o barulho acaba. Isto é uma regulagem corriqueira que deve ser feita numa retífica apenas pelo motivo de lá ter pastilhas com todas as medidas de expessura.
O barulho de batida de tucho é apenas a folga excessíva entre as pastilhas e o comando de válvulas.
Abçs
Eugênio
Eugênio
Amigo
Amigo

Registro: 11/07/2010

Mensagempor mx3black » Ter Ago 10, 2010 9:53 am

Conforme já conversei com o Álvaro essas batidas de tucho ao ligar o carro que fica parado por dias ou em dias muito frios não tem nada de anormal. Inclusive isso vem dizendo no manual do proprietário. Não pode é ficar o tempo todo batendo, e além do mais os tuchos do mx-3 são hidráulicos não possuindo regulagem.
mx3black
Membro
Membro

Registro: 18/09/2007
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Mensagempor deepbluemx3 » Ter Ago 10, 2010 2:58 pm

-Não sei se o B12 altera de forma, significativa, a viscosidade do óleo ao ponto de ele demorar a subir para lubrificar os tuchos, o mx é sim muito sensível a alterações de óleos e viscosidades, e nível do mesmo, qq mudança e o bixo tá lá batendo tuchos!!!
-Mas tem um tal de power oil da bardhal que parece uma GRAXA, aquele eu tenho certeza que acaba com o motor!!! 8)
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
deepbluemx3
Moderador
Moderador

Registro: 10/02/2007
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Retornar para Manutenção