Vou fazer um passo-a-passo do procedimento correto para ajuste do ponto e garanto que depois disso dá pra ensinar "mexanicos" que giram distribuidor e aceleram a fazer um correto ajuste.
1º Ligue o motor e aguarde aquecer até a temperatura de trabalho (recomenda-se aguardar a ventoinha do radiador armar e desarmar)
2º Desligue o motor
3º Faça um Jump entre os terminais GND e TEN na caixa de diagnosticos
4º Ligue o motor e assegure-se de que a marcha lenta está entre os padrões estabelecidos (700RPM +/- 50RPM)
5º Ligue uma "Pistola de Ponto" aos terminais da bateria e ao cabo de vela do primeiro cilindro
6º Posicione a "Pistola de Ponto" de modo que fique direcionada a polia frontal do motor
7º Com os "flashs" da pistola em funcionamento verifique o alinhamento das marcações da polia do motor com a "régua" de referencia que fica logo acima da polia.
8º A polia possui duas marcações, uma delas deve ficar alinhada ao numero 10 e a outra a letra T...
9º Solte os dois parafusos que fixam o distribuidor ao cabeçote e gire-o lentamente até que as marcações na polia frontal do motor se alinhem.
10º Aperte os parafusos que fixam o distribuidor.
11º Remova o Jump dos terminais GND e TEN
12º Pronto!
Acho que é basicamente isso, pra que leu tudo acho qualquer um com um pedaço de fio, uma chave 12 e uma pistola de ponto consegue ajustar agora.. heheh
Esse negocio de "soltar o distribuidor e ir girando e acelerando" simplesmente não existe, coisa de mecanico sem know-how e sem equipamento apropriado.
Abraço
