Como funciona o filtro de óleo ?

Curiosidades sobre o MX-3
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aqui: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Como funciona o filtro de óleo ?

Mensagempor deepbluemx3 » Seg Abr 05, 2010 11:31 pm

*Filtro Fram recomendado para o MX-3 1.6 16v cod. Ph6607(possui as 2 válvulas descritas abaixo), ou
*Filtro Tecfil PSL152

Funcionamento :
Os filtros de oleo "blindados" possuem duas valvulas:

*Valvula de Retenção (anti-retorno)
Retém o óleo no interior do filtro no momento em que o motor
estiver desligado, permitindo assim uma lubrificação instantânea
na próxima partida, evitando que o motor trabalhe a seco.

*Valvula de Segurança
Abre-se automaticamente, permitindo a passagem livre do óleo
para o motor, mesmo sem filtrá-lo. Isso ocorre sempre que, por
negligência, o filtro estiver saturado por falta de troca. A válvula
assegura a continuidade da lubrificação do motor, mesmo com
o óleo contaminado.

A utilização do filtro do óleo por um período maior que o
especificado nos manuais de manutenção do veículo não é
recomendada pelas seguintes razões:
• O filtro pode ultrapassar a perda de carga máxima especificada
pelo fabricante do motor, impedindo a passagem do óleo pelo
meio filtrante, ocorrendo a abertura da válvula de segurança e o
motor passa a ser lubrificado por óleo carregado de partículas
sólidas e contaminantes.
• Praticando uma manutenção rigorosa no sistema de lubrificação
(filtro e óleo) você estará protegendo as partes móveis, aumentando
o desempenho do motor e reduzindo o consumo de
combustível.

Concluindo, mesmo que a rosca e o tamanho do filtro de oleo sejam iguais suas valvulas trabalham a pressoes diferentes e podem interpretar de forma erronea a pressao de trabalho, no caso, utilizando um filtro de carro numa moto,ou de um motor de maior cap cúbica(3.0), num de menor cap cúbica(1.6 por explo), pode ocorrer destas valvulas nao funcionarem plenamente.
Todos sabemos que um motor 6cilindros tem pressao de oleo superior a um 4cilindros mesmo que sua capacidade cubica seja igual.
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Como funciona o filtro de óleo ?

Mensagempor ralf » Ter Abr 06, 2010 12:18 am

Interessante! 8)
Avatar de usuário
ralf
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 1353
Idade: 52
Registro: 27/08/2008
Localização: Salvador/Ba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Como funciona o filtro de óleo ?

Mensagempor Mauricio » Ter Abr 06, 2010 11:05 am

preciso trocar o meu urgente.. eu coloquei 1 vagabundo
ae quando liga o carro de manhã ele faz barulho de tucho desgarregado
e quando acelera mto forte por algum tempo tbm faz
=(
Mauricio
 

Re: Como funciona o filtro de óleo ?

Mensagempor Geo » Qua Abr 07, 2010 1:07 am

Boa Deep :)
Avatar de usuário
Geo
Membro
Membro
 
Mensagens: 891
Idade: 39
Registro: 02/10/2008
Localização: Curitiba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Como funciona o filtro de óleo ?

Mensagempor RAFA » Qui Abr 08, 2010 4:18 pm

Mauricio escreveu:preciso trocar o meu urgente.. eu coloquei 1 vagabundo
ae quando liga o carro de manhã ele faz barulho de tucho desgarregado
e quando acelera mto forte por algum tempo tbm faz
=(


Isso pode ser falta de óleo hein!!! Toma cuidado!!!
Imagem
Avatar de usuário
RAFA
Membro
Membro
 
Mensagens: 107
Idade: 40
Registro: 07/08/2006
Localização: São José dos Campos
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Como funciona o filtro de óleo ?

Mensagempor deepbluemx3 » Qui Abr 08, 2010 4:23 pm

^Toma cuidado Maurício,o que o Rafa valou é muito importante !!!
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Como funciona o filtro de óleo ?

Mensagempor Mauricio » Seg Mai 17, 2010 3:00 pm

putzzz... eu troquei o filtro, coloquei o fram ph6607
melhorou o problema, mas não resolveu...
sobre bater tuchos de manhã, antes ele fazia sempre, agora ele faz quando quer
hora faz, hora não faz
será que a minha bomba ta fraca??
eu uso óleo Bardhal 15w 40... se não me engano é semi-sintetico
Mauricio
 

Re: Como funciona o filtro de óleo ?

Mensagempor David Farina » Seg Mai 17, 2010 7:24 pm

o meu faz isso qdo uso semi !
tô voltando pro mineral...

tá igualzinho, tuchos na partida, e, qdo dá um gás mais forte nele (n precisa nem ser por mto tempo) ele tbm parece q perde a lubrificação...

vou meter elf 20/50 e 2 vidrin de militec ;)
Avatar de usuário
David Farina
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 1799
Idade: 41
Registro: 28/04/2009
Localização: Presidente Prudente (Oeste Paulista)
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Como funciona o filtro de óleo ?

Mensagempor deepbluemx3 » Seg Mai 17, 2010 7:31 pm

-O meu com esse filtro fram , indicado para o mx o ph6697,e óleo semi 20w50 f1, resolveu, apaga rápido a luz do óleo de manhã, e não bate mais tuchos.
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ


Retornar para Curiosidades

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante