O Mazda Mx-3 é um produto Mazda da sua melhor época. No começo dos anos 90 vimos a Mazda lançar o Mx-3 , o Rx-7 bi-turbo e o conversível Mx-5. Estes carros eram amados por seus donos e no mercado de usados são muito procurados. O MX-3 carregava na suas costas a obrigação de brigar com o já sumido Honda Crx no Japão. Esta época trouxe modelos com o Tigra da Gm e o Puma da Ford competindo no mesmo nicho.
Disponivel em dois modelos o 1.6 quatro cilindros ( com comando duplo de válvulas ou não dependendo do modelo) e o fascinante modelo 6 cilindros em V. O MX-3 foi fabricado por sete anos e como Rx-7, deve ter um substituto a altura um dia. Quando o sucessor do MX-3 chegar, talvez a história automotiva lembre-se do pequeno mazda pelo o que ele é: um baby coupé com design marcante, ótimo de dirigir e muito inovador em vários aspectos.
Os dois modelos de MX-3 são tão diferentes que quase parecem dois carros distintos. O 1.6 é rápido e econômico, só acorda nos 3500 giros. O 1.8 tem o apelo dos 6 cilindros, uma sonoridade incrível, com rodas maiores, suspensão diferenciada, e itens exclusivos de conforto. O pequeno V6 tem um funcionamento macio mas quando requisitado responde esportivamente e além disso tem a aparência mais esportiva, com o aero traseiro alongado e envolvente, rodas maiores , saída de exaustão dupla e é divertido de dirigir, rápido e sem erros de direção, seu motor é uma obra da mecânica, exótico, pequeno e com uma sonoridade inigualável..
A posição de dirigir é muito boa nos MX-3 , uma posição esportiva e agressiva , deixando os motoristas de carros comuns com os olhares voltados para o motorista do MX-3, porém pessoas altas terão grandes problemas ao entrar e sair do carro, e a acesso ao banco traseiro é mais restrito ainda.
O MX-3 vem com dispositivos de segurança como a luz de aviso de tanque na reserva que avisa ao proprietário que ainda há possibilidade de rodar 60 km com o carro até reabastecer.
A maioria dos avisos de segurança são bem posicionados no painel, e até o modelo mais básico de MX-3 possui direção hidráulica, A/C, travamento central e vidros elétricos.
Mazda MX-3s usados são relativamente comuns e o consumidor consegue encontrar verdadeiras jóias se procurar com atenção e hoje no mercado europeu são encontrados modelos de 3.200 Euros até 10.000 Euros. O MX-3 usado deve ser bem avaliado antes da compra, pois pode ser dispendioso ter gastos com o motor V6 de alguns veículos.
O câmbio Manual é muito bom, para testá-lo pule da primeira marcha para a terceira durante algum trajeto que for fazer, veja se ela esta entrando bem e sincronizada com a aceleração, sem trancos. Dê uma olhada embaixo do carro no sistema de escapamento, pois no modelo 1.8 ele é complexo exigindo mão de obra experiente e treinada.
O sistema de injeção do MX3 funciona muito bem, vai da mistura rica a pobre em questão de milésimos de segundo, porém nunca deve-se andar com o tanque muito tempo baixo,nem deixar o mesmo esvaziar pois ele começa a se estragar e dar alterações na pressão de linha de combustível. O seu tanque reserva é para 60km.
O motor 1.6 é um motor mais utilitário que o 1.8, e muito mais indicado para altas kilometragens ele agüenta mais , e apesar de ser um pouco dócil ele é um corredor natural adora estradas e altas rotações, a Mazda tem boa reputação por seus motores serem facilmente reabilitados quando destruídos pelo excesso de milhas ou outro problema qualquer, e o do MX-3 não é exceção. Assim o MX-3 é um carro muito barato pelo que entrega ao seu comprador, e hoje quase um colecionador, é um carro vendido bem na Inglaterra, porém foi largamente esquecido pelo comércio comum, tornando-se um coupé quente ou um HOT HATCH como alguns o chamam , também é o representante de uma geração de pequenos carros esportivos que deu seus primeiros suspiros com o mazda mx3 e seus concorrentes da época.
Quem tem um MX-3 em sua garagem deve saber que é dono de um futuro clássico.
AVALIAÇÃO DE UM A CINCO ESTRELAS
Construção ***
Conforto ***
Depreciação ***
Economia ***
Equipamentos ***
Dirigibilidade ***
Performance ***
Estilo****
Matéria transcrita da revista Inglesa European Car Magazine, texto por Andy E. wright.
Tradução: Paulo_mx3