por tomazela » Qua Mar 21, 2012 6:38 pm
Amigo, mudar óleo é mascarar problema.
Nossos carros são antigos, e infelizmente , a maioria dos antigos donos não tomou o devido cuidado de colocar o óleo correto e na data de troca correta.
Dessa forma, geralmente os nossos motores estão com borra e acabam por entupir algum canal de lubrificação.
Posso falar isso por experiência própria. O meu começou a bater tucho também. Troquei bomba d'oleo, fiz flush, liguei o motor com óleo diesel, coloquei óleo mais grosso , diminuiu, porém não elminou. Só resolveu quando decidi abrir o motor e mandar para uma retífica limpar. Montei tudo de novo, já aproveitei para trocar bronzinas e anéis. O motor está zero. Sem nenhum ruidinho. E o problema era um canalzinho que tinha entupido e não estava dando pressão nos tuchos de um dos cabeçotes.
O cara da retífica falou que tirou pelotes de sujeira.
Para não abrir o motor de vez, tente primeiro limpar todos os tuchos. Desmontar um por um , limpar por dentro com um alfinete e querosene e montar de novo. Serviço de um dia inteiro. Mas o certo mesmo , para não ter dor de cabeça, é fazer um geralzão. Ai vc vai ter o motor redondo por um bom tempo.
Depois disso , utilize sempre o óleo do manual, sintético , e troque o filtro junto toda vez, que o caro , vai ficar barato com o tempo que o seu motor vai durar.