adiantando o ponto de ignição no distribuidor

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adiantando o ponto de ignição no distribuidor

Mensagempor djpunk » Ter Ago 11, 2009 1:17 pm

Pessoal meu mx3...ta no gnv/gasolina podium...esse finde...adiantei o distribuidor ao maximo ou seja girei ele no sentido horario até o limite da peça que prende ele, notei que o desempenho no gnv melhorou bastante ! pq meu kit gnv nao tem variador de avanço...q "adianta" o ponto eletronicamente. na gasolina ele também esta rodando...a pesar de eu nao ter pisado muito pra ver se grila...se bem que estou usando podium...não sei se essa gasolina é menos grilante também...ou se alguma polia da correia dentada esta atrasada etc pra não ter grilado...

alguém sabe em quantos graus esta adiantado quando chega-se ao maximo da peça ? sei que é possivel adiantar mais ainda...comendo a peça com uma furadeira...

o meu problema é que não tenho a marcação dos graus na polia do virabrequim...infelizmente o meu mx3 veio sem. se alguem tiver uma sobrando ai por favor me avise !

abraço !
djpunk
 

Re: adiantando o ponto de ignição no distribuidor

Mensagempor Igor Lins » Seg Ago 02, 2010 10:45 pm

Gente,
Alguem sabe qual o ponto de ignição ideal( tecnicamente recomendado) para o mx3 1.6, e como fazer para realizar a regulagem???
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Re: adiantando o ponto de ignição no distribuidor

Mensagempor Miguelitto » Ter Ago 03, 2010 8:49 am

ACHO, q depende de como vc quer o carro....

daqui a poko uma galera q manja disso posta aki pra vc...
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Re: adiantando o ponto de ignição no distribuidor

Mensagempor majorferk » Ter Ago 03, 2010 4:11 pm

Na parte superior do distribuidor, tem duas marcas (dois traços) que devem ficar alinhados; mas a melhor maneira é colocando a lâmpada de ponto e regular a 10 graus.
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Re: adiantando o ponto de ignição no distribuidor

Mensagempor Igor Lins » Ter Ago 03, 2010 8:44 pm

Majorferk,
Você saberia informar a que rotação é feita a regulagem( marcha lenta, 1000 rpm, etc).
Vi na net , com relação a outro carro, que é preciso prestar atenção na hora de passar a luz, na rotação e na temperatura, além da questão do grau, informado p você.
um abraço,
igor
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Re: adiantando o ponto de ignição no distribuidor

Mensagempor majorferk » Ter Ago 03, 2010 9:05 pm

A temperatura deve ser sempre a de trabalho, que nos mazdas, geralmente é no meio do marcador (em torno de 92 graus). Quanto a rotação, é em torno de 750 RPM, mas eu prefiro em torno de 800 RPM.
majorferk
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Re: adiantando o ponto de ignição no distribuidor

Mensagempor Igor Lins » Qua Ago 04, 2010 8:15 pm

Obrigado majorferk,
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Re: adiantando o ponto de ignição no distribuidor

Mensagempor mx3black » Seg Ago 09, 2010 9:42 am

Para fazer este ajuste realmente o mais preciso é com a lãmpada estroboscópica (de ponto), mas para faer esta regulagem precisa fazer o Jump na tomada de diagnóstico ?

Pois parece que via algo assim no manual de serviços.
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Re: adiantando o ponto de ignição no distribuidor

Mensagempor Rick Vinicius Carina » Seg Ago 09, 2010 9:59 pm

o ponto de fabrica é de 10 graus mas ele fica muito chocho, a variação maxima e 22 graus, a recomendação maxima é de 15 graus porém ele ocila, a melhor regulagem depende de carro para carro, o meu ficou excelente com 13 graus, e 840 rpm, medição deve ser feita com instrumentação digital, com eletronic point e luz estroboscópica.
Sem invençoes deixa na mão do Fabinho da All Motors (R$ 60,00 a 90,00)
Rick Vinicius Carina
 

Re: adiantando o ponto de ignição no distribuidor

Mensagempor mx3black » Seg Out 04, 2010 10:41 am

É verdade tem que ter cuidado com esta regulagem, pois vc pode adiantar o ponto e acelerar talvez não grile com o carro parado, mas depende da temperatura do motor e se o mesmo está andando. O meu tinha feito um adiantada mas quando chegava a uns 4000 rpm com o carro andando, tava grilando ai retornei um pouco. O ideal é usar o jump no diagnóstico e com o carro na temperatura de trabalho e respeitando o máximo recomendado em graus.
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Re: adiantando o ponto de ignição no distribuidor

Mensagempor amcunha » Seg Out 04, 2010 3:01 pm

Pessoal,

Todos sabemos que o que movimenta o motor é a pressão no topo do pistão causada pela combustão.
Como a combustão é relativamente lenta em relaçao à velocidade de deslocamento do pistão, provoca-se a centelha antes do pistão chegar no topo, de modo que quando começar a descer tenha a máxima pressão na câmara para empurra-lo para baixo.
Porém quanto mais cedo ocorrer a centelha (maior for o avanço), maior será o percurso do pistão ainda subindo contra a pressão que já começõu a aumentar. Isso gera um esforço extra que rouba torque e consequentemente potência.
Assim, há um limite para o avanço até que se comece a perder potência, além de aumentar os esforços mecânicos no motor.
Isso pode ser sentido pela "aspereza" do motor e pela dificuldade do motor de arranque e bateria de darem a partida.
Além de tudo isso, quando a pressão média na câmara é muito alta a mistura combustível-ar queima por pressão (assim como no motor diesel) antes da hora. Essa queima é muito mais veloz (detonação) do que a combustão normal, causando ondas de choque sobre o pistão produzindo aquele som agudo conhecido como batida de pino ou grilo ou etc.
Resumo: o avanço do ponto de ignição traz um ganho de rendimento até um limite em que a coisa se inverte. Cobra um preço que é aumento de esforços no pistão, biela, virabrequim, bronzinas etc. Além do risco de detonação. Portanto tenham a mão sensivel.

Abçs,

Aristides
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Re: adiantando o ponto de ignição no distribuidor

Mensagempor deepbluemx3 » Seg Out 04, 2010 4:50 pm

-Muito boa a explicação , Aristides, me exclarecí de umas dúvidas , ou certezas, que antes eram intuitivas! 8)
Paixão pelo Mazda MX-3 !
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Re: adiantando o ponto de ignição no distribuidor

Mensagempor diego_rj » Seg Out 04, 2010 6:49 pm

Show de bola! :D
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Re: adiantando o ponto de ignição no distribuidor

Mensagempor Paulo » Ter Out 05, 2010 5:15 pm

Já sabem, pessoas com mão sexual devem se abster de fazer regulagem de ponto sem os equipamentos necessários!!! :lol: :lol:
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