AJUDA !!! BATENDO VÁLVULAS !!!

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

AJUDA !!! BATENDO VÁLVULAS !!!

Mensagempor rodforner » Qua Mar 21, 2012 12:32 am

OLA AMIGOS !!!!TENHO UM MAZDA MX3 1.6 16V E COMEÇOU A BATER VÁLVULA !!!ANTES TODA VEZ QUE EU IA LIGAR O CARRO DAVA UMA RÁPIDA RAJADA DE VÁLVULAS E DEPOIS NORMALIZAVA ! PRINCIPALMENTE DE UM DIA PARA O OUTRO !!!AGORA DO NADA , COMEÇOU A BATER UMA VALVULA COM O CARRO EM FUNCIONAMENTO !!ALGUEM SABE O QUE PODE SER ? SERÁ QUE É PROBLEMA NO TUCHO ? OU SERÁ QUE TEM ALGUMA VALVULA DE RETENÇÃO EM ALGUM LUGAR DO CABEÇOTE QUE PODE ESTAR ENROSCADA ?
AGRADEÇO DESDE DE JÁ PELA AJUDA !!!OBRIGADO
rodforner
Amigo
Amigo

Registro: 21/03/2012
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: AJUDA !!! BATENDO VÁLVULAS !!!

Mensagempor deepbluemx3 » Qua Mar 21, 2012 7:04 am

-Bom dia Rodforner, pelo que vc está descrevendo é tucho mesmo, geralmente está relacionado ao óleo do motor.
A primeira coisa a verificar é o Nível do óleo, se estiver baixo o óleo nçao chega suficientemente aos tuchos, e aí algum não se carrega direito e começa a bater.Pode ser tucho sujo também ou já desgastado, nesse caso deve ser substituído.
Pelo manual o óleo recomendado é o 5w30 ou ou 20w40(atualmente o 20w50 é equivalente), note que a diferença de viscosidade entre ambos é grande, o 5w30 é bem mais fino e mais adequado aos carros 16 valvulas.Sempre usei nos meus carros(mx3) o 20w50, mas agora estou usando um óleo de viscosidade intermediária semi sintético o F1 15w40, e com ele resolvi meus problemas de TUCHOS batendo, nos motores multiválvulas os óleos mais finos são mais recomendados.
Amigo Rodforner, peço que não utilize o texto todo maiúsculo, pois fica difícl de ler e na internet significa que vc está BRAVO, ou GRITANDO!

Obrigado, abraço.
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
deepbluemx3
Moderador
Moderador

Registro: 10/02/2007
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Mensagempor rodforner » Qua Mar 21, 2012 6:23 pm

ola ! obrigado pelas dicas !!!

mas vc acha entao que eu usando um oleo 15w40 é melhor do que eu usar o 20w50 ? sera que se eu colocar a bateção de valvulas vai parar ?

aguardo, obrigado !
rodforner
Amigo
Amigo

Registro: 21/03/2012

Mensagempor tomazela » Qua Mar 21, 2012 6:38 pm

Amigo, mudar óleo é mascarar problema.

Nossos carros são antigos, e infelizmente , a maioria dos antigos donos não tomou o devido cuidado de colocar o óleo correto e na data de troca correta.

Dessa forma, geralmente os nossos motores estão com borra e acabam por entupir algum canal de lubrificação.

Posso falar isso por experiência própria. O meu começou a bater tucho também. Troquei bomba d'oleo, fiz flush, liguei o motor com óleo diesel, coloquei óleo mais grosso , diminuiu, porém não elminou. Só resolveu quando decidi abrir o motor e mandar para uma retífica limpar. Montei tudo de novo, já aproveitei para trocar bronzinas e anéis. O motor está zero. Sem nenhum ruidinho. E o problema era um canalzinho que tinha entupido e não estava dando pressão nos tuchos de um dos cabeçotes.

O cara da retífica falou que tirou pelotes de sujeira.

Para não abrir o motor de vez, tente primeiro limpar todos os tuchos. Desmontar um por um , limpar por dentro com um alfinete e querosene e montar de novo. Serviço de um dia inteiro. Mas o certo mesmo , para não ter dor de cabeça, é fazer um geralzão. Ai vc vai ter o motor redondo por um bom tempo.

Depois disso , utilize sempre o óleo do manual, sintético , e troque o filtro junto toda vez, que o caro , vai ficar barato com o tempo que o seu motor vai durar.
tomazela
Membro
Membro

Registro: 23/09/2009
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC

Mensagempor deepbluemx3 » Qua Mar 21, 2012 7:41 pm

-Tenho que concordar parcialmente com o Tomazela, é verdade o que ele diz, apenas trocando o óleo o problema pode ser mascarado, esqueci de dizer que meu motor é novo, portanto sem borra, tudo limpinho, no meu caso o motor novo está justinho e o óleo de maior viscosidade não estava adequado ao ótimo estado do motor, os motores de 16 v geralmente requerem um óleo mais fino devido aos tuchos hidráulicos, que são dessa forma mais facilmente carregados, e assim não "batem".
Portanto primeiro se deve verificar a carbonização e possível borra existente nmo motor.
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
deepbluemx3
Moderador
Moderador

Mensagempor Leonardo » Qua Mar 21, 2012 8:11 pm

como eu faço para retirar os tuchos e limpar de maneira correta?
Imagem
Mazdaspeed
Leonardo
Amigo
Amigo

Registro: 27/10/2008

Mensagempor Chlorophant » Qua Jun 06, 2012 6:47 am

Bom dia pessoal :wink:

Estou com um problema semelhante, mas está a acontecer mais coisas ao mesmo tempo, por isso preciso duma opinião vossa antes de começar a meter-me em despesas.
Quando o coloco em funcionamento acende a luz do óleo, passado uns minutos os tuchos começam a fazer imenso barulho, já verifiquei o nivel do óleo e está normal. :?
Isto é estranho porque fiz muda de óleo à pouco tempo e não fazia barulho de tuchos nenhum, agora passado um mês faz uma barulheira descomunal. :?
Como posso saber se tem alguma coisa entupida?

Cumprimentos :)
Chlorophant
Amigo
Amigo

Registro: 08/01/2012
MX-3: 1.6 16v SOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Mensagempor all motors » Qua Jun 06, 2012 8:45 am

Bom dia,

Nós já pegamos várias vezes aqui na All Motors motores que foi trocado o óleo em postos de troca ou outras oficinas e posteriormente começou a bater tuchos e/ou acender a luz de óleo. Após alguns testes no primeiro caso, nós descobrimos que o problema estava no filtro de óleo que foi substituído na troca de óleo. O filtro até era de marca conhecida e na tabela de aplicação dizia ser para o modelo em questão, mas como nós havíamos tirado cárter e pescador de óleo para verificar, ficou ainda uma dúvida.
Algum tempo depois surgiu outro veículo com o mesmo problema pouco tempo depois da troca de óleo e filtro (filtro de marca conhecida e indicado para o modelo) começou a bater tucho e acender a luz de óleo, então optamos em apenas trocar o filtro de óleo por um filtro Original Mazda. Duvida tirada e problema resolvido.
Então cuidado com as trocas de óleo, respeitem os prazos e quilometragem, vocês tem em mãos belas máquinas, cuidem bem delas.

Abraços

Fábio
all motors
Vendedor

Registro: 21/07/2010
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Mensagempor Chlorophant » Qua Jun 06, 2012 10:12 am

Vou verificar isso.É uma hipotese, só fiz mudança de óleo não mudei o filtro ele continua o mesmo.Já com o óleo anterior teve uma altura que fez o mesmo.
Chlorophant
Amigo
Amigo

Mensagempor deepbluemx3 » Qua Jun 06, 2012 5:29 pm

all motors escreveu:Bom dia,

Nós já pegamos várias vezes aqui na All Motors motores que foi trocado o óleo em postos de troca ou outras oficinas e posteriormente começou a bater tuchos e/ou acender a luz de óleo. Após alguns testes no primeiro caso, nós descobrimos que o problema estava no filtro de óleo que foi substituído na troca de óleo. O filtro até era de marca conhecida e na tabela de aplicação dizia ser para o modelo em questão, mas como nós havíamos tirado cárter e pescador de óleo para verificar, ficou ainda uma dúvida.
Algum tempo depois surgiu outro veículo com o mesmo problema pouco tempo depois da troca de óleo e filtro (filtro de marca conhecida e indicado para o modelo) começou a bater tucho e acender a luz de óleo, então optamos em apenas trocar o filtro de óleo por um filtro Original Mazda. Duvida tirada e problema resolvido.
Então cuidado com as trocas de óleo, respeitem os prazos e quilometragem, vocês tem em mãos belas máquinas, cuidem bem delas.

Abraços

Fábio

Qto custa o filtro original da mazda?
Depois dele o melhoe seria o fram?
Obrigado.
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
deepbluemx3
Moderador
Moderador

Mensagempor deepbluemx3 » Qua Jun 06, 2012 5:30 pm

Chlorophant escreveu:Bom dia pessoal :wink:

Estou com um problema semelhante, mas está a acontecer mais coisas ao mesmo tempo, por isso preciso duma opinião vossa antes de começar a meter-me em despesas.
Quando o coloco em funcionamento acende a luz do óleo, passado uns minutos os tuchos começam a fazer imenso barulho, já verifiquei o nivel do óleo e está normal. :?
Isto é estranho porque fiz muda de óleo à pouco tempo e não fazia barulho de tuchos nenhum, agora passado um mês faz uma barulheira descomunal. :?
Como posso saber se tem alguma coisa entupida?

Cumprimentos :)

Teu motor está com borra?
Qual a especificação do óleo anterior e do atual???
Abraço!
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
deepbluemx3
Moderador
Moderador

Mensagempor Chlorophant » Qua Jun 06, 2012 6:58 pm

Deep coloquei o 10w40, mas não troquei filtro de óleo.
Quanto a motor com borra não percebi... :?
Chlorophant
Amigo
Amigo

Mensagempor deepbluemx3 » Qui Jun 07, 2012 7:39 am

Chrolophant, o ideal seria colocar o óleo que seu mx estava usando anterior, e não batia tuchos, 2 coisas fazem os tuchos baterem, primeiro a falta de óleo, que pode ser causada tanto por um nível baixo do mesmo, ou por ele ser de uma viscosidade maior e demorar para chegar a parte de cima acabando por não carregar o(s) tucho(s). Segundo, o próprio tucho, por estar sujo, ou sem pressão na mola, e dessa forma não retendo o óleo ele baterá também...Então dê uma verificada melhor, meu mx batia com o 20w50, troquei pelo semi 15w40, e parou, inclusive no geral o motor ficou bem mais silencioso.Note que se seu motor bater tuchos por pouco tempo pela manhã não é nada de anormal em um motor multiválvulas com tuchos hidráulicos.
Abraço.
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
deepbluemx3
Moderador
Moderador

Mensagempor Chlorophant » Qui Jun 07, 2012 9:57 am

Quando levei ao mecânico para alinhar a direcção, ele reparou que fazia muito barulho ao relanti, perguntou se tinha feito a mudança d óleo eu disse que sim com 10w40, mas não troquei o filtro.
Nisto ele exerimentou 15W40 nele, o motor tava silencioso, mas o filtro continuou o mesmo.
Agora passado um mês começou um barulho descomunal
É por isso que estou suspeito do filtro, amanhã tenho d comprar um igual e mudar para saber se é dali o problema ou não
Chlorophant
Amigo
Amigo

Mensagempor deepbluemx3 » Qui Jun 07, 2012 10:27 am

É verdade, pode ser o filtro, eu costumo sempre trocar o filtro nas trocas de óleo, e utlizo o fram, aqui no Brasil é difícil de se encontrar o original mazda, mas o fram é moderno e tem a mola de retenção, que mant~em o óleo dentro do motor sem escorrer todo para o cárter.
-Desculpe Chorophanti, não entendi o que é relanti? :oops:
Abraço.
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
deepbluemx3
Moderador
Moderador

Próximo