O mazda Mx3 é um pequeno e elegante desportivo, que oferece um excelente comportamento dinâmico, mas seu grande apelo reside nas linhas modernas e na versão vendida com o pequeno motor V6 de apenas 1.845 litros de cilindrada;
O Mx3 reúne inúmeras características que não podem deixar de causar arritmias aos apaixonados por automóveis diferentes. As suas linhas modernas e originais são apelativas, no bom sentido , o seu excelente chassis assegura-lhe um comportamento dinâmico irrepreensível e os motores 1.6 16V e 1.8 V6 24V são muito confiáveis e possuem muita durabilidade. O motor V6 não chega a ter perfomances superlativas, mas elas chegam para entusiasmar os amantes de motores 6 cilindros.
As linhas moderadamente cuneiformes e arredondadas ao bom estilo japonês conferem ao Mx3 uma personalidade única no camaleônico mundo automotivo. Com apenas 1,31 mts de altura , este coupé 2+2 apresenta a linha de cintura relativamente elevada com aspecto esportivo em toda a sua extensão. Porém o nariz do mx3 é sua parte mais original com seus faróis em forma de amêndoa ,e o capô extremamente inclinado apesar de contar com uma versão V6.
O motor V6 de 1845 cc, tem 24 válvulas, bloco de alumínio e prima pela sofisticação tecnológica, já que dispõe do sistema VRIS (variable resonance induction ssystem) conhecido no veículo top de linha esportivo da mazda, o Rx7 de motor rotativo, que melhora a disponibilidade da potência em baixo regime e fornece torque extra em alta rotação.
Ele entrega de 133 a 136 cv a 7000 rpm, seus competidores diretos são os motores V-Tec da Honda e os quatro cilindros dos Bmw 318Ti ambos mais potentes, porém a sonoridade inigualável dos motores V6 contribui para uma maior paridade entre os modelos.
Depois, há que se enaltecer a suavidade incontestável deste motor rápido a subir a rotação que se exprime na sua máxima plenitude acima das 4000 rpm , podendo se ir sem receio até perto das 7800 rpm ( apesar do redline surgir as 7000 rpm), altura em que se verifica o corte, ele ainda possui a caixa bem escalonada e rápida;
O mazda mx3 nas duas versões é ótimo na estrada, sua suspensão é eficaz ,embora um pouco seca, tendo um centro de gravidade baixo e com ótima repartição de massas, resultando em um comportamento muito equilibrado em altas velocidades. Ele é um especialista em percursos mistos médio-rápidos pois é ai que ele se sente em sua habitat , exprimindo sua grande agilidade, resultado da sua direção bastante direta que permite manter trajetórias precisas , sendo rápida na recuperação.
Um porém seria em zonas mais sinuosas onde este coupé com 2,455m de distância entre eixos denota uma certa tendência natural a sofrer os efeitos de uma acelereação mais forte na saída das curvas encadeadas uma sobre a outra , causando perda de contato e saindo de frente colocando um condutor mais inexperiente em dificuldades.
Dentro dos mx3 a acessibilidade aos lugares de trás é difícil e só devem ser usados em trajetos curtos , porém as portas grandes facilitam um pouco, a condução é bastante agradável, distendida como é típico em coupés esportivos dando a sensação de domínio da via como em uma corrida.
Alguns dados:
Comprimento (mm) : 4220
Altura (mm) : 1310
Largura (mm) : 1695
Peso total (Kg) : 1140
Capacidade porta malas (L) - 290 ( normal) a 390 (total)
Rodas : 6X 15 , pneus 205/55 R15
Frenagem ( 100km a 0) : 33 metros
FATORES POSITIVOS DO MAZDA MX3
- LINHAS
- COMPORTAMENTO
- MOTOR V6
PONTOS NEGATIVOS
- FREIOS
- ACESSIBILIDADE A TRASEIRA
- EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
Matéria publicada em 1995 pela revista portuguesa AUTOMOTOR, autoria do repórter automotivo Rui Faria .