Junta do cabeçote

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Junta do cabeçote

Mensagempor tomazela » Seg Nov 29, 2010 10:02 pm

Fala ae galera.

O meu motor está vazando óleo pela junta do cabeçote. Pelas duas ainda por sinal. Tirei o motor do carro e estou para trocar.

Algum vendedor tem o par de junta do V6 pra vender??

Ou alguem sabe alguma alternativa boa. Que não de problema cedo. Por exemplo, alguma junta de papelão que eu consiga recortar no formato , ou uma cola?? Pois é meio dificil de achar essa junta de metal, e não sei se vou achar sem ser o kit completo de reparo!!

PS: Preciso de uma solução o mais rápido possível , pois, tenho apenas dois fds para fazer isso e colocar o motor de volta antes do dia 19 , rsrs!!
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Re: Junta do cabeçote

Mensagempor lexbusse » Ter Nov 30, 2010 3:59 am

Eu tenho um jogo de junta.
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Re: Junta do cabeçote

Mensagempor tomazela » Qua Dez 01, 2010 9:41 pm

Andei lendo uns artigos e vi que em muitos casos , apenas o reaperto dos parafusos acaba com o vasamento, pois, eles acabam afroxando com a vibração.

Arranjei um torquimetro e estou para dar o torque novamente nos parafusos , porém , no manual , está especificado assim:

23.1 - 25.9 (2.35 - 2.65 , 17.0 - 19.1) +85º -95º +85º - 95º

Sei que os dois primeiros valores é em N.m os dois segundos em kgf.cm e os dois terceiros é in.lbf. Mas e esses diaxos de angulos no final?? Como que eu faço isso???

Depois que eu dou o torque eu tenho que ficar dando esses torque/angulo ae?? Alguem entende??
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Re: Junta do cabeçote

Mensagempor suhr77 » Qua Dez 01, 2010 9:46 pm

pode ser temperatura tbm..
geralmente os motores de competiçao sao apertados e reapertados em diferentes temperaturas..
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Re: Junta do cabeçote

Mensagempor diego_rj » Qua Dez 01, 2010 10:07 pm

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Re: Junta do cabeçote

Mensagempor tomazela » Qui Dez 02, 2010 12:36 pm

Po diego , valeu cara , mas infelizmente to na mesma.

Eu queria saber como é o procedimento pra dar esse torque ae do manual.

Se eu tenho qeu dar o torque nominal e depois dar esses angulos ae. Mas to achando muito estranho esses angulos negativos. Seria oq ?? Apertar e soltar o parafuso de novo??
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Re: Junta do cabeçote

Mensagempor diego_rj » Qui Dez 02, 2010 9:46 pm

Cara vou ficar devendo...
Saco nada... seria legal conversar com alguém que saca de metrologia ou algo assim...
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Re: Junta do cabeçote

Mensagempor amcunha » Sex Dez 03, 2010 8:31 am

tomazela escreveu:Andei lendo uns artigos e vi que em muitos casos , apenas o reaperto dos parafusos acaba com o vasamento, pois, eles acabam afroxando com a vibração.

Arranjei um torquimetro e estou para dar o torque novamente nos parafusos , porém , no manual , está especificado assim:

23.1 - 25.9 (2.35 - 2.65 , 17.0 - 19.1) +85º -95º +85º - 95º

Sei que os dois primeiros valores é em N.m os dois segundos em kgf.cm e os dois terceiros é in.lbf. Mas e esses diaxos de angulos no final?? Como que eu faço isso???

Depois que eu dou o torque eu tenho que ficar dando esses torque/angulo ae?? Alguem entende??


Tomazela,

O procedimento é o seguinte:
1 - coloque todos os parafusos e encoste-os até o fim. (sem começar o aperto)
2 - faça uma marca na cabeça de cada parafuso para que se possa controlar o quanto voce vai gira-los.
3 - a partir daí voce vai começar o aperto com o torquímetro na sequencia mostrada no manual, GIRANDO UM ÂNGULO DE 90º EM MÉDIA (DE 85º A 95º), ou seja, 1/4 de volta de cada vez.
4 - repita essa operação quantas vezes forem necessárias ( sempre com 1/4 de volta em cada parafuso) até atingir o torque especificado.

Qq que eu possa ajudar é só perguntar.

Abçs,

Aristides

P. S.: As unidades são N.m; kgf.m e lbf.ft. Tome cuidado com as unidades para não dar aperto fora da especificação.
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Re: Junta do cabeçote

Mensagempor diego_rj » Sex Dez 03, 2010 9:02 am

amcunha, tirou onda agora.
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Re: Junta do cabeçote

Mensagempor tomazela » Sex Dez 03, 2010 6:52 pm

ahauhuhauha , amcunha matou a pau.

Cara , depois de dois dias batendo a cabeça , eu tava começando a chegar nessa conclusão. O do angulo de 85 até 95 , meu colega meu deu um toque ontem. Falou , "Cara, isso nao eh angulo negativo , é faixa de torque."rsrsrs

Então cara, só as unidades de torque que é aquilo mesmo que eu falei, é o que ta escrito no manual , kgf.cm, tanto que tá 115kgf.cm, se fosse 115kgf.m , tava na roça pra da esse torque, rsrsrs.

Viu , mas então , no caso que eu só darei retorque. Nao vou tirar o parafuso , soh vou chegar e dar mais um aperto. É a mesma coisa?? Uso o mesmo torque?
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Re: Junta do cabeçote

Mensagempor amcunha » Sex Dez 03, 2010 8:52 pm

Rapaz...os números que voce listou lá em cima estão nas unidades que eu te falei. Até por uma questão de coerência na transformação de unidades.
Fui olhar no Workshop Manual e confere com o que eu falei.
Se voce só vai dar o aperto final, basta seguir a sequencia dos parafusos mostrada lá no manual (isso é importantíssimo e espero que voce tenha seguido mesmo quando deu o aperto que já está lá) e agora é so chegar no torque listado. A faixa de torque é a mesma.
Estou considerando que a junta é nova.

Abçs.
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Re: Junta do cabeçote

Mensagempor amcunha » Sex Dez 03, 2010 9:05 pm

Agora eu vi lá em cima que a junta é a velha.
Mesmo assim o torque é o mesmo.

Abçs.
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Re: Junta do cabeçote

Mensagempor diego_rj » Sex Dez 03, 2010 9:33 pm

Não seria interessante soltar os parafusos e depois dar o torque completo?

amcunha, deixei um email com a foto... opna lá...
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