Como saber se uma vela esta boa?

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Como saber se uma vela esta boa?

Mensagempor Andre Diniz » Seg Jan 24, 2011 4:28 pm

Bom, vamos lá.

Uma pequena aula sobre análise visual de velas de ignição. As vezes uma análise visual da vela pode ajudar no diagnóstico de falhas do motor.

1) VELA NORMAL
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2) VELA COM CARBONIZAÇÃO SECA:
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Causas:
Carburador regulado com mistura rica
Filtro de ar sujo
Afogador automático com mau funcionamento
Afogador manual puxado por longo tempo
Uso de combustível fora da especificação
Motor funcionando em baixa rotação por tempo prolongado
Ponto de ignição atrasado
Uso de vela incorreta - vela muito fria para o tipo de motor.

Efeitos:
Falhas de ignição
Motor falha em marcha lenta
Dificuldades de partida a frio.

Soluções:
Regulagem correta do carburador e do ponto de ignição
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Substituir o filtro de ar
Acelerar o motor (rodando com o veículo) lentamente até a carga total (rotação máxima), para queimar os resíduos de carbono
Evitar que o motor funcione por muito tempo em marcha lenta, especialmente quando estiver frio
Utilizar vela correta para o tipo de motor.

3) VELA COM CARBONIZAÇÃO OLEOSA
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Causas:
Em motores de 2 (dois) tempos - óleo em excesso na mistura
Em motores de 4 (quatro) tempos - óleo em excesso na câmara de combustão - Guias de válvulas, cilindros e anéis do pistão estão gastos.

Efeitos:
Dificuldade na partida
Falhas de ignição - motor falha na marcha lenta.

Soluções:
Em motores de 2 tempos, usar a proporção correta de mistura
Em motores de 4 tempos, retificar o motor - Trocar as velas.

4) VELAS COM RESÍDUOS DE CHUMBO
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Resíduos amarelado-escuros no isolador. O pé do isolador coberto por uma fuligem amarelo-clara, aspecto de fosca a brilhante.

Causas:
Aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo.

Efeito:
Se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornar-se-ão condutores elétricos, fato que pode ocorrer com veículo em alta velocidade, causando falhas de ignição.

Soluções:
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Trocar as velas, pois é inútil tentar limpá-las.

5) VELAS COM RESÍDUOS OU IMPUREZAS
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Causas:
Aditivos do óleo ou do combustível deixam resíduos incombustíveis na câmara de combustão (pistão, válvula, cabeçote) e na própria vela. Isso ocorre especialmente em motores com um consumo de óleo acima do normal, ou quando se utiliza combustível de qualidade inferior.

Efeitos:
Perda de potência do motor, decorrente de ignições por incandescência e danos ao motor.

Soluções:
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Trocar as velas
Regular o motor.

6) VELAS COM SUPERAQUECIMENTO
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Causas:
Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência, por exemplo, de uso de vela muito quente; resíduos na câmara de combustão; válvulas defeituosas; ponto de ignição muito adiantado; mistura muito pobre; sistema de avanço do distribuidor com defeito; combustível de má qualidade; vela mal apertada.

Efeitos:
Falhas de ignição
Perda de potência
Danos ao motor.

Soluções:
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Substituir as velas.

7) VELAS COM ELETRODO CENTRAL FUNDIDO
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Causas:
Superaquecimento do eletrodo central, que pode trincar o pé do isolador.
Combustão normal com detonação ou ponto de ignição excessivamente adiantado.

Efeitos:
Falhas de ignição
Perda de potência
Danos ao motor.

Soluções:
Revisar o carburador, o ponto de ignição, o distribuidor e o motor
Utilizar velas corretas para o tipo de motor
Substituir as velas.

8) VELAS COM ELETRODO CENTRAL E MASSA FUNDIDOS
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Causas:
Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência, por exemplo, de uso de vela muito quente; resíduos na câmara de combustão; válvulas defeituosas; ponto de ignição muito adiantado; mistura muito pobre; sistema de avanço do distribuidor com defeito; combustível não especificado para o tipo de motor.

Efeito:
Antes do dano total do motor, ocorre perda de potência.

Soluções:
Revisar o carburador, o ponto de ignição, o distribuidor e o motor
Utilizar velas corretas para o tipo de motor
Utilizar combustível adequado para o tipo de motor
Substituir as velas.

9) VELAS COM DESGASTE EXCESSIVO DO ELETRODO CENTRAL
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Causa:
Não observância do tempo recomendado para a troca das velas.

Efeitos:
Solavancos do motor devido a falhas de ignição (especialmente na aceleração do veículo); a tensão de ignição exigida, pela grande distância entre os eletrodos, é alta demais
Partida difícil.

Solução:
Trocar as velas ou examiná-las de acordo com as instruções dos fabricantes.
Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante.

10) VELAS COM DESGASTE EXCESSIVO DOS ELETRODOS MASSA E CENTRAL
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Causas:
Presença de aditivos corrosivos no combustível e óleo lubrificante. Esta vela não foi sobrecarregada termicamente, não se tratando portanto de um problema de índice térmico. Depósitos de resíduos provocam influências no fluxo dos gases.

Efeitos:
Solavancos do motor devido a falhas de ignição (especialmente na aceleração do veículo)
Partida difícil.

Soluções:
Trocar as velas. Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado.

11) VELAS COM PÉ DO ISOLADOR TRINCADO
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Causas:
Dano causado por pressão no eletrodo central como conseqüência do uso de ferramentas inadequadas na regulagem da folga. Exemplo: abrir os eletrodos com uma chave de fenda
Corrosão do eletrodo central por aditivos agressivos no combustível
Depósitos de resíduos de combustão entre o pé do isolador e o eletrodo central.

Efeitos:
Falhas de ignição (a faísca salta entre o isolador e a carcaça)
Partida difícil.

Soluções:
Trocar as velas. Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado.


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Re: Como saber se uma vela esta boa?

Mensagempor diego_rj » Seg Jan 24, 2011 8:08 pm

Show! Bela matéria!
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Re: Como saber se uma vela esta boa?

Mensagempor Paulo » Seg Jan 24, 2011 9:58 pm

Também gostei. Mas para saber se uma vela é boa é só perguntar a um pai de santo ou a um padre. hehehehehehe :lol:
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Re: Como saber se uma vela esta boa?

Mensagempor Gilberto Duarte » Sex Mar 30, 2012 10:52 pm

Olá, procuro comprar tudo original p/ Meu Mazda (Protegé) mas o cara aqui da loja me convenceu a comprar velas de uso em Fiat, só a abertura era 8 sendo que o meu carro é 11, tinha até no manual da vela esclarecimento p/ fazer a abertura neste caso...(O Mecânico fêz tal abertura p/ 11) Porém agora estou em dúvida se devo continuar com essas velas no meu Mazda? Alguém poderia me dar uma idéia???
Ficaria muito grato! Abraços...
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Re: Como saber se uma vela esta boa?

Mensagempor deepbluemx3 » Sáb Mar 31, 2012 7:58 pm

Gilberto Duarte escreveu:Olá, procuro comprar tudo original p/ Meu Mazda (Protegé) mas o cara aqui da loja me convenceu a comprar velas de uso em Fiat, só a abertura era 8 sendo que o meu carro é 11, tinha até no manual da vela esclarecimento p/ fazer a abertura neste caso...(O Mecânico fêz tal abertura p/ 11) Porém agora estou em dúvida se devo continuar com essas velas no meu Mazda? Alguém poderia me dar uma idéia???
Ficaria muito grato! Abraços...

Isso é perfeitamente viável, a vela BKR5E, deve sofrer o ajuste para 1,1mm para ficar com o GAP recomendado, mas ela
é exatamente a mesma vela que a original BKR5E11, com diferença do GAP.
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Re: Como saber se uma vela esta boa?

Mensagempor Gilberto Duarte » Qui Abr 12, 2012 11:58 pm

Grato pela informação... Abraços á todos!!
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