Como testar o sensor TPS ?

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Re: Como testar o sensor TPS ?

Mensagempor NiKoN » Seg Set 24, 2012 3:03 pm

mx3black escreveu:Pelo que vi por ai, pra testar ele 100% tem que verificar se um dos fios qua são 4 em nossos carros, chega sinal de 5v que vem da central, se ok temos que achar o fio que vai dar o retorno de abertura a central nele conforme a borboleta vai abrindo ele vai enviando uma tensão cada vez maior a central, informando a abertura exata da borboleta, gerenciando assim tempo de abertura dos bicos entre outros detalhes. essa informação tem que ser gradativa e não pode pular valores senão o sensor ta zoado.
mas como testar isso ? será que só descascando os fios ? isso não vou fazer não, vcs conseguiram medir ?

Abç

Cara pra testar é assim: os fios da ponta um é positivo o outro negativo 12v os do meio são sinais que sai 5v, o único problema é que se inverter a ordem pode torrar o TPS.

para testar é ver a voltagem que sai no sinal, 0v TPS parado 5v o TPS todo aberto.

abraço
O Tuning Começa nos Olhos de Quem Pode Ver...
Imagem
NiKoN
Membro
Membro

Registro: 30/08/2007
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Laranja

Mensagempor lfariass » Ter Set 25, 2012 10:49 am

ve se fiz o correto,
fiz o jamper com a chave ligada, motor desligado. coloquei a lamina de 0.3 e a ventuinha estava armando, consegui ajustar ate o ponto que com a de 0.3 ela nao liga e com a de 0.4 ela liga. pra testar a continuidade naquela tomada que nao lembro o nome agora, usei uma lampada teste pois nao tenho o multimitro, sem a lamina e com a de 0.3 tem continuidade e com a de 0.4 nao tem, esse é o correto ne? pois nem precisei ajustar ele. so que nao fiz a limpeza por uma duvida. é pra tirar o corpo de borboleta so do coletor e limpar ali onde fica a borboleta ou tem que tirar tbm aquela parte que fica em baixo da borboleta onde vai uma outra tomada pra limpar tbm?
lfariass
Amigo
Amigo

Registro: 20/09/2012
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Mensagempor lfariass » Ter Set 25, 2012 3:27 pm

agora ja era de vez. tava tudo bem do jeito que estava, rpm em 800 so queria saber a regulagem da mistura.
ai tirei o conjunto borboleta fora limpei com gasolina, tava que parecia que tinham passado graxa. comprei velas novas montei tudo no lugar troquei as velas verifiquei com as laminas de folga, a continuidade tbm, e ao ligar o carro rpm em 1100. ja mexi no distribuidor parafuso que regula a mistura e nada. a unica forma de baixar o rpm ta sendo girar todo o parafuso para a direita, todo mesmo, ate travar. o melhor qu consegui chegar foi deixar o parafuso faltando meia volta para o maximo e atrasar o ponto do distribuidor mesmo assim fica em 900 rpm e ao ligar o ar cai para um pouco abaixo daquela marca que fica entre o 1 e 0 (zero).
pra que fui futucar antes deixasse cheio de "graxa", as velas todas carbonizadas, carro andava bem fazia 9.5km/l
agora o carro ta acelerado com mistura rica e provavelmente nao possa andar com ar ligado pois ao pisar no freio con certeza vai morrer.
so pra constar, ao tirar a ppeca fora nao havia nenhuma junta e pra colocar de volta usei aquele veda junta o 999 vermelho.
ta cansando ja, e o pior é que se leva em oficina fazem mais merda ainda.
lfariass
Amigo
Amigo

Mensagempor Leonardo » Ter Set 25, 2012 3:31 pm

cara temos que pensar em...

o carro foi projetado lá em seu ano de fabricação para trabalhar em 700 ~ 800 rpm ... hoje é um carro com uma certa idade... se você manter seu carro 900 não quer dizer que ele vai explodir ou vai fazer 5km por litro... se o carro ficar bom em 900 legal! :) muitos carros aqui está até acima disso.. triste mesmo está o meu que vai e volta kkk
Imagem
Mazdaspeed
Leonardo
Amigo
Amigo

Registro: 27/10/2008
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Mensagempor lfariass » Ter Set 25, 2012 4:37 pm

kkk sim entendo, mas o problema nao é ele ficar em 900 nao, mas sim que quando lga o ar ele cai pra pouco menos daquela marca que acho que sao 500 rpm sem contar que isso com ele parado, imagina a noite chuvendo com farol limpador ar deve cair pra uns -500 rsrs.
o que nao entendo é que sujo tava nos perfeirtos 800 rpm kkkk. vou chama-lo de cascao daqui pra frente. o meu medo mesmo é q to com a mistura muito rica, vc ate poderia quebrar essa arvore pra mim, ir girando o parafuso no seu carro e endo quantas voltas ele da ate o final sentido horario so pra eu ter uma base aqui. :wink:
lfariass
Amigo
Amigo

Mensagempor lfariass » Ter Set 25, 2012 10:24 pm

acho que meu carro tem vida propria, agora andando com o carro ao acelerar e soltar o pedal o rpm trava em 1000 por 3seg depois cai pra 750. e ta um pouco fraco em baixa de segunda em diante fica bom, agora se ligar o ar fica horrivel muito fraco. mas acredito ser o ponto amanha vou levar na oficna pra passa aquela luz com nome esquisito ai vamos ver.
lfariass
Amigo
Amigo

Mensagempor lfariass » Qua Set 26, 2012 9:46 pm

Andersom, da uma orientacao ai por favor,
no outro topico vc falou pra tirar o TB do lugar e regular o parafuso ate a borbolrta quase encostar nas paredes, depois disso inserir as laminas e ajustar a continuidade no TPS, minha duvda a seguinte, se por um erro deixar a borboleta um pouco aberta demais na hora de regular o parafuso, nao estaria regulando de forma errada o TPS? ou nao faria diferenca, uma vez que ao inserir a lamina de 0.3 acabaria nao dando continuidade pelo excesso de abertura da borboleta tendo assim que ajustar o parafuso novamente.
pois eu fiz meio diferente e nao sei se esta certo. fiz com o TB no lugar, fiz o jumper e com a ignicao ligada inseri a lamina de 0.3 e ajustei pra ventuinha ligar e depois com a de 0.4 pra ela nao ligar.depois fui verificar a continuidade no TPS e sem precisar mexer estava correto como vc disse que tem que ficar, "continuidade com a lamina de 0.3 e sem cont. com a lamina de 0.4", so que achei estranho nao precisar mexer no TPS pois vi o mecanico futucando ele pra tentar acertar a lenta.
sera que to fazendo algo de errado
lfariass
Amigo
Amigo

Mensagempor Leonardo » Qui Set 27, 2012 8:45 am

lfariass escreveu:Andersom, da uma orientacao ai por favor,
no outro topico vc falou pra tirar o TB do lugar e regular o parafuso ate a borbolrta quase encostar nas paredes, depois disso inserir as laminas e ajustar a continuidade no TPS, minha duvda a seguinte, se por um erro deixar a borboleta um pouco aberta demais na hora de regular o parafuso, nao estaria regulando de forma errada o TPS? ou nao faria diferenca, uma vez que ao inserir a lamina de 0.3 acabaria nao dando continuidade pelo excesso de abertura da borboleta tendo assim que ajustar o parafuso novamente.
pois eu fiz meio diferente e nao sei se esta certo. fiz com o TB no lugar, fiz o jumper e com a ignicao ligada inseri a lamina de 0.3 e ajustei pra ventuinha ligar e depois com a de 0.4 pra ela nao ligar.depois fui verificar a continuidade no TPS e sem precisar mexer estava correto como vc disse que tem que ficar, "continuidade com a lamina de 0.3 e sem cont. com a lamina de 0.4", so que achei estranho nao precisar mexer no TPS pois vi o mecanico futucando ele pra tentar acertar a lenta.
sera que to fazendo algo de errado

também tenho essa dúvida... Anderson se puder já tirar uma dúvida minha também... eu regulei conforme você falou... porem aconteceu uma coisinha...

quando estava andando com o carro as vezes ele simplesmente morria! foi quando eu decidi tentar regular a lenta e fui fazer com ele em modo diagnostico... batia a chave ele ligava e morria... quando eu tirava o modo diagnostico ele se mantia ligado... será que eu errei em alguma coisa??

vlw
Imagem
Mazdaspeed
Leonardo
Amigo
Amigo

Registro: 27/10/2008
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Mensagempor lfariass » Qui Set 27, 2012 6:47 pm

"ho Anderson, cadee voceee, vim aquii so pra te verr" kkkk
ai ja sao 2 Leonardos kkkk
o meu so ta ficando com o rpm em 800 se deixar o parafuso da mistura praticamente fechado, fora isso ele fica em 1000 no minimo, o estranho é que ao ligar o ar ele cai pra 800 e ao desligar se mantem em 800 porem se tocar no acelerador ele fica em 1000 de novo.
lfariass
Amigo
Amigo

Mensagempor lfariass » Qui Set 27, 2012 11:12 pm

Leonardo foi abrir a boca pra que, meu carro ta nos 5mk/l :(
lfariass
Amigo
Amigo

Mensagempor AndersonR » Sex Set 28, 2012 8:55 am

então.... a borboleta, com o pedal livre, tem que ficar totalmente fechada, porem sem encostar nas paredes do corpo. Esse ajuste vc faz naquele parafuso limitador.

depois desse ajuste pronto, vc coloca a lamina entre o parafuso limitador para fazer a regulagem do TPS.

para testar se esta regulado, é só fazer o jumper e girar a borboleta. Com 0.4mm a ventoinha do radiador liga....com menos ela desliga.

depois de tudo isso ajustado, ainda com o jumper, vc ajusta o parafuso de entrada de ar de marcha lenta (AAS), que alguns aqui pensam erroneamente que é o parafuso que controla a mistura, até o motor ficar em 700~800 RPM...

esse ultimo ajuste tem que fazer com o motor quente, em temperatura normal de funcionamento... sem nenhum acessorio ligado, como A/C, radio, farois......

tem que verificar se todas a mangueiras estão OK..... a maioria dos MX-3 estão com a mangueira de entrada de ar da marcha lenta rachada....... que é aquela que entra na parte de baixo do TBI.... bem abaixo da entrada princial...
Imagem
1º MX-3 94 White 1.6 - Totaled !
2º MX-3 94 White 1.6 - 929 swap !
3º MX-3 94 Black V6 Turbo - Turbo !

Anderson R
e-mail: anderson@mx3zone.com
AndersonR
Site Admin
Site Admin

Registro: 07/03/2008
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC

Mensagempor AndersonR » Sex Set 28, 2012 8:58 am

ahh... não dá pra fazer direito esse ajuste com cabos de velas ruins, velas ruins, mangueiras rachadas, motor fora de ponto, filtro de ar ruim....etc.... nunca vai dar certo...
Imagem
1º MX-3 94 White 1.6 - Totaled !
2º MX-3 94 White 1.6 - 929 swap !
3º MX-3 94 Black V6 Turbo - Turbo !

Anderson R
e-mail: anderson@mx3zone.com
AndersonR
Site Admin
Site Admin

Registro: 07/03/2008
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC

Mensagempor lfariass » Dom Set 30, 2012 3:25 am

desgraca,rsrsrs eu aqui com medo de torrar meu motor porque li no outro topico que o AAS que faz mistura, dizendo que se ppobre da problema de nao sei o que e se rica da mais nao sei o que, pobre eu sei que nao taria mais rica sim pois faltava menos de uma volta pra fechar ele todo, pelo menos se essa fosse a funcao dele. esses comentarios errados deveriam ser removidos (sem querer dr pitaco) na adm de voces
lfariass
Amigo
Amigo

Mensagempor brocio » Qui Out 04, 2012 9:04 pm

farias, chuta que é macumba. seu carro ta querendo que vc seja o personal mecanico dele rsrsrsrs.
ja to no rj, so marcar e damos uma olhada ai no mx
brocio
Amigo
Amigo

Registro: 16/06/2011
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Mensagempor Passos » Qua Nov 28, 2012 3:44 pm

pessoal meu carro esta falhando, e não sei o que pode ser, o mecanico acha que é os bicos ou sensor, alguem sabe quantos custa o sensor?
Passos
Amigo
Amigo

Registro: 19/05/2011
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Anterior

Retornar para Manutenção