ajuda com queima de oleo

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

ajuda com queima de oleo

Mensagempor lfariass » Qui Set 20, 2012 10:21 pm

ola, gostaria de uma informacao e tbm ajuda se possivel:
fiz o motor do meu mx e o carrro continuou queimando um pouco de oleo, a retifica disse que era pra eu andar com o carro por uns 400km que era pros aneis acentarem, fiz o que ele me disse e mesmo assim continuou o problema. so deixando claro que foi feito o encamisamento do bloco. ai retornando a retifica apos os 400km rodados o cara la veio com um tipo de aparelho e colocou no lugar da vela e com o carro ligado o aparelho acusou um numero, entao ele pegou um manual e me mostrou o que significava aquele numero, e dizia ser algo tipo: sem compressao, ois tinha que ter alcançado tal numero entao seria aneis queimados ou medida incompativel (nem lembro muito bem o que li de tanta raiva que tava). entao ele me disse que como os aneis sao novos a causa seria por eles serem paralelos. nao lembro mito bem a marca mas se nao me engano era apex ou algo parecido com esse nome. que eu teria que trocar somente os aneis ele ate me falou que tal servico da troca nem seria cobrado. entao pra quem conhece bem ai pode dizer se realmente pode ser isso a marca é mesmo ruim, ou tive azar com ela. mais algumas descricoes do que acontece: a baixa rapida de oleo pela queima logico, reparei que as velas ficam carbonizadas (pretas, chga a dar um crosta) muito rapido, tipo coisa de menos de uma semana de uso, e que tbm acontecede quando ligar o carro pela primeira vez no dia ele solta a fumaca e para logo em seguida, so voltando a observar a fumaca novamente com ele em alta, nao é muita, e sem contar que andando com o carro da pra sentir aquele chato cheiro de oleo queimado.
fui ver o preco dos aneis e achei de 140 a 240, uma diferenca tremenda, de que marca vcs recomendam comprar, claro que se ficar aki a dica d que realmente seja esse o problema. so pra deixar claro vi aqui no site que a pessoa de quem comrei os aneis tamem vende pecas aqui, mas acho que nao convem citar nomes pois sei que o memso nao tem culpa, acredio eu que foi falta de sorte no produto ou a retifica esta me enganando.
lfariass
Amigo
Amigo

Registro: 20/09/2012
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: ajuda com queima de oleo

Mensagempor Paulo » Qui Set 20, 2012 11:23 pm

Caro Farias, vc diz que fez a retífica com encamisamento. Resta saber se a retífica te informou a medida nova do anel, pq se vc mexeu nas paredes dos cilindros os anéis de segmento devem ter uma nova medida diferente do "standart". O problema de compressão deve estar ocorrendo por conta dos anéis de segmento. Com relação a queima de óleo, vc diz que ela só ocorre quando vc liga e em altas rotações. Esse sintoma lembra má vedação das válvulas, assim vc deve trocar os vedantes. Com relação a qualidade da peça(anel de segmento) não acho que esse seja o seu caso pois Apex é uma marca conhecida lá nos EUA, aposto mais no erro da medida desses aneis. A oficina quando faz a retífica de uma determinada peça tem que informar ao cliente a nova medida dessa peça para que vc possa adquirir as peças complementares na medida certa, por exemplo: retificou as paredes dos cilindros, informar a nova medida dos anéis de segmento; retificou a àrvore de manivelas, informa a nova medida dos casquilhos, etc.
Paulo
Moderador
Moderador

Registro: 07/06/2008
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V

Mensagempor brocio » Qui Set 20, 2012 11:39 pm

fariass, passei pelo mesmo problema q vc parece q estou ate vendo tudo que acontece no seu carro, e pela infeliz coincidencia comprei essa marca apex tbm entoa daqui pra frente ja nao ser tanto um caso de falta de sorte sua. quanto a dizer com quem comprou isso nao vem ao ser bom nao, pois com certeza o mesmo nao tem culpa, e por ter muta gente fraca em formar opiniao acaba logo julgando o cara por vender um certo material que nao presta, ate pq vendedores aki como por exemplo (nao sei se existem novos ou se algum deixou de fazer pois estou fora do clube a um tempo), o grande xepa, willian, lex, a propria all, nunca seriam desconsagrados pois em questao de qualidade e confianca dos membros, os mesmos tem todas, esqueci tbm de uma comprei coisas com eles tbm mas na epoca do mx3clube nao sei se aki tbm estao, mmparts. mas as vezes um cara novo no forum, como da pra ver qe vc é, chega aki e pesquisa pouco ou nem se quer se preocupa em perguntar as vezes acaba tendo um impressao errada, e acaba perdendo a oportunidade de ser ajudado por quem ja vi acontecer aki de o cara deixar de vender uma peca por saber que o cara estaria comprando akilo a toa e dando a ele a melhor solucao.
no meu caso como eu coloquei o motor de um mx q comprei no lugar, n sei te dizer se a troca de aneis resolveria. com certeza daqui a pouco os entendedores do assunto aparecem por ai e logo logo seu problema ta resolvido. mas acredito q deva resolver pois fomos aconselhados a fazer a mesma coisa, ou entao fomos enganados pela mesma retifica rsrsrsrs. so achi estranho o fato do oleo esta baixando rapido pois pelo que percebi seu carrro queima pouco oleo assim como o meu fazia, entao da uma verificada se nao ta vazando pode ta facil ver se por exemplo for na tampa do cabecote assim como o carte, ja tive um vazamento no meu que vinha de um retentor do distribuidor so vc passar a mao por baixo dele, vc pode ate ta imaginando q nao tem vazamento por derrepente nao ter marca de oleo no chao, mas se derreente ele tiver escorrendo ali por cima da parte de coletor descarga ele provavelmente vai "fritar" ali mesmo. final de semana to no rj se quiser chegar junto a gente da uma olhada e se for carte ou tampa de cabecote é rapido fazer.
brocio
Amigo
Amigo

Registro: 16/06/2011
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Mensagempor lfariass » Qui Set 20, 2012 11:47 pm

caramba Paulo me deixou confuso agora. pelo que me lembro comprei stand sim. mas me explica uma coisa, quando faz o encamisamento nao é porque foi aberto o cilindro em seu diametro e o mesmo recebeu a camisa pra que ficasse com a medida stand? assim sendo preciso pistoes e aneis com a medida stand?
lfariass
Amigo
Amigo

Mensagempor lfariass » Qui Set 20, 2012 11:51 pm

outra coisa paulo esses tal vedantes que vc falou qual o nome especifico deles, ou recebem esse nome mesmo, pois lembro que junto com os aneis tbm comprei varias borrachinhas e nao sei se era isso mas talvez se for outro nome pode ser que me lembre
lfariass
Amigo
Amigo

Mensagempor lfariass » Sex Set 21, 2012 12:20 am

achei aqui paulo os vedantes que voce diz sao os retentores de valvula ne. cara pior que isso eu tambem comprei junto com os aneis, sera que a retifica me enganou entao oO.
lfariass
Amigo
Amigo

Mensagempor Cristopher » Sex Set 21, 2012 8:07 am

Lfarias, Bom dia!

Cara fiz meu motor não faz muito tempo tbm, e primeira semana ficou ótimo, porém começou a fumar igual o seu(quando liga, e em altas rotações) a principio seria os anéis, porem o mecânico tirou o cabeçote e verificou que estava escorrendo óleo pelas válvulas e molhava as velas por isso falhava bastante, e que os anéis estavam vedando muito bem, mandei de volta pra retifica, mandei refazer todo o cabeçote, com banho térmico, assentamento de válvulas, guias de valvulas e retentores novos, o cabeçote ja está pronto, acredito que até sábado já esteja com ele montado novamente.

Assim que pegar ele te retorno como ficou!

E se colocou camisa STD, anéis e pistões são STD tbm, só vai colocar anéis com medida diferente se mandar brunir as camisas, mas se são STD. . .

Abraço!
Mx3 16v - Rio Grande do Sul Porto Alegre
_____________Não me vem com tangerina que eu só como bergamota._____________
Cristopher
Amigo
Amigo

Registro: 30/11/2010
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Mensagempor deepbluemx3 » Sex Set 21, 2012 10:20 am

Então Farias, se vc fez o motor a pouco tempoo então a medida de compressão baixa é o melhor indicativo de que os anéis não estão vedando bem e devem ser trocadfos, portanto.Outra coisa, se mandou encamisar então foi pra voltar pra medida standard.Eu qdo fiz meu motor mandei abrir pra 1mm, então usei pistões maiores.Eu tenho um jg de anéis standard aqui sobrando, marca japonesa de alta qualidade padrão original (NPR) , que não usei pois sobrou do kit que comprei na época devido aos pistóes maiores.Se quiser te faço por 210,00 já com o PAC incluído.
Abraço.

Imagem
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
deepbluemx3
Moderador
Moderador

Registro: 10/02/2007
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Mensagempor lfariass » Sáb Set 22, 2012 12:37 am

Cristopher
ja que seu cabecote ta fora do lugar e seu cilindro estiver na medida std sera que vc poderia quebrar o galho de medir com um pakimetro o diametro do cilindro, ou nao adiantaria essa medida pra eu conferir aki? ou se alguem souber de quanto é esta medida. agora deixa eu tentar chegar a causa do problema por partes, o meu nao chega a falhar nem as velas ficam molhadas de oleo, entoa acho q nao é o mesmo problema q o seu, as velas aqui ficam pretas logo, mas nao sei se é por causa de algum oleo passando nao entendo do assunto. adora como o deep comentou por meu carro estar sem pressao e com essa queima de oleo, o fato de ser anel causaria esses dois problemas? ou tipo, nao, so ocasionaria um deles? e tmbem o fato de estar sem pressao, so os aneis que ocasionam isso? outra coisa tbm, alguem ai sabe dizer de quanto teria que ser essa pressao acusada no aparelho? pois vou ate alguma oficina q tenha esse mesmo aparelho e pedir pra testar cada cilindro
lfariass
Amigo
Amigo

Mensagempor lfariass » Sáb Set 22, 2012 1:32 am

opa achei isso no manual on line
STD-- 78.006-78.013
0.25-- 78.256-78.263
vou acabar arrancando eu mesmo esse cabecote pra medir isso e ve se esses caras me enganaram, pois na nota de compra dos aneis aqui vi que comprei sim os STD.
por falar em manual esse manual nao tem em pt nao?
lfariass
Amigo
Amigo

Mensagempor lfariass » Sáb Set 22, 2012 7:06 pm

mais uma.aff.
ontem passei em uma poca d'agua e o carro morreu, o problema foi agua na tampa do distribuidor, sequei coloquei no lugar e o carro pegou de boa. porem quando freio e principalmente quando to com o ar ligado o carro morre, a unica coisa que tirei do lugar foi a tampa do distribuidor e os conectores do distribuidor e do maf, entao coisao tipo ter mexido no ponto ou trocado cabos de vela de posicao nao teve como ocorrer, a unica coisa que pensei ter colocado errado seria o rotor mas ao abrir aqui de novo vi que ele so entra em uma posicao. um cara aki me disse pra zerar a central dele, mas nao sei como fazer isso.
e quanto ao problema anterior, aproveitei pra tirar as velas e como dito estao completamente pretas como de custume, porem a ultima vela (quarto cilindro), estava cheia de oleo, ai me lembrei do que o Cristopher falou acima, mas so esta assim a ultima vela. mas entao ainda tenho a duvida de se caso os aneis estiverem com medida menor acontece isso de passar oleo pras velas tambem?
lfariass
Amigo
Amigo

Mensagempor brocio » Sáb Set 22, 2012 9:38 pm

cara pra resetar a ecu tire o cabo negativo da bateria peca pra alguem pisar no pedal de freio e segurar o pedal por uns 10seg depois reconecte o cabo, mas acredito que esse nao seja o problema nao. mesmo que vc nao tenha mexido no ponto do distribuidor faca isso agora, de a partida gire todo o distribuidor sentido ao parabrisa, isso vai deixar ele com o giro muito alto vai voltando o distribuidor e vendo no conta giro ate ele estar em 800, ligue farol alto, ar, e se tiver som, tbm. no motor tem uma marcacao tipo uma seta e o distribuidor vc antes de girar o observe que ele tem uma cavidade, ela vai estar praticamente alinhada com essa seta,nao necessariamente na mesma direcao, é bom vc saber isso pra se tiver problemas futoros poder da uma posicao melhor.
quanto ao fato dos aneis, sim se tiver passando oleo por eles, esse oleo vai contaminar as velas, mas tbm tem o problema como o cara ai falou dos retentores.
brocio
Amigo
Amigo

Registro: 16/06/2011
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Mensagempor lfariass » Sáb Set 22, 2012 9:57 pm

ai brocio fiz o que voce falou, dei uma volta e parou de morrer sim, a rotacao fica em torno de 800 700, e com ar farol som ligado fica em torno dos 600 e oscilando um pouco. so uma coisa voce falou sobre a marcacao em relacao ao distribuidor que ficam quase alinhadas, realmente nao estao alinhadas mas to achando estranho porque o distribuidor ja ta quase no final do giro. tipo assim no distribuidor tem a cavidade no meio e tem uma saliencia de cada lado, so que ele ja ta assim mesmo antes de eu mexer, tipo ele ta tanto em direcao ao para-brisa que a marcacao do motor esta alinhado com essa saliencia.
lfariass
Amigo
Amigo

Mensagempor lfariass » Seg Set 24, 2012 1:42 pm

nossa ninguem tem ideia do que eu possa fazer pra resolver esse problema do carro esta morrendo, uma poca dagua acabou com meu fim de semana :|
lfariass
Amigo
Amigo

Mensagempor xepinha » Ter Set 25, 2012 9:03 am

Caro lfarias
vamos fazer como o esquartejador "por partes"
vc. disse, se é que entendi direito ?, está subindo oleo em apenas uma vela,
Então acho dificil de ser culpa da qualidade dos aneis, pois se fosse o caso subiria oleo pras quatro velas
pode ser anel virado (as aberturas ficam em linha) ou cilindro ovalizado, ou alguma ranhura no cilindro
Portanto o erro provavelmente é de quem bruniu o cilindro ou de quem montou os aneis
quanto ao distribuidor o ideal é vc. primeiro tirar a tampa e o rotor, logo depois tem uma tampa secundaria
tire ela e verifique se não tem trincas ou se não tem umidade
Se tiver tricas, tem que trocar, se tiver umidade é só secar e limpar com um pedaço de bombril seco para que não forme zinabre. o ponto do distribuidor vc. tem que soltar o parafuso de tras, e deixar o da frente preso, depois vc. liga o carro, e solta um pouco o parafuso da frete da base e regula até o ponto que achar que está bom Pode virar com a mão com ele ligado se não tiver fuga de corrente não vai dar choque Se vc. adiantar até o final ele vai grilar na alta Espero ter ajudado
XEPA PARTS COM. PEÇAS AUTOMS. LTDA.
ESPECIALIZADA MAZDA
Facebook: https://www.facebook.com/pages/XEPA-PAR ... 5284147742
email: xepa.parts@gmail.com
FONE 11 3034.6118
11 99515 1535 whats app
R. Guatambu, 151 Vl. Antonio - Rio Pequeno - São Paulo - SP
CEP 05376-080
xepinha
Amigo
Amigo

Registro: 08/12/2009