Problema com a marcha lenta(ralenti)

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Problema com a marcha lenta(ralenti)

Mensagempor Chlorophant » Qui Mai 31, 2012 8:11 pm

Boas tardes :)

O meu Mx-3 está com um sintoma estranho:quando utilizo o travão de pé, a rotação desce :?
Enquanto não aquece e estando a altas rotações não incomoda muito, mas uma vez quente (750rpm) e se travar quase que se desliga! 8O

Deixo aqui um vídeo que fiz com o meu problema:

http://www.youtube.com/watch?v=IgeV59Yf ... e=youtu.be

Quem puder ajudar agradecia! :wink:

Cumprimentos a todos
Chlorophant
Amigo
Amigo

Registro: 08/01/2012
MX-3: 1.6 16v SOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Problema com a marcha lenta(ralenti)

Mensagempor mx3black » Sex Jun 01, 2012 9:44 am

Estou com um problema parecido com o seu, ja acertei o ponto, marcha lenta, cabos de vela novos da Accel, bobina nova, velas novas. acredito que tenha alguma coisa a ver com sistema de vácuo.

Se descobrir algo fala ai.
Abç
mx3black
Membro
Membro

Registro: 18/09/2007
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Mensagempor Paulo » Sex Jun 01, 2012 12:03 pm

Também penso que tem a ver com o sistema de vácuo.
Paulo
Moderador
Moderador

Registro: 07/06/2008
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V

Mensagempor Chlorophant » Sex Jun 01, 2012 12:14 pm

Paulo escreveu:Também penso que tem a ver com o sistema de vácuo.

Pode-me dizer o que devo verificar?Já não é o primeiro que me diz isso, refere-se aos tubos que estão perto da bateria?
Chlorophant
Amigo
Amigo

Mensagempor juninho » Sex Jun 01, 2012 1:16 pm

cara ja vi esse problema em outros carros e era o hidrovacuo dá uma olhada nele
juninho
Amigo
Amigo

Registro: 03/03/2011

Mensagempor Chlorophant » Sex Jun 01, 2012 2:21 pm

juninho escreveu:cara ja vi esse problema em outros carros e era o hidrovacuo dá uma olhada nele

Já verifiquei, tinha uma pequena fuga, cortei o tubo e liguei na admissão novamente mas continua o mesmo. :?

Parece ser um problema eletrico, na viagem de regresso a casa liguei o AC e quase que se desligou em andamento. 8O
Chlorophant
Amigo
Amigo

Mensagempor deepbluemx3 » Sex Jun 01, 2012 2:54 pm

-Amigo Chlorophant, já notou se qdo vc liga os faróis, ou o som do carro num volume mais alto acontece o mesmo?
-Acredito que o problema do seu mx esteja relacionado a 2 coisas.A primeira se refere ao aterramento do veículo, você deve conferir os principais pontos de aterramento, (-) da bateria, bloco do motor, tubagem, corpo da admissão(TBI), e carroceria, ou seja, todos os lugares onde "entra" o negativo da bateria, no meu mx eu conferi os contatos desses locais, e lixei, limpei e reaperteio-os.
-A segunda, se refere à limpeza, e regulagem da TBI, tem um tópico aqui no clube explicando como se faz isso, acho que está em "dicas", ou em "how-to".
-Mas a minha primeira suspeita seria o sistema de hidrovácuo do freio...
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
deepbluemx3
Moderador
Moderador

Registro: 10/02/2007
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Mensagempor Chlorophant » Sex Jun 01, 2012 5:25 pm

deep, acho que você acertou no que se refere ao polo negativo da bateria:experimentei pisar o travão com ele ligado e com uma luz interior acessa(um led) e parece que a luz interior perdeu um pouco de energia quando travei e a rotação desceu. :?

Dentro do compartimento do motor quais são os sítios onde devo verificar o negativo da bateria?
Chlorophant
Amigo
Amigo

Mensagempor deepbluemx3 » Sáb Jun 02, 2012 7:43 am

Chlorophant escreveu:deep, acho que você acertou no que se refere ao polo negativo da bateria:experimentei pisar o travão com ele ligado e com uma luz interior acessa(um led) e parece que a luz interior perdeu um pouco de energia quando travei e a rotação desceu. :?

Dentro do compartimento do motor quais são os sítios onde devo verificar o negativo da bateria?

Chlorophant, os sitios originais são no painel corta-fogo logo que o negativo sai da bateria, no lado esquerdo(motorista) do carro.O segundo sitio é no mesmo painel corta-fogo, porém do lado direito. Tem mais dois sitios no bloco do motor, um na lateral esquerda do bloco, e outro na parte frontal do mesmo mais à direita.
-Além desses vc pode reforçar o aterramento do veículo colocando mais cabos de ligação entre o negativo da bateria e os outros pontos que citei no post anterior, eu fiz isso, e o funcionamento do motor ficou "redondinho". :D
Abraço!
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
deepbluemx3
Moderador
Moderador

Mensagempor FelipeSeda » Sáb Jun 02, 2012 12:42 pm

Tive o mesmo problema no meu civic, é hidrovácuo.

Se for só regular, é facil, rápido e barato pra resolver. Se tiver que trocar alguma peça, prefira Bosch e NGK. Ai sai um pouco salgado mas é só trocar e nunca mais pensar em problemas no sistema. ;)
FelipeSeda
Amigo
Amigo

Registro: 06/01/2012
MX-3: Não possuo um ainda!
Cor do MX-3: Não possuo um Mazda ainda!

Mensagempor Chlorophant » Dom Jun 03, 2012 9:44 am

Boas tardes :)

Fiz como o Deep mencionou nos paineis corta-fogo da bateria, raspei a tinta que tinha por baixo e voltei a aparafusar.No assunto de ser hidrovácuo(cá chama-se servo-freio) penso que não seja daí o problema:não tinha fugas nos tubos, o único que estava na dúvida foi só cortar o pedaço que estava danificado e voltar a montar.
Este problema está a dar-me a volta á cabeça :? já esgotei as hipoteses de poder reparar isto em casa, acho que vou ter de o levar a uma oficina com máquina de diagnostico para resolver isto. :evil:
Chlorophant
Amigo
Amigo

Mensagempor mx3black » Ter Jun 05, 2012 1:35 pm

O mais engraçado agora é o seguinte.

Ao ligar o carro pela primeira vez ao dia fica um pouco acelerado algo em torno de 1100 rpm, até ai normal, pois o carro precisa enriquecer a mistura e aumentar a rotação para não morrer. Ao sair andando assim que começa a estabilizar a lenta a rotação horas cai, mas com o carro andando tudo perfeito. Cheguei no destino percorrendo uns 8km. deixo o carro parado por umas 2 horas ao ligar o carro novamente o mesmo fica normal. Quem explica isso ???

Antes só pisando no freio a rotação despencava e voltava um pouco, agora sem precisar pisar no freio.
mx3black
Membro
Membro

Mensagempor deepbluemx3 » Ter Jun 05, 2012 2:31 pm

Chlorophant escreveu:Boas tardes :)

Fiz como o Deep mencionou nos paineis corta-fogo da bateria, raspei a tinta que tinha por baixo e voltei a aparafusar.No assunto de ser hidrovácuo(cá chama-se servo-freio) penso que não seja daí o problema:não tinha fugas nos tubos, o único que estava na dúvida foi só cortar o pedaço que estava danificado e voltar a montar.
Este problema está a dar-me a volta á cabeça :? já esgotei as hipoteses de poder reparar isto em casa, acho que vou ter de o levar a uma oficina com máquina de diagnostico para resolver isto. :evil:

-Chlorophant, quando você pisa no pedal do freio ouve um som como ar escapando?Esse problema geralmente se resolve trocando aquela parte preta, redonda, do servo freio, dentro dela tem uma calota de borracha ou cuíca, que se rompe causando o vazamento de pressão e o conseguinte defeito.
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
deepbluemx3
Moderador
Moderador

Mensagempor deepbluemx3 » Ter Jun 05, 2012 2:36 pm

mx3black escreveu:O mais engraçado agora é o seguinte.

Ao ligar o carro pela primeira vez ao dia fica um pouco acelerado algo em torno de 1100 rpm, até ai normal, pois o carro precisa enriquecer a mistura e aumentar a rotação para não morrer. Ao sair andando assim que começa a estabilizar a lenta a rotação horas cai, mas com o carro andando tudo perfeito. Cheguei no destino percorrendo uns 8km. deixo o carro parado por umas 2 horas ao ligar o carro novamente o mesmo fica normal. Quem explica isso ???

Antes só pisando no freio a rotação despencava e voltava um pouco, agora sem precisar pisar no freio.

O sensor de temperatura informa à central a temperatura do motor, e pela manhã ele está mais frio, é claro, então a mistura é enriquecida até o motor atingir a temperatura normal de funcionamento.Qdo vc para o carro por 2 horas a central entende que o motor não está tão frio ao ponto de precisar enriquecer a mistura, então a marcha lenta continua baixa...
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
deepbluemx3
Moderador
Moderador

Mensagempor mx3black » Ter Jun 05, 2012 4:52 pm

Sim Deep, obrigado pela resposta mas disso eu sei, mas o que eu disse foi que esse defeito de a marcha lenta ficar caindo não ocorre nesta situação entendeu ?

Ou seja após ter andado os 8km e desligar o motor e após umas 2 horas voltar a ligá-lo a marcha lenta fica perfeita.

abç
mx3black
Membro
Membro

Próximo

Retornar para Manutenção