

Mazda Eunos 30x - um carro esportivo, que merece viver !
Não pode haver dúvida de que a Mazda, que nos trouxe alguns carros esportivos maravilhosos como o MX5 e o RX7, está caminhando de volta para uma escola de design automotivo mais segura.
A primeira 929 saloon, e agora o recém-revelado novo 626, têm tido uma caminhada lado a lado com o conservadorismo e alguns temem que poderá significar o fim da Mazda que conhecemos com seus carros esportivos diferenciados...mas certamente não será o fim para o Eunos 30x.
O bebê da Mazda, faz uma breve incursão no mundo dos luxuosos no seu interior e com ele a Mazda continua a ser um bom exemplo de quão agradável ficam certos veículos quando colocado o motor certo na carroçaria correta.
Na Austrália ele é vendido no modelo padrão com ar condicionado, airbag do condutor,direção hidraúlica, vidros elétricos, espelhos elétricos, ABS , rodas de alumínio, ele é bastante equipado, mas não foi projetado para pessoas altas, pois necessita de espaço para as pernas.
Outros itens negativos incluem a luz interior fraca e mal localizada, possuir apenas um espelho descoberto para os passageiros, e suas portas compridas que normalmente ficam desreguladas pelo tamanho gigante.

Porém essas informações são rapidamente esquecidas quando você vira a chave e o motor começa o seu trabalho.
Sim, o motor: Double Overhead V6 , ativa quatro válvulas por cilindro e o combustível é injetado por via eletrônica, é o menor V6- em produção no planeta, e está , disponível em apenas 1,8 litros!!!Não é um caso de tamanho desproporcional, o motor V6 casou muito bem com este pequeno carro,e como o V6 foi concebido específicamente para o 30x isso é fantástico, porém a alguns que acham que foi o contrário o motor veio primeiro e o design belíssimo surge depois para acomodar o caroço de metal chamado K8.
O V6 é um deleite quando chega a níveis mais elevados de giro, e chama a atenção mesmo pelo som que é tão bom , que parece que constantemente você está 1000 rpm a mais do que a maioria dos automóveis,o motor soa feliz e parece ter muita disposição!
Ao acelerar , o motor induz uma vigorosa onda de aceleração suave, acompanhada por uma excitante som sob o capô a partir de 2000 mil giros o V6 encontra sua vocação e acrescenta ao prazer as suas reações precisas.

Um aspecto surpreendente do 30x , é ter o exato comportamento esperado de um carro com tração traseira, mesmo em estradas molhadas ele age como tal assustando pilotos desavisados.
A Capacidade de frenagem é boa com disco e ABS, ele gera uma agradável sensação de progressividade do pedal sem o `doughiness" muitas vezes associado à travagem anti-bloqueamento.
Junte tudo o que falamos , e o resultado é verdadeiramente agradável. É um coupé esportivo, que merece sobreviver.
[;)][;)]
