Meu problema - Motor zoa rotação ao "sobrecarregar" elétrica

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Meu problema - Motor zoa rotação ao "sobrecarregar" elétrica

Mensagempor David Farina » Seg Nov 23, 2009 1:55 pm

Opa, beleza ?
Antes de mais nada, obrigado por ler meu textão =)

Bom vou direto ao ponto...
Quando peguei meu mx, há uns 7 meses, ele etava com tudo em ordem (ao menos funcionando sem dar problemas)...

Levei no mecânico (diga-se de passagem que o lugar q levei é tido como a melhor oficina para importados da minha cidade)...
Ele passou uma relação de peças para trocar... Como eu tenho uma facilidade maior pra conseguir peças pro mnx do que ele (devido ao clube) eu comprei tudo que ele me pediu e tudo foi trocado...

abaixo a relação de peças trocadas e mão de obra feita (que eu lembro de cabeça)
- velas,
- todas as correias (inclusive as do ar que estavam muito zuadas),
- tensor e rolamento da dentada,
- troca completa de fluido de freio,
- regulador de pressão de combustível,
- junta do cabeçote,
- 2 retentor de comando,
- 2 bieleta da caixa de direção,
- retentor do mancal traseiro,
- retentor da polia do virabrequim,
- filtro de ar,
- filtro de combustível (sabe que eu estou em dúvida agora se veio este filtro !),
- 2 batente superior do amortecedor dianteiro,
- 2 cilindro de roda (trazeira),
- limpeza de bicos,
- limpeza interna do motor p/ remoção de borra (nisso foi utilizado um líquido que ele me garante que não é o tal do flush)...
- troca completa de óleo,
- eu acho q tem mais coisa, assim q der eu relaciono aqui certinho...

beleza, o carro ficou 15 dias com ele pra trocar tudo..
no dia q peguei, ele estava com o tanque bem vazio, entao parei no posto e mandei completar... (no posto que sempre abasteço, com gasolina adtivada)
como os pneus estavam baixos, saí da bomba e parei no calibrador...
dps disso o carro nao ligou mais, ele só ficava no tiru-riru-riru-riru... como se tentasse ligar um carro sem gasolina msm...

por sorte, no posto havia um mecânico q me deu uma ajudinha...

ele mediu todos os cabos de velas p/ ver se tinham corrente, tudo ok, tirou o cabo de energia da bomba de combustível e mediu, ok tbm, deu umas pancadinhas onde fica a bomba, por fora mesmo (só tirando aquela primeira carcaça metálica, o carro pegou de primeira...

bom, concluímos que era a bomba...

levei minha bomba (uma bosh) n'uma especializada que mediu a pressão dela e disse que está como nova...

tá, este foi o primeiro bum que ele me deu...
o que acontece com meu mx é o seguinte:
No dia a dia ele está de boa, funciona normal, o problema começa quando eu ligo o ar-condicionado, por exemplo, ele perde totalmente o desempenho, tem casos que nem em primeira ele anda, tenho q desligar o ar...
O mesmo acontece com apenas o ventilador ligado, mas em menor intensidade (mas tbm acontecem vezes de ele n andar mais)...
Este problema também acontece quando eu ligo os faróis + milhas, ou só lanterna + milha mesmo, é batata, jah dah aquela puta queda no desempenho...

Em ponto morto, com algum destes acessórios ligados a rotação fica oscilando muito baixa, já aconteceu de afogar 3 vezes... (e quase bati por isto, pois ao reduzir pro semáforo, eu desengato e o carro morreu, me deixando sem freio e com direção dura)...

- Já levei n'um a auto-elétrica, meu alternador foi medido, está perfeito;
- O carro não grila correia, mas, eu percebo que quando eu dou pau nele ou ando um tempo com o ar, ele cheira um poco correia sim, não sei se é natural...;
- Já rodei uns tempos com uma bateria de 80Ah (a minha é 70Ah) e não mudou nada.;
- Troquei o cabo de velas por um de 10 mm e não mudou nada...;
- Já fiz limpeza do meu distribuidor + rotor e não mudou nada (também usei de outro mx e deu na mesma);
- Já fiz limpeza dos aterramentos do carro e não encontrei nada irregular;
- Já rodei uma tanqueada inteira com um bardahl q agora eu n lembro o nome, se n me engano era embalagem laranga, custa 15 pilas, e n adiantou nada... to pensando em comprar aquele q diz q limpa os bicos, se n me engano eh 45 o pote;

Mandei o carro de volta pro mecânico (o msm q zuou meu carro), ficou 2 dias lá, ele viu o problema mas n consegue descobrir o motivo, e, consequentemente solucionar pra mim :(

eu aceito sujestões :)
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Re: Meu problema - Motor zoa rotação ao "sobrecarregar" elétrica

Mensagempor David Farina » Seg Nov 23, 2009 1:57 pm

obs.: Eu posso torar no som, ao ponto de ele diminuir a iluminação interna do carro quando bate o grave que não dá essa zuada no motor...
e, muitas vezes, qdo eu ligo a seta ele tbm dá a zuada :(


Eu pago uma caixa de latinha pra quem descobrir meu problema ;)
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Re: Meu problema - Motor zoa rotação ao "sobrecarregar" elétrica

Mensagempor AndersonR » Seg Nov 23, 2009 2:14 pm

cara, o meu tinha uma pequena ocilação tambem nesse estilo, nada que atrapelhace, mas deixei 100% re-fazendo o aterramento do carro....

( piadas a parte ), pode ser problema somente de fio terra !.... isso faz uma diferença enorme no carro....
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Re: Meu problema - Motor zoa rotação ao "sobrecarregar" elétrica

Mensagempor David Farina » Seg Nov 23, 2009 2:18 pm

eu tô pensando seriamente em pegar um pouco do fio 16mm q comprei qdo montei o som e fazer um outro chicote de aterramento do motor e tbm na bateria para ver se resolve...
ou msm comprar aquela central de aterramento com cabos reforçados...
eu diria que é um trampo bom, hein ! :)
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Re: Meu problema - Motor zoa rotação ao "sobrecarregar" elétrica

Mensagempor Miguelitto » Seg Nov 23, 2009 2:19 pm

o meu carro quando tava com esse prob era a bomba de gasolina e o corpo de borboleta....

levei num cara q meche com injeção aki perto de casa e deu td certo...
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Re: Meu problema - Motor zoa rotação ao "sobrecarregar" elétrica

Mensagempor AndersonR » Seg Nov 23, 2009 2:35 pm

comprei aquele kit do ebay de aterramento, ficou show de bola....
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Re: Meu problema - Motor zoa rotação ao "sobrecarregar" elétrica

Mensagempor David Farina » Seg Nov 23, 2009 2:45 pm

AndersonR escreveu:comprei aquele kit do ebay de aterramento, ficou show de bola....

e foi vc mesmo quem instalou ele ?
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Re: Meu problema - Motor zoa rotação ao "sobrecarregar" elétrica

Mensagempor AndersonR » Seg Nov 23, 2009 2:48 pm

sim.... num é dificil..... tem uns pontos que vc tem que ligar os cabos.....

....não lembro onde eu vi, acho que foi no mx-3.com.... um cara tinha até feito um mapa.....

....vo tentar fazer uma mapa aqui dos aterramentos....
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Re: Meu problema - Motor zoa rotação ao "sobrecarregar" elétrica

Mensagempor David Farina » Seg Nov 23, 2009 2:54 pm

boa ! obrigado :)
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Re: Meu problema - Motor zoa rotação ao "sobrecarregar" elétrica

Mensagempor David Farina » Seg Nov 23, 2009 4:09 pm

Apenas registrando aqui, pra eu ver em casa com mais calma :)

Montando seu próprio kit de aterramento (p/ protege, link q o ander me passou):
http://www.clubprotege.com/wil/howto/groundwire/

Link do mx-3.com, pra mim não está carregando as imagens, mas, pelo q ví, ele é o que estou procurando.
http://mx-3.com/phpBB3/viewtopic.php?f=44&t=42454
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Re: Meu problema - Motor zoa rotação ao "sobrecarregar" elétrica

Mensagempor Paulo » Seg Nov 23, 2009 6:23 pm

David,
Além do aterramento, é importante verificar também o cabo do positivo (linha de força) muitas vezes esses cabos (tanto o do polo positivo quanto o negativo) criam o famoso zinabre por dentro dele, dificultando a passagem de corrente. O borne da bateria pode até estar limpo, mas o interior do cabo não. Verifique tb a condição dos cabos que saem do alternador, se eles não estão enzinabrados, e finalmenteo se o regulador de voltagem está eviando cerca de 13/14volts para sua bateria com a ajuda de um multimetro.
abs,
Paulo Mello.
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Re: Meu problema - Motor zoa rotação ao "sobrecarregar" elétrica

Mensagempor David Farina » Ter Nov 24, 2009 8:17 am

Paulo escreveu:(...) O borne da bateria pode até estar limpo, mas o interior do cabo não. (...)

Opa, vou verificar isso hoje mesmo.
Paulo escreveu:(...) e finalmenteo se o regulador de voltagem está eviando cerca de 13/14volts para sua bateria com a ajuda de um multimetro.
abs,
Paulo Mello.

esse eu fiz, tá ok ;) mas vou fazer denovo pra conferir, vai saber :)


vlw :D
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Re: Meu problema - Motor zoa rotação ao "sobrecarregar" elétrica

Mensagempor David Farina » Ter Nov 24, 2009 1:29 pm

posso ainda estar sob o efeito psicológico da manutenção recente, mas eu acho q o Ander ganhou uma caixinha :)

hj, na hora do almoço eu passei em duas lojas pra fazer cotação de cabos (vou montar meu próprio kit de aterramento)...
Em uma delas tinha uma latinha de limpa-contatos... comprei (diga-se de passagem, a mais cara q comprei até hj, R$ 13 normalmente pago R$ 8 )...

em casa eu fui tirando tudo q eh conector q eu vejo, tuchei limpa contato em ambas as partes, e plugo de novo, o q eu n conseguia tirar eu tuchava por fora mesmo.. tuchei nos pontos de aterramento que eu consegui ter acesso, nos terminais da bateria, no chicote do motor, nos conectores do alternador, e, nos fusíveis q ficam na caixa de motor (menos o main pq ele eh parafusado)...

bom, posso estar sob o efeito psicológico ainda, mas, a caranga veio de casa ao trabalho sem dar uma falhadinha, usando o ar no max, farol e milhas ligados (um solão desses e o doido andando de farol ligado :lol: ) e som no max...
o carro nem oscilou rotação, parece novo !
entao, eu acho q o problema foi descoberto, sujeira no aterramento, impedindo o correto contato...

como isso me pareceu ser uma deficiencia, mesmo tendo aparentemente resolvido, irei montar meu kit de aterramento mesmo e substituir o atual...

só estou em dúvida entre usar cabo flexível de 16mm ou 25 mm, a diferença de preço é de R$ 1.5 por metro... (16mm = $ 3,50 e o de 25mm é de $ 5,00)... Nos conectores a diferença é mínima também... ($ 1.45 do 16mm contra $ 1,85 do de 25 mm)... o caro vai ser só mandar fazer o terminal da bateria em cobre maciço :)
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Re: Meu problema - Motor zoa rotação ao "sobrecarregar" elétrica

Mensagempor Miguelitto » Ter Nov 24, 2009 1:33 pm

Que bom Farina, ficamos feliz pelo seu carro estar bom de novo....

quando for fazer o aterramente vc podia fazer um how-to brazuca neh?!?!

eu colocaria o de 16, o de 25 eh mto grosso neh naum?!?!
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Re: Meu problema - Motor zoa rotação ao "sobrecarregar" elétrica

Mensagempor David Farina » Ter Nov 24, 2009 1:42 pm

então rapaz, até onde eu conheço de eléticidade, não adianta eu tuchar um cabo 50mm em na fase e um de 20 no neutro, por exemplo...
a corrente sempre estará limitada à menor bitola...

um exemplo fácil pra coprovar isso é uma mangueira de água (analogia ao fio) onde tenho uma mangueira bem grossa percorrendo metade do caminho, e, na metade seguinte uma mangueira mais fina, que fará passar menos água (analogia aos elétrons q trafegam no cobre)... sendo assim, vc soh gastou grana com a mangueira mais grossa se meteu uma mais fina lah na frente...

acho q vou na de 16 mesmo :) além de ser mais fácil de trabalhar :D
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