tomazela escreveu:Andei lendo uns artigos e vi que em muitos casos , apenas o reaperto dos parafusos acaba com o vasamento, pois, eles acabam afroxando com a vibração.
Arranjei um torquimetro e estou para dar o torque novamente nos parafusos , porém , no manual , está especificado assim:
23.1 - 25.9 (2.35 - 2.65 , 17.0 - 19.1) +85º -95º +85º - 95º
Sei que os dois primeiros valores é em N.m os dois segundos em kgf.cm e os dois terceiros é in.lbf. Mas e esses diaxos de angulos no final?? Como que eu faço isso???
Depois que eu dou o torque eu tenho que ficar dando esses torque/angulo ae?? Alguem entende??
Tomazela,
O procedimento é o seguinte:
1 - coloque todos os parafusos e encoste-os até o fim. (sem começar o aperto)
2 - faça uma marca na cabeça de cada parafuso para que se possa controlar o quanto voce vai gira-los.
3 - a partir daí voce vai começar o aperto com o torquímetro na sequencia mostrada no manual, GIRANDO UM ÂNGULO DE 90º EM MÉDIA (DE 85º A 95º), ou seja, 1/4 de volta de cada vez.
4 - repita essa operação quantas vezes forem necessárias ( sempre com 1/4 de volta em cada parafuso) até atingir o torque especificado.
Qq que eu possa ajudar é só perguntar.
Abçs,
Aristides
P. S.: As unidades são N.m; kgf.m e lbf.ft. Tome cuidado com as unidades para não dar aperto fora da especificação.
Aristides M. Cunha