*Filtro Fram recomendado para o MX-3 1.6 16v cod. Ph6607(possui as 2 válvulas descritas abaixo), ou
*Filtro Tecfil PSL152
Funcionamento :
Os filtros de oleo "blindados" possuem duas valvulas:
*Valvula de Retenção (anti-retorno)
Retém o óleo no interior do filtro no momento em que o motor
estiver desligado, permitindo assim uma lubrificação instantânea
na próxima partida, evitando que o motor trabalhe a seco.
*Valvula de Segurança
Abre-se automaticamente, permitindo a passagem livre do óleo
para o motor, mesmo sem filtrá-lo. Isso ocorre sempre que, por
negligência, o filtro estiver saturado por falta de troca. A válvula
assegura a continuidade da lubrificação do motor, mesmo com
o óleo contaminado.
A utilização do filtro do óleo por um período maior que o
especificado nos manuais de manutenção do veículo não é
recomendada pelas seguintes razões:
• O filtro pode ultrapassar a perda de carga máxima especificada
pelo fabricante do motor, impedindo a passagem do óleo pelo
meio filtrante, ocorrendo a abertura da válvula de segurança e o
motor passa a ser lubrificado por óleo carregado de partículas
sólidas e contaminantes.
• Praticando uma manutenção rigorosa no sistema de lubrificação
(filtro e óleo) você estará protegendo as partes móveis, aumentando
o desempenho do motor e reduzindo o consumo de
combustível.
Concluindo, mesmo que a rosca e o tamanho do filtro de oleo sejam iguais suas valvulas trabalham a pressoes diferentes e podem interpretar de forma erronea a pressao de trabalho, no caso, utilizando um filtro de carro numa moto,ou de um motor de maior cap cúbica(3.0), num de menor cap cúbica(1.6 por explo), pode ocorrer destas valvulas nao funcionarem plenamente.
Todos sabemos que um motor 6cilindros tem pressao de oleo superior a um 4cilindros mesmo que sua capacidade cubica seja igual.